quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mesmo com determinação da lei, 94 municípios baianos ainda possuem lixões

Mesmo com determinação da lei, 94 municípios baianos ainda possuem lixões
Foto: Wilson Dias / ABr
Os municípios brasileiros têm até este sábado (2) para acabar com os lixões, segundo a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada há quatro anos. Mesmo assim, ao menos 22% das cidades baianas ainda descartam resíduos em áreas a céu aberto, apontou um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado nesta segunda-feira (28). E o número de lixões no estado pode ser ainda maior, já que das 412 prefeituras questionadas, 282 não responderam à pesquisa. Dentre as 26 capitais do país, mais o Distrito Federal, apenas 11 possuem aterro sanitário – entre as quais está Salvador. A meta prevista pela Lei 12.305/2010 era de que, já neste sábado, as prefeituras tivessem elaborado o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) e destinado os rejeitos apenas para aterros. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, criticou a forma como a lei foi aprovada. "Para fazer esta execução é preciso planejamento, recursos e pessoal, e os municípios não dispõem desses itens. Quem votou esta lei deveria ter dito onde está o recurso para executar o previsto", disse. Com o levantamento, a CNM pretende pedir a prorrogação do prazo ao governo federal. Caso a ampliação não ocorra, os responsáveis podem receber penalidades que vão de um a quatro anos de reclusão a multa de até R$ 50 milhões.

Presidente do Santander afirma que responsável por carta anti-Dilma foi demitido

Presidente do Santander afirma que responsável por carta anti-Dilma foi demitido
Foto: Reprodução
O presidente mundial do Conselho do Banco Santander, Emilio Botín, confirmou nesta terça-feira (29) que uma pessoa foi demitida do Santander Brasil por conta da carta presente em extratos dos clientes sobre o governo de Dilma Rousseff (PT). A publicação afirmava que "se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairia, revertendo parte das altas crescentes". O banco se desculpou oficialmente sobre o acontecido e até o ex-presidente Lula se pronunciou ao afirmar que a pessoa responsável pelo texto enviado a clientes da instituição "não entende porra nenhuma de Brasil". "A pessoa foi demitida", minimizou Botín a jornalistas, ao se recusar a dar mais informações a respeito.

Depois de três anos, 16,7% dos eleitores brasileiros vão votar por biometria

Depois de três anos, 16,7% dos eleitores brasileiros vão votar por biometria
Foto: Divulgação / TSE
Nas eleições de outubro, 16,7% dos eleitores brasileiros vão poder votar com o sistema de reconhecimento biométrico, informou nesta terça-feira (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O recadastramento biométrico foi regulamentado por uma resolução do TSE em 2011 e é gradativamente realizado em todo o país. Mais de 23 milhões de pessoas já estão registradas na Justiça Eleitoral para utilizar a impressão digital e o número pode ser ampliado após o fim do cadastramento do voto em trânsito. Além disso, algumas pessoas atualizaram seu cadastro mas apresentam algum tipo de deficiência que impossibilita a leitura da digital e deverão utilizar um documento de identificação com foto durante as eleições. A urna eletrônica com biometria estará presente em 764 municípios de Alagoas, Amapá, Distrito Federal e Sergipe, além de outras 11 capitais.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares