domingo, 7 de junho de 2015

Santo Antônio é celebrado na Bahia

santo-antonio-sao-joao-na-bahia-2015
Considerado um dos santos mais populares do país, Santo Antônio é bastante celebrado na Bahia, no mês de junho, onde também é padroeiro de algumas cidades. Além das festas no seu dia, 13 (sábado), as homenagens começam no dia 1° (segunda-feira), com as tradicionais trezenas e tríduos.
Dentre os principais destinos baianos que celebram o santo, estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Campo Formoso, Canudos e Jequié, que oferecem a moradores e visitantes uma intensa programação religiosa. Quem quiser prestar homenagens ao santo, conhecido como Padroeiro dos Pobres e Santo Casamenteiro, visitando alguns desses lugares, vai encontrar também apresentações musicais e atrativos turísticos para visitação.
Em Salvador, vale a pena uma visita ao Forte de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, um dos cartões–postais da capital baiana.
Entre os atrativos turísticos de Campo Formoso estão as grutas e o comércio de esmeraldas. Em Canudos, o Parque Estadual de Canudos proporciona um passeio pela história da Bahia e do Brasil.
Salvador – A Igreja de Santo Antônio da Barra realiza, de 1° a 12 (sexta-feira), a Coroa de Santo Antônio, sempre às 18h30. No dia 13, são celebradas missas durante todo o dia. Destaque para a programação do domingo (7), com carreata em direção à Igreja da Vitória, às 9h, e procissão, às 17h. Na terça-feira (9), acontece a apresentação da Camerata Quarteto Novo da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Igreja de Santo Antônio da Barra, às 18h.
Já na Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico da capital, a trezena ocorre sempre às 20h. No dia 13, a programação conta com alvorada e fogos de artifício, missas e procissão, às 17h30, seguida de celebração presidida pelo arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger.
Municípios baianos homenageiam padroeiro
Santo Antônio de Jesus – A 193 quilômetros de Salvador, na Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, Santo Antônio de Jesus realiza o trezenário de 31 de maio (domingo) a 12 de junho (sexta-feira), na Igreja de Santo Antônio, sempre às 19h30. O destaque fica por conta de carreata pelas ruas da cidade, às 4h30. No dia dedicado ao santo, haverá missa festiva, às 10h, e procissão, às16 h. Serão montadas, na Praça da Biblioteca, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, além de apresentações musicais.
Campo Formoso – A 401 quilômetros de Salvador, o município de Campo Formoso, na Chapada Diamantina, realiza, de 1° a 12, a Trezena e Festa de Santo Antônio, às 19h30, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Já no dia 13, acontecem missa dos devotos, às 6h, das intenções, às 8h, e solene, às 10h. Um bingo, procissão e missa encerram a programação. Ainda em comemoração ao padroeiro da cidade será realizado, de 11 (quinta-feira) a 13, o 19° Arraiá da Freguesia, com o tema “Terra de Encantos e Tradições”, com atrações como Adelmário Coelho, Amado Batista, Alcymar Monteiro, Gatinha Manhosa, dentre outras.
Canudos – No município de Canudos, a 410 quilômetros da capital baiana, localizado na Zona Turística Caminhos do Sertão, as homenagens ao santo serão realizadas, de 1° a 13 de junho, na Igreja de Santo Antônio, sempre às 19h30, seguida de apresentações musicais de forró pé de serra, além de quadrilhas juninas e bandas de pífanos. De 11 a 13, a Praça de Eventos, a partir das 23h, será palco de apresentações musicais com Tayrone Cigano, Zezinho da Ema, Daniel Vieira, Bião de Canudos e Desejo de Menina.
Jequié – Distante 374 quilômetros de Salvador, o município de Jequié, na região Sudoeste, homenageia o padroeiro, de 1° a 12 de junho, com o trezenário, na Paróquia Catedral de Santo Antonio, sempre às 19h. No sábado, uma alvorada, às 5h, da início à programação, que segue com uma missa festiva, às 8h, e solene, às 10h. Os devotos ainda participam de uma procissão com as imagens de Santo Antônio e Senhor Bom Jesus da Lapa.

Tradição Chapéu & Gravata Lauro de Freitas - Bahia





Nicolás Maduro cancela visita ao papa por recomendação médica

Nicolás Maduro cancela visita ao papa por recomendação médica
Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, suspendeu neste sábado (6) a sua viagem ao Vaticano, onde seria recebido pelo papa Francisco. "Os médicos me obrigaram a ficar em repouso, e é isso que estou fazendo agora. Por isso precisei, por recomendação médica, suspender a viagem a Roma", disse o líder venezuelano em uma videoconferência transmitida pela rede estatal de televisão VTV. O cancelamento acontece no mesmo dia em que a oposição iniciou uma vigília para pedir que o papa intercedesse pela soltura dos oposicionistas presos no país.

Barcelona vence Juventus em Berlim e garante título da Liga dos Campeões

Barcelona vence Juventus em Berlim e garante título da Liga dos Campeões
Com gols de Rakitic, Suárez e Neymar aos 3 minutos do primeiro tempo, 23 e 51 da segunda etapa, o Barcelona conquistou, na tarde deste sábado (6), o seu quinto título da Liga dos Campeões da Europa. O duelo aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim e, embora tenha descontado no placar aos 9 minutos da segunda etapa com Morata, a Juventus não conseguiu bloquear o poder ofensivo do trio formado por Lionel Messi, Luís Suárez e Neymar para conquistar o tricampeonato. O placar poderia ser mais elástico em favor dos espanhóis, já que Neymar marcou um gol durante o segundo tempo, anulado porque a bola desviou em sua própria mão. A partida ficou marcada, ainda, pela despedida de Xavi, que entrou em campo no lugar de Iniesta aos 32 minutos do segundo tempo, do time catalão.

Papa Francisco pede que bósnios trabalhem pela paz e reconciliação

Papa Francisco pede que bósnios trabalhem pela paz e reconciliação
Foto: Getty Images
O Papa Francisco exortou muçulmanos, ortodoxos e católicos da Bósnia a deixar a "barbárie" da guerra para trás e trabalhar conjuntamente para um futuro pacífico, encorajando a reconciliação no país. Em sua visita de um dia a Sarajevo, Francisco recebeu uma recepção calorosa de milhares de bósnios que o aplaudiam durante seu percurso de carro pela cidade de maioria muçulmana. Outras 65 mil pessoas, a maioria católicos, lotaram o mesmo estádio onde o Papa João Paulo II presidiu uma emocionante missa de reconciliação pós-guerra, em 1997. "Guerra nunca mais", disse Francisco em sua homilia, denunciando aqueles que incitam a guerra para vender armas ou para fomentar deliberadamente tensões entre os povos de culturas diferentes. Ele pediu aos bósnios para não apenas pregar a paz, mas fazê-la a cada dia por meio de suas "ações, atitudes e atos de bondade, de fraternidade, de diálogo, de misericórdia". Quase todos os passos da visita de Francisco a Sarajevo foram projetados para mostrar harmonia inter-religiosa e interétnica em uma cidade que já foi conhecida como a "Jerusalém da Europa" para a coexistência pacífica de cristãos, muçulmanos e judeus. A cidade, porém, tornou-se sinônimo de inimizade religiosa durante o conflito de 1992-1995 que deixou 100 mil mortos e desalojou metade da população. "Todos nós precisamos de paz e de uma mensagem do papa", disse Alma Mehmedic, um muçulmano que esperou para ver Francisco fora do palácio presidencial. "Eu vim para dar amor e receber amor." Apesar da aparência exterior de harmonia, as feridas ainda persistem duas décadas depois dos acordos de paz mediados pelos EUA colocarem fim à guerra no país. Cristãos ortodoxos sérvios da Bósnia querem um estado separatista; bósnios muçulmanos querem um país unificado; croatas católicos querem sua própria região autônoma. Mladen Ivanic, membro sérvio da presidência bósnia de três membros, congratulou o pontífice dizendo que a Bósnia-Herzegovina é um país de contrastes onde "cada palavra ecoa muito mais forte que em qualquer outro lugar". "Nós acreditamos que os tempos de desentendimentos, intolerância e divisão estão para trás para sempre, que nós aprendemos nossa lição com o passado e que novos tempos estão pela frente, tempos de razão, reconciliação e cooperação", disse.

Prefeitura de Irecê confirma Chiclete com Banana no São João da cidade

Prefeitura de Irecê confirma Chiclete com Banana no São João da cidade
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Irecê confirmou, na tarde deste sábado (6), a banda Chiclete com Banana como mais uma atração no Arraiá das Caraíbas 2015. O grupo se junta a artistas consagrados no cenário nacional, além de artistas locais  que se apresentarão no palco principal do São João de Irecê, na Praça Clériston Andrade, centro da cidade. Na próxima semana, a prefeitura confirmará o dia da apresentação da banda. Este ano, a Prefeitura de Irecê montou uma programação especial, com  quadrilha pé de serra, e espaço reservado para crianças e terceira idade.  Serão 30 dias de festas nos bairros, povoados, nos circuitos da Clériston Andrade e Mercadão, além do São Pedro da Boa Vista, e entre os dias 19 e 24 de junho serão 24 horas de música sem parar. O objetivo do evento segundo o prefeito Luizinho Sobral (PTN), é aquecer o comércio local, dar oportunidade para que a população tenha acesso aos shows de artistas nacionais gratuitamente, além de proporcionar a chance para que artistas locais se apresentem na festa.  Além disto, em comemoração ao 82º aniversário de emancipação política de Irecê, o Harley Owner's Group de Salvador (HOG) - Grupo de Proprietários de Harley Davidson – realizou a doação de duas toneladas de alimentos à Apae da cidade. O prefeito Luizinho Sobral recebeu a diretoria da HOG e inaugurou uma placa que conclama a cidade como destino preferencial. Confira a programação completa do São João no município:

Arraiá das Caraíbas – 19 a 23 de junho
Dia 19 / Wesley Safadão e artisitas locais
20 / Calcinha Preta, Laryssa Marques, Zefa Di Zeca e artistas locais
21 / Michel Teló e artistas locais
22 / Victor e Léo e artistas locais
23 / Luan Santana, Sandro Becker e artistas locais
Dia 20 / Agnaldo Timóteo, Danniel Vieira e artistas locais
21 / Jerry Adriani e artistas locais
22 / Nara Costa e artistas locais
23 / Odair José e artistas locais
24 / Lairton e Seus Teclados, Lordão, Sandro Becker e artistas locais
São Pedro da Boa Vista - 27 e 28 de junho
Dia 27 - Carlos André, Mastruz com Leite e Artistas Locais
28 / José Roberto, Flávio José e Artistas Locais.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares