CULTURA POPULAR DE LAURO DE FREITAS

PARA QUEM NÃO SABIA A ÁRVORE MAIS VELHA DE LAURO DE FREITAS
É O TAMARINEIRO DA AVENIDA  LUIS TARQUÍNIO.



Map of Av. Luís Tarquínio, Lauro de Freitas - BA, 42700-000
VEJAM O DEPOIMENTO DO SENHOR CANDINHO ( FALECIDO AOS 99 ANOS )
VEJAM O VÍDEO










PARA QUEM NÃO SABIA LAURO DE FREITAS TEM UMA DAS MAIORES DANÇARINA 
DA DANÇA DO FOGO DO BRASIL . 

VEJAM O VÍDEO



 Aideê Nascimento dos Anjos, a popular Dona Aidêe, moradora de Portão, tem 59 anos de idade  e há 16 anos está à frente do Terno de Reis e do Grupo Cultural Azânia de Portão. ELA FALA COM MUITO ORGULHO  :  “Meu negócio é dançar e ensinar o que eu sei para as crianças do meu Bairro. Me sinto muito bem resgatando a Cultura de Lauro de Freitas”







PARA QUEM NÃO SABIA O ÚNICO 

ARTESÃO QUE FAZ BALAIO , CESTOS E 

MUITAS OUTRAS ARTES COM CANA 

BRAVA  EM LAURO DE FREITAS É 

CHAMADO DE DOMINGOS BALAEIRO



Domingos Ferreira da Cruz mais conhecido como Balaeiro Artesão e Repentista, nasceu em Ilha de Maré - Salvador-BA, tem  63 anos que mora em Lauro de Freitas, nasceu no dia 10 de agosto de 1938, casado a 52 anos criou 19 filhos, hoje  tem 30 netos e 10 bisnetos. Faz balaios desde 10 anos de idade, ele mesmo vai buscar a matéria prima na mata e relata: que antes tinha muita Cana brava , mas , hoje a planta está muito difícil de achar, também fala que antigamente vendia muitos balaios para as padarias, só que hoje os cestos de plástico vem tomando o lugar de seus balaios, mas mesmo assim ainda tem muita gente que compra seus cestos e balaios e muita gente vem até de fora da cidade.


VEJAM O VÍDEO













PARA QUEM NÃO SABIA DONA BADINHA É 

A ÚNICA CANTADORA DE TERNO DE 

REIS DO CENTRO DE LAURO DE 

FREITAS.


VEJAM O VÍDEO 




 Vivaldina Conceição mais conhecida por Dona Badinha é uma das grandes responsáveis nos conhecimentos da Cultura Popular em Lauro de Freitas, moradora da cidade desde quando nasceu vem fomentando várias tradições no Município entre elas : Terno de Reis, Samba de Roda, Tradição das Baianas e o caruru de São Lázaro e São Roque. Badinha nasceu no dia da festa do padroeiro de Lauro de Freitas, 15 de Janeiro e não deixa de dizer que gosta muito de cantar e sambar e que a cidade, para ela chama Santo Amaro de Ipitanga que Lauro de Freitas é um homem que morreu de avião e não tem nada a ver com Santo Amaro.





PARA QUEM NÃO SABIA DONA AIDEE É A ÚNICA CANTORA DE TERNO DE REIS EM PORTÃO- LAURO DE FREITAS.




 Aideê Nascimento dos Anjos, a popular Dona Aidêe, moradora de Portão, tem 59 anos de idade  e há 16 anos está à frente do Terno de Reis e do Grupo Cultural Azânia de Portão. ELA FALA COM MUITO ORGULHO  :  “Meu negócio é dançar e ensinar o que eu sei para as crianças do meu Bairro. Me sinto muito bem resgatando a Cultura de Lauro de Freitas”

VEJAM O VÍDEO






PARA QUEM NÃO SABIA  OS CARETAS É 

UMA DAS MAIORES TRADIÇÃO 

ESPONTÂNEA  DE LAURO DE FREITAS.





Celindo Evangelista de Jesus ( Lindão ) um dos Idealizadores da Tradição dos Mascarados em Santo Amaro de Ipitanga hoje Lauro de Freitas

CARETAS ARTESANAIS 

                             TRADIÇÃO DOS MASCARADOS (CARETAS)
                                                Lauro de Freitas _ BA
                                 


   A Tradição dos Mascarados mais conhecidos por Caretas tem mais de cinqüenta anos, que acontece em nossa Santo Amaro de Ipitanga como diz os mais antigos. Começou com alguns amigos do bairro de Portão; o Sr. Lindão(falecido) e seus amigos Abelardo(vivo) e Clarindo(falecido) foram as pessoas que deram inicio e fomentaram essa grande tradição popular. Os preparativos começavam no mês de janeiro com a confecção dos Pierrôs e das Mascaras, os pierrôs eram feitos: de tecido ( cetim ou outro semelhante) enfeitados com miçangas, filó e ginzos  e as máscaras eram confeccionadas: de tecido (algodão ) enfeitadas com couro, tintas coloridas e brilho com chifres e nariz de espuma , também usavam nas mãos luvas brancas, haviam alguns mascarados que usavam Mortalhas que era um roupão de tecido liso ou estampado(túnica) com máscara feita do mesmo tecido sendo que não tinha chifres eram em total formato de cone com os olhos e o nariz. Eles saiam pelas ruas de Portão e do centro de Santo Amaro de Ipitanga Assustando e divertindo as pessoas, e as crianças ficavam esperando os caretas passar e catavam versos para abusar os caretas era a grande diversão da cidade. Hoje essas tradição ainda é mantida tendo um dos coordenadores o filho de Lindão o Artêmio Luz que com muita dedicação vem fomentando a tradição dos  mascarados e fazendo com que a tradição não termine. Segundo Artêmio Luz, hoje ainda existem na cidade mais ou menos 300 Mascarado que saem pelas ruas do Município  o ponto forte é o centro da cidade e Vila praiana , mas , encontrei caretas em Portão ,Vida Nova e até em Vilas do Atlântico.No bairro de Itinga vi também crianças brincando com máscaras. Hoje os mascarados têm o apóio do Poder Público que vem fomentando esta tradição.



Fonte de Pesquisa : Antônia Luz (Esposa de Lindão) , Lila Luz ( Filha de Lindão ), Francisca de Assis( Mãe de Antônia Luz).

VÍDEOS




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares