segunda-feira, 1 de junho de 2015

Empresa japonesa desenvolve elevador para ir da Terra ao espaço

Empresa japonesa desenvolve elevador para ir da Terra ao espaço
Foto: Reprodução / Fantástico
A ideia de um “passeio” no espaço ainda parece iniciação científica para muita gente, mesmo com a existência de naves espaciais. Mas uma empresa japonesa não só acredita que isso será possível em 2050, como está desenvolvendo um outro meio de transporte, menos convencional: um elevador. Segundo matéria do Fantástico, o projeto foi pensado pela primeira vez no fim do século 19, quando o cientista russo ficou impressionado com a Torre Eiffel, em Paris – à época, a construção era a maior do mundo. "Quem sabe podemos aumentá-la, aumentá-la... até o espaço?", imaginou. A ideia foi retomada recentemente pela empresa que construiu a torre Skytree, no centro de Tóquio, que possui quase o dobro da torre francesa. O projeto visa um elevador que subiria o equivalente a 38 mil andares – ou 100 mil quilômetros –, com uma velocidade de 200 km/h, ligando a Terra e o espaço. O trajeto duraria três semanas e teria um terço da distância até a Lua, ultrapassando a estação espacial internacional. “O elevador serviria para levar pessoas e carga, e ainda trazer recursos naturais encontrados só no espaço”, conta o Yoji Ishikawa, que está à frente do projeto. Ele explicou que a estrutura ficaria presa por um cabo bem esticado, com uma das pontas no oceano e outra em uma plataforma de desembarque. Segundo Yoji, o elevador terá capacidade de 30 pessoas, mais a carga, e a estação giraria em torno da órbita da Terra. Os estudantes da universidade que desenvolve o projeto ainda têm que enfrentar alguns problemas, como o formato do cabo pelo qual o elevador vai subir.

‘Cadeados do amor’ são retirados de ponte de Paris

‘Cadeados do amor’ são retirados de ponte de Paris
Foto: Pierre Suu / Getty Images
Funcionários da prefeitura de Paris começaram a retirar centenas de milhares de cadeados da “Pont des Arts” nesta segunda-feira (1°).  De acordo com a lenda, o casal que escrevesse as iniciais no material e o prendesse à ponte ficaria junto para sempre. A chave deveria ser jogada no rio Tibre. Mas a tradição, que começou em 2008, passou a ser proibida por trazer riscos à estrutura do século 19. "É o fim dos cadeados", disse o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard, em comunicado. "Eles estragam a estética da ponte, são estruturalmente ruins para ela e podem provocar acidentes", acrescentou. Uma parte da grade chegou a cair por causa do peso dos cadeados e, segundo Julliard, havia risco para a navegação no rio Sena. As grades serão inicialmente substituídas por painéis cobertos de arte de rua e, depois, por uma proteção de acrílico.

Romário quer CPI da CBF trabalhando em conjunto com o Ministério Público

Romário quer CPI da CBF trabalhando em conjunto com o Ministério Público
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O senador Romário (PSB-RJ) esteve nesta segunda (1º) na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, para uma reunião com o procurador-geral Rodrigo Janot. Segundo a assessoria do parlamentar, o objetivo do encontro foi reforçar a ação conjunta do Ministério Público Federal com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CBF. Autor do requerimento de criação da CPI no Senado, Romário afirmou que a comissão será instalada nos próximos dias. De acordo com a Agência Brasil, a assessoria do parlamentar informou ainda que Janot está em sintonia com os objetivos da CPI que investiga as denúncias contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo Fifa 2014. De acordo com assessores do senador, Janot disse estar alinhado em pensamento com o que propõe a CPI do Futebol e colocou o órgão à disposição da comissão para moralizar o esporte. Assessores do procurador-geral confirmaram a isenção de Rodrigo Janot em colaborar com a CPI do CBF com o que estiver ao seu alcance. A comissão foi criada quarta-feira (29) para investigar irregularidades na entidade. Romário decidiu requerer a criação da CPI depois da prisão, no dia 27, do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e de dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Por meio da assessoria, Romário adiantou disse que os senadores que integram a CPI devem se encontrar nos próximos dias com representantes do Ministério Público, da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.

Cristãs lançam campanha para se referir a Deus como 'Ela'

Cristãs lançam campanha para se referir a Deus como 'Ela'
Foto: Reprodução / Twitter
Um grupo de cristãs lançou campanha para incentivar os fiéis a se referirem a Deus como "Ela" – e não mais como “Ele”. Batizado de Watch e mais conhecido como Mulheres e a Igreja, o grupo afirma que usar apenas o "Ele" nos rituais e nas orações faz com que Deus seja mais parecido com homens, o que configura um caso de sexismo. Uma das líderes do movimento é a pastora anglicana Emma Percy, responsável pela capela do Trinity College, em Oxford (Inglaterra). Ela disse ao "Sunday Times": "Quando usamos apenas o masculino para Deus reforçamos a ideia de que Deus é como um homem. Assim, sugerimos que Deus é mais semelhante aos homens do que às mulheres". Outra pastora, Kate Bottley, já está retirando, quando possível, todas as referências a "Ele" e "Dele" durante as pregações, contou o "Metro".

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares