segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ônibus 24h devem começar a rodar nos próximos 15 dias; ACM Neto anuncia na sexta

por Fernando Duarte / Alexandre Galvão
 Ônibus 24h devem começar a rodar nos próximos 15 dias; ACM Neto anuncia na sexta
Foto: Max Haack / Agecom
A circulação de ônibus 24h em Salvador deve começar nos próximos 15 dias - a expectativa é que o prazo máximo seja o dia 20, de acordo com fontes ligadas à prefeitura. Contatado pelo Bahia Notícias, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, não quis confirmar a data, mas afirmou que nesta sexta-feira (10) o prefeito ACM Neto irá anunciar a nova medida. “Esta é uma demanda do Movimento Passe Livre, do trade turístico, dos turistas, enfim, é uma reivindicação antiga e que a prefeitura vai atender”, afirmou. Ainda de acordo com Mota, dois ofícios foram encaminhados há 30 dias para o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, e para o comando da Polícia Militar informando os roteiros e horários dos coletivos. O objetivo dos ofícios, ainda de acordo com Mota, é tornar os entes responsáveis pela segurança cientes do fato e pedir reforço no policiamento. Os ônibus deverão circular de meia-noite às 4h da manhã, em roteiros pré-determinados pela prefeitura.

Novo medicamento para imunodeficiência primária é aprovado pela Anvisa

Novo medicamento para imunodeficiência primária é aprovado pela Anvisa
Foto: Shutterstock
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda de imunoglobulina subcutânea, proteína que exerce a função de anticorpos. A substância pode melhorar a qualidade de vida de pacientes que nasceram ou perderam a capacidade do sistema imunológico de combater doenças infecciosas. O único tratamento existente era com injeção intravenosa, porém a partir de agora pode ser subcutânea, aplicada por meio de uma infusão sob a pele. A nova técnica dispensa horas de aplicação e a necessidade de o paciente ir ao hospital mensalmente para reposição de anticorpos, já que a substância pode ser aplicada em casa uma vez por semana. De acordo com a Agência Brasil, um levantamento do Grupo Brasileiro de Imunodeficiências Primárias estima que haja mais de 19 mil pessoas com a doença. São mais de 150 doenças crônicas que atacam o sistema imunológico. Em geral, pacientes adultos levam em média 4 a 5 horas para aplicar o medicamento na veia. Para as crianças, o tempo pode chegar até 40 minutos. A versão subcutânea feita em casa pode ser ministrada enquanto o paciente está concentrado em outra atividade.

Dentista é investigado por amarrar criança para realização de tratamento

Dentista é investigado por amarrar criança para realização de tratamento
Foto: Reprodução/ Daily Mail
Um dentista está sendo investigado por "prender" uma menina na cadeira de seu consultório, em Geórgia, nos Estados Unidos, para realizar o tratamento dentário. De acordo com o site Daily Mail, os pais ouviram a criança gritar e, quando entraram no consultório, encontraram a filha amarrada. À publicação, o profissional afirmou que todos os pais assinam um consenso para utilização do equipamento em crianças que não colaboram com os procedimentos. A avó da menina, Evelyn Crow, contou que estava na sala de espera quando ouviu os gritos. "De primeira disseram que não podíamos entrar, que é normal crianças gritarem dentro do consultório". No entanto, o pai da criança, James, decidiu infringir a regra e entrar na sala. "Eu simplesmente não podia acreditar no que estava vendo", disse. A família agora pede que órgãos responsáveis proíbam o uso de amarras para crianças em consultórios.

Antibiótico Amoxicilina é suspenso por desvio de qualidade

Antibiótico Amoxicilina é suspenso por desvio de qualidade
Foto: Getty Images
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, comercialização e uso do lote AX4144A2D (validade até setembro de 2016) do medicamento Amoxicilina 500 mg cápsulas, fabricado pela empresa Aurobindo Pharma Indústria Farmacêutica Ltda. De acordo com o texto, o próprio fabricante encaminhou à agência comunicado de recolhimento voluntário do produto em razão de desvio de qualidade por presença de corpo estranho em um blister (embalagem) lacrado do lote. A Aurobindo Pharma Indústria Farmacêutica Ltda. informou à Agência Brasil que já encaminhou uma carta a todos os clientes e estabelecimentos que receberam o lote, orientando sobre a devolução do medicamento.

Conquista: Estudantes protestam contra tarifa de ônibus e picham prefeitura

Conquista: Estudantes protestam contra tarifa de ônibus e picham prefeitura
Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Uma manifestação de estudantes pediu a redução da tarifa de ônibus de Vitória da Conquista, no sudoeste, na manhã desta segunda-feira (6). Na quarta-feira (1°), a passagem na cidade ficou mais cara, indo de R$ 2,40 para R$ 2,80. Contrários à medida, os estudantes interditaram a passagem de ônibus no Terminal da Avenida Lauro de Freitas.  Depois, o grupo seguiu em caminhada até a sede da prefeitura. Alguns integrantes chegaram a pichar o muro da sede do governo municipal. Segundo o Blog do Anderson, além da redução da tarifa, os manifestantes querem meia passagem aos domingos e feriados, além de reestruturação do Terminal da Avenida Lauro de Freitas, passe livre, entre outras exigências. Policiais da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar acompanharam o movimento.

Repórter que levou 'bronca' de Obama é promovida pela Globo

Repórter que levou 'bronca' de Obama é promovida pela Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
A repórter Sandra Coutinho, da Rede Globo, foi promovida pela emissora depois de levar uma "bronca" do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante uma cobertura. A correspondente da Globo News nos Estados Unidos tratou, durante uma pergunta, o Brasil como uma "potência regional". A pergunta foi dirigida à presidente Dilma Rousseff, mas o líder norte-americano fez questão de responder. "Responderei em parte a pergunta que você acabou de fazer à presidenta. Não enxergamos o Brasil como uma potência regional, mas como uma potência global", comentou. Segundo o site Notícias da TV, a promoção de Sandra seria uma resposta às críticas de petistas sobre o caso. Durante o Jornal Nacional da última quinta-feira (2), o âncora William Bonner anunciou que a jornalista passará a "colaborar também com o jornalismo da TV Globo".

Prefeito petista diz que Dilma deve estar 'de lombo roxo de tanto apanhar'

por Estela Marques/ Alexandre Galvão
Prefeito petista diz que Dilma deve estar 'de lombo roxo de tanto apanhar'
Foto: Reprodução/ Isto é Notícia
O prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco (PT), saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT) e afirmou que a mandatária já “deve estar com o lombo roxo de tanto apanhar da oposição”. Segundo o gestor, Dilma “não abaixa a cabeça” e garante recursos para obras que mudam a vida das pessoas. “Para saber isso é preciso viver com as pessoas que passam por momentos de enchentes quando a chuva cai, que perde suas coisas com alagamento. O importante é que todo mundo está recebendo recurso para beneficiar de maneira definitiva sua população”, discursou, durante a inauguração das obras de saneamento e pavimentação em dez cidades baianas – que acontece em Salvador, nesta segunda-feira (6).

Com 'clima de impeachment', Dilma convoca reunião com lideranças da base

Com 'clima de impeachment', Dilma convoca reunião com lideranças da base
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião com presidentes de partidos aliados e seus líderes no Congresso para esta segunda-feira (6), com o objetivo de tratar dos movimentos que querem o afastamento da presidente. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Dilma quer acalmar a base e pedir aos deputados que a defendam no Congresso diante do “clima de impeachment”. O encontro ocorrerá às 18h, no Palácio do Planalto, mas a convocação já iniciou na manhã desta segunda. Ainda de acordo com Folha, a presidente foi incentivada por auxiliares a realizar a reunião antes de sua viagem para a Rússia para participar da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A petista embarcará nesta terça (7) e depois da reunião do Brics, terá compromissos diplomáticos na Itália, retornando apenas no final de semana. 

Ipac delimita poligonal de tombamento da cidade de Palmeiras; projeto recupera fachadas

Ipac delimita poligonal de tombamento da cidade de Palmeiras; projeto recupera fachadas
Fotos: José Carlos Matta/Ipac
O Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) definiu a Poligonal de Tombamento Estadual do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O processo de tombamento municipal ocorre desde o ano de 1998 e considera critérios como originalidade, a importância histórica, o território identitário, o mérito e o valor. Os arquitetos do instituto, Lígia Larcher e José Carlos Matta, foram ao município na segunda quinzena de julho para fazer a definição e realizar vistorias para aprovação de projetos e obras, sobretudo o projeto intitulado 'Proposta de Recuperação das Fachadas' da Associação Beneficente, Cultural e Esportiva de Palmeiras. A poligonal de “Área de Proteção Rigorosa” da cidade inclui as ruas Barão do Rio Branco; Carlos Torres; 15 de Janeiro, até o número 81; Benjamin Constant, a partir do número 94; Coronel A. Afonso; Manoel Vitorino; 24 de Outubro; 13 de Maio; A. José Marcelino; Luiz Viana; Travessa Dr. José Gonçalves; as ruas do Campo de Futebol, paralela da Praça Dr. José Gonçalves; Rui Barbosa, até o encontro com a Rua Barão do Rio Branco.
A poligonal também considera as áreas adjacentes à área de proteção rigorosa. "Toda e qualquer intervenção nessas áreas deverá ser previamente submetida à análise e aprovação do Ipac, sob pena de multa, embargo e adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive responsabilização criminal", explica o diretor de Projetos do instituto, Hermano Queiroz. A proposta de recuperação de fachadas, alvo de vistorias do Ipac, tem como objetivo recuperar elementos das fachadas que foram descaracterizadas ao longo do tempo, como portas, janelas e coberturas, o que resultará também na recuperação do reboco e na repintura das fachadas. O projeto será financiado por meio das leis de incentivo à cultura e contará com a orientação técnica e fiscalização do Ipac.

Benito Gama critica 'exoneração' de Josias e Pelegrino: 'respeitem a liturgia do cargo'

Benito Gama critica 'exoneração' de Josias e Pelegrino: 'respeitem a liturgia do cargo'
Foto: Divulgação
O deputado federal (PTB-BA), Benito Grama considerou uma “afronta à liturgia do cargo público” as exonerações dos secretários Nelson Pelegrino (Turismo) e Josias Gomes (Relações Institucionais) para validar as emendas parlamentares. As exonerações foram publicadas no ultimo sábado (4), no Diário Oficial. O motivo da “saída” foi apresentado pelo secretario de Comunicação, André Curvelo e divulgado pela imprensa baiana. “Inacreditável. Dois secretários de Estado se licenciaram por cinco dias, para retornar ao Congresso Nacional com o único objetivo: fazer emendas parlamentares ao orçamento. Respeitem a liturgia do cargo. A mim me parece que é uma coisa menor. Gente, a Bahia é muito maior do que isso”, disse Benito Gama. No inicio do ano, exonerações com o mesmo caráter foram publicadas, para que dois secretários pudessem tomar posse e exercer o mandato na Câmara dos Deputados. Logo depois da posse, as nomeações foram novamente publicadas.

Poupança tem maior saída de recursos da história em junho

Poupança tem maior saída de recursos da história em junho
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
A caderneta da poupança registrou a saída líquida (retiradas menos depósitos) de R$ 6,260 bilhões em junho – a maior da série histórica para todos os meses, que tem início em janeiro de 1995, de acordo com o G1. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central. A evasão de valores da mais tradicional modalidade de investimentos do país acontece em um momento de alta da inflação, dos juros, dos tributos e do endividamento das famílias, além da perda da rentabilidade frente a outras modalidades de investimentos.

Neymar aparece bêbado em vídeo de festa junina no Rio de Janeiro

Neymar aparece bêbado em vídeo de festa junina no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Após imagens de Ronaldo, alcoolizado, apresentando seu novo "namorado" viralizar na internet, um novo jogador de futebol está sendo vítima dos compartilhamentos no Whatsapp. Em um vídeo, o jogador do Barcelona, Neymar, aparece se despedindo de um grupo de amigos ao final de uma festa junina que aconteceu no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (03).
 
Sem muito equilíbrio, Neymar coloca a própria gravata na cabeça, canta alguns trechos de uma música e se diverte com duas garotas que dizem querer tirar fotos com o atlea. Uma delas pede para o atacante "sensualizar" com ela para uma foto. Assista:

ANIVERSARIANTE DO DIA 06 DE JULHO DE 2015

WAGTON RODRIGUES


PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares