domingo, 5 de outubro de 2014

Geddel parabeniza Otto e pede votos para Aécio no 2º turno

Geddel parabeniza Otto e pede votos para Aécio no 2º turno
Foto: Max Haack/ Ag Haack/ Bahia Notícias
Derrotado pelo candidato Otto Alencar (PSD), o postulante da oposição Geddel Vieira Lima (PMDB) divulgou um comunicado em que se diz um "democrata empedernido", que manifesta "inconteste respeito à vontade soberana do povo". "Com o fim da apuração na Bahia, fecha-se um ciclo da democracia", lamenta o peemedebista. "Apresento minhas congratulações ao Dr. Otto Alencar, vencedor da disputa ao Senado, formulando votos de que possa, no Senado da República, ajudar a Bahia no enfrentamento dos seus imensos desafios", desejou. Ele afirma que a tristeza pessoal de perder a eleição é suplantada pela perspectiva de ajudar a eleger o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), que disputará o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff. "Conclamo a todos que confiaram em mim, e no meu nome depositaram suas esperanças, para que, unidos, marchemos para eleger Aécio Neves presidente do Brasil, construindo um governo decente e competente. Entrarei nessa luta com todo o vigor de quem acredita que o Brasil precisa mudar", pede. Por fim, ele agradece aos eleitores, ao conceder a gratidão "pela relação carinhosa" mantida ao longo da sua jornada.

Rui Costa é eleito no primeiro turno para governador da Bahia

por Fernando Duarte
Rui Costa é eleito no primeiro turno para governador da Bahia
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
De secretário de estado à governador da Bahia foram pouco mais de seis meses. Rui Costa (PT) é o novo governador da Bahia, apuradas mais de 90% das urnas da Bahia. Ele obteve, até o momento, 54% dos votos - a diferença entre ele e os demais adversários não pode mais ser alcançada, porém matematicamente ainda não é possível assegurar a vitória, ainda que o petista tenha concedido entrevista coletiva na condição de governador eleito. Indicado pelo governador Jaques Wagner, Rui desbancou outros petistas históricos, como José Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro, e entrou pouco acreditado nas hostes do próprio partido e também pela oposição. Acabou eleito, há pouco, governador da Bahia, no primeiro turno, repetindo o desempenho de Wagner em 2006, quando derrotou o mesmo adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM), que obteve menos de 40% dos votos até o momento. Começou derrotando internamente Gabrielli, Pinheiro e Luiz Caetano. Depois vivenciou o clima de disputa para saber quem seria seu vice. Acabou tendo João Leão (PP) como segundo no comando. Ao lado de Otto Alencar (PSD), eleito senador pela chapa, Rui derrotou Souto que, durante todo o processo eleitoral, aparece à frente nas pesquisas eleitorais. A ascensão dele foi ancorada nas figuras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner. E de secretário da Casa Civil, Rui acabou dando entrevista coletiva como governador eleito já no Palácio de Ondina.

Em todo país, cinco mil urnas apresentaram defeitos e 71 candidatos presos

Em todo país, cinco mil urnas apresentaram defeitos e 71 candidatos presos
Foto: Jefferson Peixoto/ Ag Haack / Bahia Notícias
O último boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que 71 candidatos estavam presos em todo país por crime eleitoral. Também foi registrada a prisão de 1.362 eleitores. Segundo a assessoria do TSE, os boletins contêm o número de pessoas presas naquele momento. Portanto, parte dos candidatos detidos foi liberada ao longo do dia. Após o término da votação em todos os estados do país, 5.012 urnas foram substituídas por apresentarem defeito. O número representa 1,15% do total das 428.894 urnas disponibilizadas para a eleição.

ANIVERSARIANTES DO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2014

ALMIR FILHO

SANDRA DE JESUS

ULGO DE OLIVEIRA

GILDA ARCANJO

ANGELA FRANCO

LUIS CESAR

EVERALDO VASCONCELOS

LÍCIA MARIA

ALEXANDRE CÉO

WELLINGTON ROCHA

LÉO PEREIRA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Eleitor que não tiver candidato à deputado pode votar no partido; diz especialista eleitoral

por Cláudia Cardozo
Eleitor que não tiver candidato à deputado pode votar no partido; diz especialista eleitoral
O eleitor que não quiser votar nominalmente em um candidato a deputado estadual ou federal pode votar no partido. De acordo com o advogado eleitoral Nixon Filho, o eleitor pode dedicar seu voto a legenda partidária ou coligação, digitando apenas os dois números da agremiação. “O voto na legenda são votos dados exclusivamente nos partidos. O eleitor digita apenas dois números na urna e confirma. O voto na legenda não representa nominalmente um candidato. Ele é um voto para fazer o coeficiente eleitoral, dando uma força para o partido formar sua bancada”, explica o especialista. Ele diz que, no caso da Bahia, os deputados disputam 63 vagas na Assembleia Legislativa. O coeficiente é aplicado para dividir o número de vagas que cada partido/coligação terá na Casa. “Ao final da votação, se pega todos os votos válidos e divide pelo número de vagas que tem na Assembleia. Com esse cálculo, você chega ao número do coeficiente eleitoral, do tanto de votos que o partido precisa ter para fazer um candidato eleito”, esclarece. Diante disso, nem sempre o candidato mais votado pode ser eleito. Para Câmara dos Deputados, os candidatos a deputado federal baianos disputam 39 vagas. O cálculo para formação da bancada baiana no Congresso Federal segue a mesma fórmula aplicada para Assembleia Legislativa. A partir do momento em que fica definido quantas cadeiras cada partido/coligação terá, se resgata o número de votos individuais que cada candidato ganhou, e o preenchimento é das vagas é feito pelos mais votados.

Vitória vence o Botafogo e fica a um ponto de deixar o Z-4

Vitória vence o Botafogo e fica a um ponto de deixar o Z-4
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
No duelo entre as equipes da ponta de baixo na tabela, neste sábado (4), no Estádio Manoel Barradas, o Vitória que luta para escapar da degola, venceu o Botafogo por 2 a 1. Os gols do Leão foram marcados por Marcinho. Com o triunfo, o Rubro-Negro chegou aos 27 pontos e subiu para a 17ª colocação, com um ponto a menos que o Chapecoense, primeira equipe fora do Z-4.

Casal de africanos é preso na França por usar nota de 500 euros verdadeira

Casal de africanos é preso na França por usar nota de 500 euros verdadeira
Um casal de africanos ficou preso por 20 horas em uma delegacia na França depois de tentar pagar suas compras, no valor de 210 euro,s em um mercado com uma nota de 500 euros. Havia suspeitas de que o dinheiro fosse falso, mas era verdadeiro. O casal da Guiné, no entanto, permaneceu detido para interrogatório em Douai, no norte da França, até que a autenticidade da cédula - equivalente a R$ 1,5 mil – fosse finalmente comprovada por um banco. O episódio provocou protestos de associações de luta contra o racismo. A gerência do mercado, que tinha equipamento para detectar a veracidade das cédulas, preferiu chamar a polícia para resolver o caso, afirmando que os detectores não são 100% confiáveis. A polícia tampouco utilizou equipamentos para analisar o dinheiro e manteve o casal detido entre a tarde de segunda-feira (29) e a manhã de terça-feira (30), até que a perícia fosse feita por um banco, para concluir as investigações e liberar os imigrantes africanos.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares