quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ladrão ex-evangélico devolve parte de material de roubo e pede perdão em bilhete

Ladrão ex-evangélico devolve parte de material de roubo e pede perdão em bilhete
Foto: Reprodução
Um assaltante – ainda não identificado – se arrependeu parcialmente e devolveu alguns dos objetos que roubou de uma mulher, em Belo Horizonte (MG), além de ter deixado um bilhete pedindo perdão. A auxiliar de serviços gerais Eva da Silva Alves disse foi abordada, de maneira “muito agressiva”, quando ela estava na rua de sua casa por volta das 22h. "Ele me abordou e disse que não era para eu gritar nem correr. Ele levantou a blusa e parecia que estava com um revólver na cintura. Ele me pediu dinheiro, mas eu fiquei muito assustada e não conseguia me mexer", disse ao Uol. O homem, então, pegou a mochila e ordenou a ela que continuasse andando, sem olhar para trás. Na última sexta-feira (4), ele deixou a mochila em uma escola infantil que funciona nas proximidades de onde reside. O suspeito entregou os documentos pessoais e cartões bancários, mas, conforme a vítima, o aparelho celular, um alicate de cutícula e sua carteira, além de produtos de maquiagem, não foram devolvidos. No recado escrito no caderno utilizado por ela em um supletivo, o ladrão ainda justificou o assalto dizendo que estava desempregado e "passando necessidade". "Quase chorei quando vi os pães na mochila e a foto dos seus filhos pequenos", disse no bilhete. "Sei que não justifica meu erro, mas não tinha a intenção em lhe machucar. Sou ex-evangélico. Me perdoe, por favor? Deus te abençoe", finaliza. Eva afirmou ter "chorado muito" ao reaver seus pertences pessoais, e disse que o perdoa e espera que ele arranje um emprego.

Pelegrino e Josias são renomeados após ‘exoneração relâmpago’

por Francis Juliano / Rebeca Menezes
Pelegrino e Josias são renomeados após ‘exoneração relâmpago’
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
O governador Rui Costa renomeou, nesta quinta-feira (9), Josias Gomes e Nelson Pelegrino para as secretarias de Relações Institucionais e de Turismo, respectivamente. Os dois, que atuavam como deputados federais, foram exonerados do alto escalão do governo baiano por apenas cinco dias para que pudessem ir à Brasília assinar emendas de 2014. "Nós estamos cumprindo o que determina o Ministério do Planejamento. Feitas as assinaturas das emendas, voltaremos para os mesmos postos do governo", relatou Josias Gomes em entrevista ao BN. A renomeação, publicada no Diário Oficial do Estado, foi considerada “uma afronta” pelo deputado federal Benito Gama (PTB), por não respeitar “a liturgia do cargo público”. “Inacreditável. Dois secretários de Estado se licenciaram por cinco dias, para retornar ao Congresso Nacional com o único objetivo: fazer emendas parlamentares ao orçamento. Respeitem a liturgia do cargo. A mim me parece que é uma coisa menor. Gente, a Bahia é muito maior do que isso”, disse o parlamentar.

Leitos de 16 hospitais baianos são bloqueados para tratamento de Síndrome de Guillain-Barré

Leitos de 16 hospitais baianos são bloqueados para tratamento de Síndrome de Guillain-Barré
Sesab apresentou plano emergencial nesta quarta | Foto: Divulgação
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) apresentou, nesta quarta-feira (8), o Plano Operativo Emergencial para atendimento aos pacientes com manifestações neurológicas associadas às epidemias de dengue, chikungunya e zika. Desenvolvido por técnicos da pasta, devido ao aumento de casos da Síndrome de Guilain-Barré, o plano inclui o bloqueio de leitos de 16 hospitais do estado para o atendimento de pacientes com a enfermidade. Apenas em Salvador, foram reservados 18 leitos em três hospitais. "O paciente deve ser encaminhado para leitos que já bloqueamos. O estado todo tem leitos bloqueados, exclusivos para atenção ao Guillain-Barré. Aqui na capital, temos no [Hospital] Roberto Santos oito leitos, temos seis leitos no Hospital Couto Maia e quatro leitos no Hospital das Clínicas. São leitos suficientes no momento para fazer essa atenção", explicou o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró. Ainda como um esforço para lidar com a tríplice epidemia, a Sesab convocou uma reunião com 250 profissionais de saúde para alinhar o atendimento a pacientes, que deve incluir coleta de amostra em até duas horas e notificação compulsória à Vigilância Epidemiológica sobre complicações neurológicas. De acordo com a secretaria, até o dia 5 de julho foram notificados 45.538 casos de dengue na Bahia neste ano, com oito mortes confirmadas. Isso representa um aumento de 162,72% das notificações em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 17.333 casos. Também até o dia 5 de julho, foram notificados na Bahia 8.906 casos de chikungunya e 32.873 notificações de zika, com uma morte confirmada.

Invasão das mariposas: Nuvem de insetos ataca cidade baiana

Invasão das mariposas: Nuvem de insetos ataca cidade baiana
Foto: Reprodução / TV Bahia
Uma nuvem de mariposas "invadiu" a cidade de Prado, extremo-sul baiano, e chamou a atenção de moradores e até de biólogos. Segundo a secretária de Meio Ambiente do município, Benedita Barreto, os insetos, que aparecem mais à noite, "tomaram" conta da cidade desde segunda-feira (6). De acordo com o G1, um dos locais onde os insetos mais se concentraram são as paredes da Igreja Nossa Senha da Purificação, um dos pontos turísticos da cidade. Os bichos também “gostam” de ficar nos bancos da praça, localizada perto do templo, e pelo chão. Conforme explicação do biolólogo George Soares, há um desequilíbrio da espécie. No entanto, não se sabe ainda qual o motivo da proliferação dos insetos na cidade. Comerciantes locais já se queixaram da presença maciça dos insetos. A secretária ainda disse que será realizada uma reunião com representantes de setores do Meio Ambiente, Saúde e Vigilância Sanitária municipal para verificar quais ações serão tomadas para combater os insetos.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares