sexta-feira, 18 de julho de 2014

Carro de prefeito é flagrado estacionado em vaga de idoso no TRE

Carro de prefeito é flagrado estacionado em vaga de idoso no TRE
Foto: Leitor Bahia Notícias
Um leitor encaminhou ao Bahia Notícias a foto de um carro que seria usado pelo prefeito de Formosa do Rio Preto, Jabes Junior (PDT), de 37 anos. O veículo foi estacionado irregularmente em uma vaga de idoso na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. De acordo com o leitor, o político esteve na manhã desta sexta-feira (18) na Corte para acompanhar o julgamento de um recurso apresentado para tentar reverter sua cassação.

Justiça Eleitoral alerta eleitores para falsos e-mails

Justiça Eleitoral alerta eleitores para falsos e-mails
Foto: Reprodução
Com a proximidade das eleições, pode chegar à sua caixa de e-mail mensagens com assuntos como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro. No corpo do comunicado, aparecem links que, ao serem acessados, transferem vírus ou software malicioso para o seu computador. O Tribunal Superior Eleitoral faz o alerta de que não envia correios eletrônicos a eleitores em nenhuma hipótese. Apenas os órgãos regionais (TREs) podem utilizar o tipo de comunicado para mesários, mediante autorização prévia dos convocados. As fraudes em nome do TSE também ocorrem com visitas na residência do votante. Indivíduos costumam ir até as casas dos eleitores, como falsos representantes da Justiça, para coletar dados pessoais. Alegam assuntos diversos, como atualização de cadastro e cancelamento de título eleitoral. Excepcionalmente, alguns TREs podem convocar pessoalmente quem reside em áreas de difícil acesso para atuar como mesários nas eleicões. Porém, é o próprio sufragista quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral ao se dirigir a um cartório eleitoral.

Lula critica FHC e diz que em mandato do tucano era 'roubar por roubar’

Lula critica FHC e diz que em mandato do tucano era 'roubar por roubar’
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acirrou mais uma vez o debate sobre corrupção com seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Nesta sexta-feira (18), o petista desafiou FHC e o PSDB a provar que algum governo tenha criado "mais mecanismos para mandar prender corrupto" do que a sua gestão. Lula afirmou à Folha que no governo FHC era "roubar por roubar e não tinha denúncia porque tinha um tapete muito grande para jogar toda sujeira para debaixo". Nesta terça-feira (15), Fernando Henrique publicou um artigo em que acusava Lula de omissão sobre o mensalão petista. FHC tinha dita que o colega promove "baixarias e falsas acusações", é "incapaz da autocrítica" e tenta "distrair a opinião pública jogando culpa nos outros". O texto do sociólogo veio com quase duas semanas de atraso a uma fala de Lula, que o acusava de desmantelar instrumentos de combate à corrupção. O petista ainda declarou que voltará a criticar o adversário: "Eu vou continuar falando: nós temos que debater a corrupção nesse país. Eu duvido, eu desafio eles a provarem se algum presidente nesse país criou mecanismo de investigação, de apuração, de mandar prender corrupto que eu criei em oito anos". Segundo ele, com a criação da Controladoria-Geral da União em 2003, apenas quem não tinha problemas com a Justiça era denunciado. "Eu desafio quem foi que mais contratou policiais federais, que mais investiu na inteligência, que criou mecanismos de investigação de lavagem de dinheiro, quem mais puniu funcionário público nesse país", defendeu.

Morre o escritor, jornalista e acadêmico João Ubaldo Ribeiro


O escritor era membro da ABL

  
Morreu na madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o notável baiano João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. Segundo as redes de notícias ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e tinha quatro filhos. O corpodele será velado a partir das 10h na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Ainda não há informações se o velório será aberto ao público ou restrito aos familiares e amigos.

Histórico
Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida, se estabelecer em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.

Literatura
O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. É autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”.
Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".



Paulinho Boca de Cantor se apresentou no Centro de Cultura de Lauro de Freitas

Por Márcio Wesley
Uma retrospectiva da música popular baiana 

Na noite desta quinta-feira (17), Paulinho Boca de Cantor, apresentou seu belíssimo trabalho musical: `A história da música na Bahia`, no Centro de Cultura de Lauro de Freitas. A minha tristeza ainda é presenciar o nosso Cine Teatro sem a presença do público, não estava lotado, mas estava caloroso e com uma plateia sedenta por cultura inteligente. 

Com meu amigo músico, escritor e compositor Rangel Baiano

Mas ouvir com saudosismo e competência uma aula sobre a música baiana com um professor nada convencional, mas extremamente musical, o nosso querido mestre Paulinho Boca de Cantor, que brilhou com maestria.
Alisson Lima (PDM) levou um álbum dos `Novos Baianos`para ser 
autografado pelo mestre Paulinho Boca de Cantor

Foi uma noite inesquecível e prazerosa para os nossos ouvidos, além do aprendizado. Os experientes músicos que acompanharam Paulinho, simplesmente sensacionais, com uma pegada jazzista e popular de tirar o chapéu. O espetáculo deixou um gostinho de quero mais... 

Datafolha: Dilma tem 36%, Aécio 20% e Campos 8%; brancos e nulos somam 13%

Datafolha: Dilma tem 36%, Aécio 20% e Campos 8%; brancos e nulos somam  13%
Foto: Reprodução/TV Globo
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. Entre os demais presidenciáveis, Pastor Everaldo (PSC) soma 3%; José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO)e Eymael (PSDC) empatam com 1%. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Os brancos e nulos despontam com 13% e 14% não souberam responder à consulta. O levantamento é 95% confiável e conta com margem de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Essa é a primeira pesquisa feita após início oficial da campanha eleitoral, no último dia 6, e depois da Copa do Mundo. Os adversários da petista somados acumulam 36%, o mesmo número da postulante à reeleição. Para o candidato ganhar em primeiro turno, é necessário que tenha mais votos do que a soma de todos os rivais. Ainda segundo a consulta, em uma possível disputa somente entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, haveria um empate técnico: Dilma contaria com 44% dos votos, enquanto Aécio ficaria com 40%. Para fazer o levantamento encomendado pela TV Globo e Folha de S. Paulo, o Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e na quarta (16). 

Lideranças indígenas são convidadas para ir à Europa pela Federação Alemã

Lideranças indígenas são convidadas para ir à Europa pela Federação Alemã
Foto: Reprodução/Facebook
Após a interação entre os índios de Santa Cruz Cabrália e a Federação Alemã de Futebol durante o período da Copa do Mundo, os indígenas do extremo-sul baiano foram convidados para ir à Europa."Fomos avisados que os alemães têm interesse em levar quatro lideranças ao governo da Alemanha para que eles possam entender e acompanhar melhor a situação do nosso território, da saúde e da educação e, junto com o governo brasileiro, proporcionar benefícios para a nossa comunidade. Já pediram nossos documentos. Essa parceria está sendo muito importante", contou o coordenador do Movimento Indígena da Bahia, Zeca Pataxó. Enquanto estiveram no Centro de Treinamento de Santo André, distrito da cidade, os jogadores da seleção alemã receberam a visita dos índios, quando ganharam presentes e fizeram a “dança da sorte”, reproduzida em campo na final do torneio, após o recebimento da taça. Na partida, os germânicos deixaram um cheque de 10 mil euros à tribo pataxó.

SAMU DE LAURO DE FREITAS COMPLETA NOVE ANOS NESTA SEXTA-FEIRA

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lauro de Freitas completa nove anos nesta sexta-feira (18). O serviço tem disponível uma ambulância básica, uma avançada, uma “motolância” e uma caminhonete 4x4 com tração nas quatro rodas, que facilita a prestação do serviço, nas ocorrências de urgência e emergência, com rapidez e eficácia em locais de difícil acesso da cidade. Somente este ano já foram realizados mais de mil atendimentos. E em breve o bairro de Itinga será contemplado com uma base.

Sobre o Samu:
Fundado no dia 18/07/2005, o Samu é um serviço de socorro pré-hospitalar móvel que chega rapidamente às pessoas, após um acidente ou qualquer problema de saúde que possa levar ao sofrimento ou até mesmo à morte. O pedido de socorro é feito gratuitamente por meio de uma ligação para o número 192. Desse modo, o solicitante tem acesso a uma equipe de profissionais de saúde preparada para atendê-lo da melhor maneira e com recursos tecnológicos de ponta integrados à ambulância.
Benefícios proporcionados pelo Samu:
- Estruturação de uma rede de serviços regionalizada e hierarquizada de cuidados integrais às urgências, de qualquer complexidade ou gravidade, desconcentrando a atenção efetuada exclusivamente pelos prontos-socorros.
- Garantia da adequada referência regulada para os pacientes que, tendo recebido atendimento inicial, em qualquer nível do sistema, necessitem de acesso aos meios adicionais de atenção.
- Constituição de informações mais precisas sobre os eventos de Urgência e Emergência no Brasil, fomentando a elaboração de planos nacionais e regionais de Atenção Integral às Urgências.
- Disponibilização de um atendimento rápido e eficaz nas ocorrências de Urgência e Emergência.

Özil doa premiação da Copa para pagar cirurgias de 23 crianças brasileiras Valor doado pelo meia foi superior a US$ 400 mil, o que equivale a cerca de R$ 880 mil

O carinho dos jogadores alemães pelo povo brasileiro não ficou apenas no discurso. Titular da equipe campeã da Copa do Mundo, o meia Mesut Özil anunciou em sua página do Facebook que doou o dinheiro da premiação que recebeu pela conquista do tetracampeonato mundial para financiar cirurgias de 23 crianças brasileiras. 
Antes da competição, o jogador já havia bancado as operações de 11 delas e, como recebeu mais dinheiro, decidiu beneficiar mais 12 crianças. "Queridos fãs, antes da Copa do Mundo eu ajudei na cirurgia de 11 crianças doentes. Já que a vitória na Copa do Mundo não foi apenas por causa de 11 jogadores, mas pelo nosso time inteiro, eu vou agora elevar o número para 23. Esse é o meu agradecimento pessoal pela hospitalidade do povo brasileiro", publicou Özil na redesocial.
De acordo com informações do jornal britânico Express, o valor doado pelo meia foi superior a US$ 400 mil, o que equivale a cerca de R$ 880 mil. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares