segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CULTURA POPULAR - TRADIÇÃO DOS MASCARADOS ALEGRA AS RUAS DE LAURO DE FREITAS 2015

TRADIÇÃO DOS MASCARADOS ALEGRA AS RUAS DE LAURO DE FREITAS 2015

 Com máscaras de personalidades políticas do Brasil , varias pessoas entre crianças , jovens e senhoras alegraram as ruas do Centro de Lauro de Freitas no dia 15 de janeiro de 2015,com muita dança e irreverência eles tiravam os curiosos de suas casas acompanhados de uma caixinha tocando músicas dos antigos carnavais. 
Em Lauro de Freitas os caretas saem antes do carnaval fomentando uma Tradição muito antiga do município.
 Entre as personalidades a Presidenta Dilma





Fotos : Adson Gargax



MEC divulga lista de chamada do Sisu 2015; Confira

MEC divulga lista de chamada do Sisu 2015; Confira
Foto: Divulgação
Já está no ar o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (26). Confira aqui o resultado. Os aprovados devem fazer a matrícula entre os dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro. A edição contou com mais de 2,7 milhões de inscritos, sendo a maior parte da região Nordeste (38%) seguida do Sudeste (33%). Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, contudo, são os Estados com mais participantes. Nesta edição, haverá apenas uma chamada. Os candidatos que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir desta segunda-feira (26) na página do Sisu. É permitido manifestar interesse na lista de espera apenas pelo curso correspondente à primeira opção.O sistema do MEC, que qualifica o vestibulando a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, ofertou 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. 

Estudante de Feira de Santana atinge nota máxima no Enem

Estudante de Feira de Santana atinge nota máxima no Enem
Foto: Reprodução / Acorda Cidade
Uma estudante de Feira de Santana, no centro norte do estado, fechou a prova do Exame Nacional de Ensino Médico (Enem) 2014, e atingiu a nota máxima na prova. Nascida na capital do estado, Dalila Ribeiro, 20 anos, cursou o ensino fundamental e médio em escolas de Feira. Ela ficou entre as 250 pessoas que fizeram mil pontos no exame, realizado em novembro do ano passado. Na redação, Dalila abordou o uso da propaganda infantil como estratégia para atingir os pais. De acordo com o Acorda Cidade, Dalilla, que estudou na Escola Despertar até o quinto anos, passou pelos colégios Nobre e Acesso, mas concluiu o ensino médio no Colégio Gênesis, onde estudou no segundo e terceiro ano. A jovem, aprovada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem gosto por leitura de dramas românticos, suspenses policiais e livros de ação ou aventura. Dalila lê em média de 10 a 12 livros por ano e usa o tempo livre também para descansar e sair.

MEC reconhece mais 63 cursos superiores no Brasil; quatro deles são na Bahia

por Luiz Fernando Teixeira
MEC reconhece mais 63 cursos superiores no Brasil; quatro deles são na Bahia
Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu mais 63 cursos superiores, a serem ofertados em diversas unidades federativas do país. A lista completa dos cursos e das instituições de ensino superior está disponível em duas portarias publicadas nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Diário Oficial da União. De acordo com as portarias, o reconhecimento dos cursos vale até o próximo ciclo avaliativo. Na lista, constam cursos de bacharelado, licenciatura, tecnológicos e sequenciais em diversas áreas. Entre elas, engenharia, física, química, direito, nutrição, pedagogia, geografia, matemática, farmácia, biomedicina, música, relações internacionais, química, administração, cinema e audiovisual, educação física, logística, biotecnologia, serviço social, automação industrial, gastronomia, letras, biologia, serviço social. Na Bahia, foram reconhecidos os cursos de Química (Licenciatura) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, de Catu e Guanambi; Administração (Bacharelado) do Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador; e Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira.

'Pau de selfie' pode ser transportado na bagagem de mão, diz Anac

'Pau de selfie' pode ser transportado na bagagem de mão, diz Anac
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou em nota divulgada nesta segunda-feira (26) que o bastão de selfie – ou “pau de selfie”, como ficou conhecido – poderá ser transportado na bagagem de mão, desde que o equipamento esteja dentro das especificações permitidas, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a Portaria Nº. 676/2000, a bagagem de mão não poderá exceder 5 kg e a soma de dimensões , entre comprimento, largura e altura, não poderá ultrapassar 115 cm. O acessório poderá ser avaliado pelo Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) para verificar a conformidade do bastão com as determinações da Anac. A agência informou que foi notificada de que o “pau de selfie” se enquadraria na categoria de “bastões retráteis”, cujo transporte é vetado, de acordo com a Resolução nº. 207/2011. "Sanadas as dúvidas quanto à diferenciação de 'bastão retrátil' e 'bastão de selfie', a Anac orientou os operadores aeroportuários e aéreos, por meio de ofício, sobre a permissão do acessório, desde que ele respeite as regras da bagagem de mão", diz a nota. O selfiestick também pode ser levado na mala, de acordo com a agência. 

Pesquisadores brasileiros descobrem proteínas analgésicas em café

Pesquisadores brasileiros descobrem proteínas analgésicas em café
Foto: Coffee Beans & Coffee Coins / Reprodução
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Embrapa descobriram fragmentos de uma proteína no café que tem um efeito parecido ao da morfina, com qualidades analgésicas e ansiolíticas. Em experimentos com camundongos, os cientistas perceberam que os peptídeos descobertos têm mais tempo de duração desses efeitos que o medicamento propriamente dito.

Conselheiro do TCE, Zezéu Ribeiro está internado em estado grave no Aliança

por Alexandre Galvão / Fernando Duarte
Conselheiro do TCE, Zezéu Ribeiro está internado em estado grave no Aliança
Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Zézeu Ribeiro, está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Aliança, em Salvador. Segundo fontes do Bahia Notícias, o ex-petista apresenta um quadro de hemorragia digestiva há 12 dias. A família, por conta da situação delicada, pediu reserva na divulgação de informações sobre o estado de saúde do ex-deputado federal. O Bahia Notícias tentou contato com o Aliança, mas não obteve sucesso.

Transexual espanhol é recebido pelo papa em audiência privada

Transexual espanhol é recebido pelo papa em audiência privada
Foto: Tânia Rêgo/ABr
Após ter enviado cartas ao papa Francisco onde relatava ser excluído de sua paróquia depois de ter feito cirurgia de mudança de sexo, o transexual espanhol Diego Neria Lejarraga, 48 anos, e sua namorada, foram recebidos pelo pontífice no último sábado (26), segundo o jornal Hoy. O periódico informou que ele contou ao papa que foi proibido de comungar em sua cidade, Estremadura, e foi chamado pelo pároco de “filha do diabo”. O sumo sacerdote ligou para Lejarraga no dia 8 de dezembro e entrou em contato novamente dias antes do Natal e o convidou para ir ao Vaticano. O fiel nasceu com o sexo feminino em uma família católica, mas tinha o apoio dos pais e da irmã. Apesar da base familiar, só fez a cirurgia de mudança de sexo aos 40 anos. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares