segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Com 70 deputados, PT elege pior bancada desde 2002

por Ricardo Della Coletta Ricardo Brito e Beatriz Bulla | Estadão Conteúdo
Com 70 deputados, PT elege pior bancada desde 2002
Foto: PT na Câmara
O Partido dos Trabalhadores elegeu a sua pior bancada para a Câmara dos Deputados desde a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, em outubro de 2002. O partido conquistou 70 cadeiras para a Câmara, ante as 86 de 2010, 89 em 2006 e 91 em 2002. Atualmente, o partido tem 88 deputados federais. Na bancada de São Paulo, o partido conquistou 10 das 70 cadeiras, ante 15 na eleição anterior. O desempenho frustrou os planos do Palácio do Planalto, que esperava garantir o mesmo desempenho da eleição passada. O mais votado do partido em São Paulo foi o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez, com 169.834 votos (0,81% dos votos válidos). O atual líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o líder do partido na Casa, Vincentinho (SP), e os deputados Zarattini, Paulo Teixeira, José Mentor estão entre os reeleitos. Por outro lado, o ex-líder do governo na Câmara dos Deputados Cândido Vacarezza (PT-SP) não conquistou uma nova cadeira na Casa. O PT em Pernambuco não conseguiu reeleger um parlamentar sequer. Em 2010, o partido conquistou no estado quatro cadeiras. Na Bahia, o partido conquistou oito vagas, embora na eleição passada havia amealhado 10 cadeiras. No Distrito Federal, o partido obteve apenas uma cadeira, contra três na última eleição geral. O destaque ficou por conta de Minas Gerais, embalado pela eleição em primeiro turno do ex-ministro e candidato do partido ao governo do estado, Fernando Pimentel. O partido conquistou 10 cadeiras desta vez, duas a mais que nas eleições passadas.

Nordestinos são vítimas de racismo após apuração dos votos para Presidente neste domingo

Nordestinos são vítimas de racismo após apuração dos votos para Presidente neste domingo
Com o resultado das eleições deste domingo (5), que colocam a presidente Dilma na frente de Aécio e leva o pleito ao segundo turno, as declarações racistas nas redes sociais dispararam. A petista ganhou com folga nos estados do Norte (50,52%) e Nordeste (59,58%), enquanto no Sul (36,32%), Sudeste (32,43%) e Centro Oeste (32,55%) teve votações menores que Aécio. "Esses nordestinos desgraçados parecem que não sabem que a culpa da falta de água é da lazarenta da Dilma", escreveu um internauta. “Só aqueles nordestinos malditos que votam na Dilma nossa espero que nunca mais chova la seca pra sempre" (sic) e “A votação da Dilma no Nordeste mostra o  quanto é importante para o PT a bolsa COME E DORME E FAZ FILHO dada aos nordestinos!”, disseram outros no twitter.

União Africana clama por mais equipes de saúde para romper 'ciclo do ebola'

União Africana clama por mais equipes de saúde para romper 'ciclo do ebola'
Foto: Reprodução
A epidemia de ebola fez a União Africana (UA) cobrar nesta segunda-feira (6) mais equipes de saúde para "romper o ciclo" da doença. A enfermidade já matou 3.439 pessoas, em 7.478 casos registrados na África Ocidental, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). "É essencial enviar funcionários. Precisamos de mais recursos humanos para romper o ciclo do ebola", declarou a presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini-Zuma, ao abrir o Fórum Econômico Internacional sobre a África da OCDE. "As infraestruturas são bem-vindas, mas estas por si só não vão solucionar o problema. Necessitamos de recursos humanos", destacou. Segundo Nkosazana Dlamini-Zuma, Guiné, Libéria e Serra Leoa, os países mais afetados, "não têm funcionários de saúde suficientes. Uma parte sucumbiu à doença", disse. Informações da France Press.

Assembleia Legislativa tem 33% de renovação; 41% dos deputados federais em 2015 são novos

Assembleia Legislativa tem 33% de renovação; 41% dos deputados federais em 2015 são novos
Foto: Manu Dias/ GOVBA
A Assembleia Legislativa contará, em 2015, com menos da metade de parlamentares novos e com a vinda de edis para a composição das vagas. As eleições de domingo (5) determinaram a renovação de 33% no estado e 41% na Câmara Federal. Apenas 21 das 63 vagas serão ocupadas por novos membros na Casa Legislativa estadual. Esta taxa foi considerada menor que a registrada na última eleição, de 49%. Soldado Marco (PSDB), Fabíola Mansur (PSB) e Marcell Moraes (PV) conseguiram sair da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e embarcar na Assembleia. Alan Castro (PTN) e David Rios (PROS) também saíram da Câmara soteropolitana para garantir vagas na Casa, mas já haviam se licenciado de seus mandatos do legislativo municipal. Já Tia Eron (PRB), também vereadora, garantiu uma vaga para federal.

Candidato Paulo Souto ganha em reduto de Wagner e perde nas maiores cidades da Bahia

por Maria Garcia
Candidato Paulo Souto ganha em reduto de Wagner e perde nas maiores cidades da Bahia
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Reduto político do governador da Bahia Jaques Wagner, a cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Camaçari, deu vantagem ao candidato Paulo Souto (DEM) para o governo da Bahia. O opositor ao governador eleito, Rui Costa (PT), obteve 45,68% dos votos válidos, enquanto o petista garantiu 41,44%. Nas eleições de 2010, Jaques Wagner conseguiu se reeleger com a preferência de 60,04% do eleitorado na região. Paulo Souto, na época também candidato ao governo do estado, teve 18,7% dos votos. Além do dia eleitoral, a cidade de Camaçari teve que encarar neste domingo (5) o início de um luto de três dias decretado pelo prefeito Ademar Delgado (PT) por conta do assassinato do coordenador da Força-Tarefa do município, José Carlos de Souza. Ele foi morto durante uma tentativa de assalto na tarde do último sábado (4), e teve o corpo velado no dia das eleições. No segundo maior colégio eleitoral, a cidade do centro-norte baiano Feira de Santana teve larga vitória de Rui Costa com 47,11% da preferência do eleitorado ante os 39,46% obtidos por Paulo Souto. A terceira cidade do estado com uma população estimada de 340 mil pessoas, aproximadamente, Vitória da Conquista também garantiu a conquista do petista com 44,80% dos votos. Paulo Souto, no município do sudoeste baiano, ficou com 41,86%. Em Salvador, o PT também obteve vantagem, mesmo que acirrada.

Bancários decidem fim de greve nesta segunda

Bancários decidem fim de greve nesta segunda
Foto: Marcello Carvalho/G1
Os funcionários de bancos públicos e privados devem decidir nesta segunda-feira (6) se mantém ou não a paralisação da categoria, que começou na última terça (30). Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os 134 sindicatos dos bancários no Brasil vão apresentar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta (3) de elevar o índice de reajuste para 8,5% nos salários e demais verbas, para 9% nos pisos e 12,2% no vale-refeição. Além disso, a entidade prevê compensação de uma hora por dia pelos dias parados por cerca de 15 dias. No sábado (4), o Comando Nacional dos Bancários informou que iria recomendar o fim da greve após a proposta. "Vemos essa proposta como positiva. É um aumento maior do que no ano passado e também é muito importante a criação de mecanismos de combate à pressão por venda de produtos. Foi um avanço. Nos últimos anos nos tentaram vencer pelo cansaço, tanto que a greve em 2013 durou 26 dias. Parece que eles aprenderam com os erros e resolveram de fato apresentar uma proposta melhor", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf, ao G1.

Auditora fiscal do Trabalho é denunciada por incitar ódio aos nordestinos nas redes sociais

por Cláudia Cardozo
Auditora fiscal do Trabalho é denunciada por incitar ódio aos nordestinos nas redes sociais
Postagem foi feita depois do resultado das eleições
O resultado das eleições à Presidência da República de2014 repetiu uma cena que foi vista nas eleições de 2010: uma enxurrada de postagens nas redes sociais que incitam o ódio aos nordestinos. Na época, a estudante Mayara Petruso foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por discriminação e foi condenada a 1 ano e cinco meses de prisão pela Justiça Federal. Na noite deste domingo, diversos internautas denunciaram usuários de redes como Facebook e Twitter por incitar o ódio contra os nordestinos. E uma delas, Ingrid Berger, foi denunciada na Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho (MTE) por postar em seu perfil no Facebook que o Nordeste “merecia uma bomba como Nagasaki, para nunca mais nascer uma flor nos próximos 70 anos”. A denúncia foi feita na esfera administrativa, pois a denunciada é auditora fiscal do Trabalho, aprovada em um concurso de 2013, está em estágio probatório, e por isso, ainda não tem o direito à estabilidade funcional dada aos servidores públicos. Atualmente, a servidora, que é formada em direito, está lotada Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Cuiabá, no Mato Grosso. A denúncia foi protocolada pelo advogado baiano Durval Saback. Ao Bahia Notícias, ele afirmou que recebeu a mensagem através de um colega pelo Whatsapp e checou a veracidade da informação, e, através de um colega, que também é auditor fiscal, confirmou que ela foi aprovada no concurso público. “A denúncia foi feita na ouvidoria do Ministério do Trabalho para apurar se ela cometeu infração que possa ferir o Código de Ética do Servidor, para instaurar um processo administrativo disciplinar. Somente depois é que se saberá se ela cometeu a infração, para ser demitida do serviço público ou não”, explica. Tempo depois, segundo o advogado, a conta de Ingrid Berger foi deletada, assim como a postagem. Mas o print da tela foi salvo. Mensagens de incitação ao ódio, discriminação e racismo postados em rede sociais ainda podem ser investigadas pelo MPF. A denunciada ainda pode ser investigada na esfera cível e penal. Denúncias parecidas podem ser feitas no site da Polícia Federal e da ONG Safernet.

Registrado primeira contaminação de ebola fora da África

por Estadão Conteúdo
Registrado primeira contaminação de ebola fora da África
Foto: Reprodução
Uma enfermeira espanhola contraiu ebola após tratar um missionário com a doença em um hospital em Madri, informou o Ministério da Saúde espanhol. É o primeiro registro de transmissão do vírus fora da África. A enfermeira, que não teve a identidade revelada, foi levada com febre para o hospital Alcorcón, nos arredores de Madri, no domingo e está em uma área isolada. De acordo com a ministra da Saúde espanhola, Ana Mato, a contaminação foi confirmada por dois testes. O diretor de Saúde Primária espanhol, Antonio Alemany, informou que está sendo elaborada uma lista de pessoas com as quais a enfermeira teve contato. A profissional de saúde ajudou a tratar o padre espanhol de 69 anos, Manuel Garcia Viejo, que morreu em 25 de agosto, após ser infectado com Ebola em Serra Leoa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o surto de Ebola matou mais de 3.400 pessoas.

Cinco estados terão celulares com nono dígito

Cinco estados terão celulares com nono dígito
Foto: Reprodução / Tecnoblog
Os números de celulares dos estados Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima, no Norte do país, terão um nono dígito a partir do dia 2 de novembro deste ano. Com a mudança, independentemente do local de origem da chamada, um 9 deverá ser adicionado à esquerda do numeral (9xxxx-xxxx). Até o dia 11 de novembro, ainda será possível completar as chamadas sem colocar o novo número, mas após este período uma gravação avisará os usuários sobre a mudança. Um processo semelhante já ocorreu nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e segundo o cronograma da Anatel deve ocorrer em todo o país até dezembro de 2016.

Paróquia se mobiliza para localizar padre desaparecido

Paróquia se mobiliza para localizar padre desaparecido
Foto: Acervo Pessoal
Um padre do Santuário de Mãe Rainha desapareceu às 15h30 deste domingo (5) e tem causado comoção nas paróquias de Salvador. Segundo informações do Correio, Pe. Francisco é capelão da paróquia Nossa Senhora da Esperança e deveria ter celebrado uma missa tanto no domingo quando nesta segunda-feira (6), mas não apareceu nem deu notícias. "A gente não sabe de nada sobre ele. Simplesmente ele celebrou a missa de 11h como de costume e depois desse horário nós não tivemos mais nenhuma informação do paradeiro dele. Não tem nada, absolutamente nada. Ele está desaparecido, a palavra certa é essa", disse o padre Walter Rui, que atuava na mesma arquidiocese. Walter explicou que a polícia e os hospitais já foram acionados, mas oficialmente Pe. Francisco só pode ser dado como desaparecido após estar sumido por 48h. Já acionamos tudo. Já foi feita uma varredura nos hospitais, já falamos com a polícia. Ele é de Minas Gerais. A irmã dele, com quem ele tem costume de conversar todo domingo, não sabe de nada também. Francisco foi visto pela última vez ao sair de seu condomínio e desde então está incomunicável.

Eleitores que não votaram tem até 4 de dezembro para justificar

Eleitores que não votaram tem até 4 de dezembro para justificar
Foto: Reprodução
Os eleitores que não compareceram e não explicaram a ausência à Justiça Eleitoral nas eleições gerais desde domingo (5) poderão apresentar a justificativa até dezembro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para apresentar as razões pelo qual não se votou, em cada turno, é de até 60 dias – 4 de dezembro no caso do primeiro turno. As pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições de 2014,  também podem optar por pagar multa, de R$ 3,51. Basta se dirigir a um cartório eleitoral com o título de eleitor. Segundo o TSE, mesmo sem votar ou justificar no primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Caso ele não participe e não apresente justificativa, terá mais 60 dias para explicar-se à Justiça. Sem comprovar o cumprimento da obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. Os servidores públicos têm seus vencimentos suspensos até regularizarem a situação, na Justiça Eleitoral. Quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição - terá sua inscrição eleitoral cancelada. Os eleitores que estiverem no exterior, no dia do pleito, e não forem cadastrados para votar no país onde se encontram, terão até 30 dias, contados de seu retorno ao Brasil, para se justificar em um cartório eleitoral.

ANIVERSARIANTES DO DIA 06 DE OUTUBRO DE 2014

LILA LUZ

LAILA  SOUZA

DIANA DA HORA

MARCELO ARAGÃO

DICA PEREIRA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


RESULTADO PARA SENADOR NA BAHIA 2014

Vagas para Senador pela BA em disputa: 1. Estão listados os resultados apurados ao Senado Federal:
Otto Alencar 555 PSD / BA ELEITO
Otto Alencar 555
51.19%3 341 111 Votos
Otto Alencar é candidato ao cargo de Senador da Bahia pelo PSD. Natural do município de Ruy Barbosa, na Bahia, Otto Roberto Mendonça ...
Geddel Vieira Lima 150
31.64%2 064 951 Votos
Geddel Vieira Lima é candidato ao cargo de Senador da Bahia pelo PMDB. Nascido em Salvador, na Bahia, em 1959, Geddel Quadros Vieira Lima ...
Eliana Calmon 400
7.71%502 928 Votos
Eliana Calmon é candidata ao cargo de Senadora da Bahia pelo PSB. Nascida em Salvador, na Bahia, em 1944, Eliana Calmon Alves é formada ...
Hamilton Assis 500 PSOL / BA
Hamilton Assis 500
0.83%54 105 Votos
Hamilton Assis é candidato ao cargo de Senador da Bahia pelo PSOL. Natural da capital baiana de Salvador, Hamilton Moreira de Assis nasceu ...
Marcelo Evangelista 511
0.24%15 539 Votos
Marcelo Evangelista é candidato ao cargo de Senador pela Bahia pelo PEN (Partido Ecológico Nacional). Natural de BA - Valença, Marcelo ...

RESULTADO PARA GOVERNADOR NA BAHIA 2014

Estão listados os resultados apurados ao Governo Estadual da BA:
Rui Costa 13 PT / BA ELEITO
Rui Costa 13
54.53%3 558 975 Votos
Rui Costa é candidato ao cargo de Governador da Bahia pelo PT. Nascido em 1963 na capital do Estado, Salvador, Rui Costa dos Santos é ...
Paulo Souto 25 DEM / BA
Paulo Souto 25
37.39%2 440 409 Votos
Paulo Souto é candidato ao cargo de Governador da Bahia pelo DEM. Natural do município baiano de Catité, Paulo Ganem Souto nasceu em ...
Lidice da Mata 40
6.62%432 379 Votos
Lídice da Mata é candidata ao cargo de Governadora da Bahia pelo PSB. Nascida em 1956, na cidade baiana de Cachoeira, Lídice da Mata e ...
Marcos Mendes 50 PSOL / BA
Marcos Mendes 50
0.78%50 891 Votos
Marcos Mendes é candidato ao cargo de Governador da Bahia pelo PSOL. Marcos Antonio Guimarães Mendes nasceu em 1965 na capital baiana de ...
Da Luz 28 PRTB / BA
Da Luz 28
0.43%27 781 Votos
da Luz é candidato ao Governo da Bahia pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). Natural do município de Jundiaí, em São ...
Renata Mallet 16 PSTU / BA
Renata Mallet 16
0.26%16 788 Votos
Renata Mallet é candidata ao cargo de Governadora da Bahia pelo PSTU. Natural da capital Salvador, na Bahia, Renata Mallet Guena nasceu em ...

DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS NA BAHIA 2014

Coligação “Pra Bahia avançar mais”
Mario Negromonte Jr (PP) – 169.215
Antonio Brito (PTB) – 159.840 (reeleito)
Ronaldo Carletto (PP) – 148.628
Daniel Almeida (PC do B) - 135.382 (reeleito)
Felix Jr (PDT) – 130.583 (reeleito)
Caetano (PT) – 125.862
Cacá Leão (PP) – 125.605
Jorge Solla (PT) – 125.159
Valmir Assunção (PT) – 123.284 (reeleito)
Waldenor Pereira (PT) – 114.965 (reeleito)
Roberto Britto (PP) – 110.822 (reeleito)
João Bacelar (PR) – 111.643
Pelegrino (PT) – 111.252 (reeleito)
José Nunes (PSD) – 105.776 (reeleito)
José Rocha (PR) – 101.663 (reeleito)
Josias Gomes (PT) – 98.871 (reeleito)
Sérgio Brito (PSD) – 83.658 (reeleito)
Afonso Florence (PT) – 82.661 (reeleito)
Paulo Magalhães (PSD) – 77.045 (reeleito)
Moema Gramacho (PT) – 81.814
Alice Portugal (PC do B) – 72.862 (reeleita)
José Carlos Araújo (PSD) – 72.013 (reeleito)
Benito Gama (PTB) – 71.372
Coligação  “Unidos por uma Bahia melhor”
Lucio Vieira Lima (PMDB) – 220.164 (reeleito)
Irmão Lazaro (PSC) – 161.438
Imbassahy (PSDB) – 120.479 (reeleito)
Márcio Marinho (PRB) – 117.470 (reeleito)
João Gualberto (PSDB) – 117.671
Tia Eron (PRB) – 116.912
Paulo Azi (DEM) – 110.662
Jutahy Magalhães (PSDB) – 108.476 (reeleito)
Aleluia (DEM) – 101.924
Arthur Maia (SD) – 95.698 (reeleito)
João Carlos Bacelar (PTN) – 95.158 (reeleito)
Claudio Cajado (DEM) – 89.118 (reeleito)
Elmar (DEM) – 88.334
Erivelton Santana  (PSC) – 74.836 (reeleito)
Coligação “Juntos somos fortes”
Uldurico Junior (PTC) – 39.904
Coligação "Um novo caminho para a Bahia" 

Bebeto (PSB) – 96.134

DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS NA BAHIA 2014

Confira abaixo a lista dos eleitos e o total de votos:

Marcelo Nilo (PT) – 148.690
Pastor Sargento Isidorio (PSC) – 123.234
Soldado Prisco (PSDB) – 108.041
Rogerio Andrade (PSD) – 96.550
Fábio Souto (DEM) – 92.170
Bruno Reis (PMDB) – 89.607
Zé Neto (PT) – 88.817
Zé Raimundo (PT) – 84.969
Sidelvan Nobrega (PRB) – 83.901
Sandro Régis (DEM) – 83.355
Rosemberg Pinto (PT) – 83.179
Pastor José de Arimateia (PRB) – 81.097
Eduardo Salles (PP) – 78.331
Pedro Tavares (PMDB) – 77.964
Antônio Henrique Junior (PP) – 74.909
Coronel Angelo (PSD) – 74.592
Tom Araújo (DEM) – 71.868
Adolfo Menezes (PSD) – 70.919
Targino Machado (DEM) – 67.574
Nelson Leal (PSL) – 66.501
Leur Lomanto Jr. (PMDB) – 62.039
Roberto Carlos (PDT) – 61.954
Robério Oliveira (PSD) – 60.931
Adolfo Viana (PSDB) – 60.890
Ivana Bastos (PSD) – 60.889
Alan Sanches (PSD) – 60.872
Aderbal Caldas (PP) – 58.846
Luciano Simões (PMDB) – 58.319
Fátima Nunes (PT) – 57.057
Augusto Castro (PSDB) – 55.652
Reinaldo Braga (PR) – 53.743
Pablo Barrozo (DEM) – 52.870
Euclides Fernandes (PDT) – 52.140
Neusa Cadore (PT) – 51.823
Fabrício (PC do B) – 51.533
Alan Castro (PTN) – 51.126
Paulo Rangel (PT) – 49.808
Hildécio Meireles (PMDB) – 48.143
Luiz Augusto (PP) – 47.831
Carlos Geilson (PTN) – 47.401
Robinho (PP) – 46.876
Vitor Bonfim (PDT) – 45.887
Maria Del Carmen (PT) – 46.543
Carlos Ubaldino (PSD) – 45.548
Vando (PSC) – 45.347
Paulo Câmera (PDT) – 44.978
Gika (PT) – 43.894
Joseildo Ramos (PT) – 43.211
Luiza Maia (PT) – 42.037
Dr. David Rios (PROS) – 41.777
Ângela Souza (PSD) – 41.013
Marquinhos Viana (PV) – 40.019
Marcelino Galo (PT) – 39.360
Jurandy Oliveira (PRP) – 38.225
Manasses (PSB) – 36.023
Marcell Moraes (PV) – 35.771
Jânio Natal (PRP) – 35.421
Zó (PC do B) – 33.973
Raimundo Tavares Bobô (PC do B) – 27.242
Fabiola Mânsur (PSB) – 22.317

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares