terça-feira, 1 de abril de 2014

Vereador quer lei que permita uso de bermuda por cobradores e motoristas de ônibus

Vereador quer lei que permita uso de bermuda por cobradores e motoristas de ônibus
Foto: Divulgação
O uniforme dos cobradores e motoristas dos ônibus de Salvador pode passar por uma reformulação, caso seja aprovado, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (1º) pelo legislador J. Carlos Filho (PT). Difícil supor, porém, que a pretendida repaginada no “look” dos trabalhadores é uma mera questão de estilo, visto que, dentro dos coletivos, o que importa mesmo é sobreviver à lotação e ao calor. De acordo com o edil, o objetivo é melhorar as condições de trabalho da categoria, permitido o uso de bermuda durante o feroz verão da capital baiana. “Isso pode minimizar o desgaste e o estresse a que esses profissionais são submetidos diariamente, sem interferir no cumprimento de suas responsabilidades”, explicou, em comunicado enviado à imprensa. Para embasar sua proposta, o petista usa como exemplo o caso dos rodoviários de Curitiba – que nos dias mais quentes podem trocar a calça por uma peça mais fresca – e o da Brigada Militar do Rio Grande do Sul – cujos soldados, em alguns casos, têm direito a usar até sandália na estação de temperaturas mais altas. “Padronizar a vestimenta é uma necessidade, na ótica da apresentação dos rodoviários. No entanto, é necessário bom senso e coerência para adotar medidas que visam proporcionar conforto e tranquilidade aos trabalhadores”, argumentou J. Carlos Filho. 

Professores estaduais realizam paralisação nesta quarta-feira



Os professores da rede estadual de ensino vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (02), em mais um protesto pelo reajuste salarial de 2014 e pagamento do URV. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a manifestação está prevista para ser iniciada às 9h na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA). Os professores estaduais já haviam realizado outra manifestação para protestar pelos mesmos motivos, na última sexta-feira (28). De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), a paralisação dos professores municipais, prevista também para esta quarta (02), não acontecerá.

Martelo batido! Vitória diz não à Arena Fonte Nova e decisão será em Pituaçu



O mando de campo é sempre decisivo para qualquer clássico. Pensando nisso, o presidente do Vitória, Carlos Falcão, confirmou nesta terça-feira (01) que não existe a possibilidade de a decisão, marcada para o dia 13 de abril, ser alterada para a Arena Fonte Nova. Segundo ele, a proposta feita pela administração do estádio não agradou a diretoria rubro-negra. "Será em Pituaçu, onde o Vitória jogou, ganhou e se classificou. Além do mais, as condições financeiras que foram apresentadas para o clube não atenderam às nossas expectativas", afirmou Falcão. Depois que o Barradão passou a virar um canteiro de obras, por conta de reformas para ser um dos centros de treinamentos da Copa do Mundo, o Estádio de Pituaçu virou a casa do Leão no início de 2014. A obra, inclusive, vai resolver um antigo problema no estádio rubro-negro: o sistema de drenagem, que é sofrível em dias de chuva. Desde que assumiu a presidência do Vitória, esta será a primeira decisão de Falcão. Para ele, a emoção será a mesma de antes. "Fui várias vezes campeão como vice-presidente, e o fato de estar presidente não muda nada. Sou, acima de tudo, torcedor do Vitória. É a mesma emoção que senti nas dezenas de vezes que comemoramos na torcida. É óbvio que aumenta a responsabilidade, mas não me preocupo com o fator pessoal. Quero é ver a torcida feliz, comemorando. Quero ver o Vitória crescendo", finalizou.

Barbosa pede fim de regalias a presos do mensalão



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou a autoridades do Distrito Federal que tomem as medidas necessárias para acabar com as regalias supostamente concedidas a condenados por envolvimento com o esquema do mensalão que cumprem pena em Brasília. Notícias veiculadas nos últimos meses informam que réus tiveram alimentação diferenciada e receberam visitas em horários distintos dos outros presos. Além disso, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi investigado por suspeita de uso de celular na cadeia. Em decisão tomada na tarde desta terça-feira (1º), Barbosa fez críticas ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que havia questionado o fato de o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais (VEP), ter feito perguntas a ele sobre o suposto tratamento privilegiado aos condenados por participação no mensalão. O presidente do STF reiterou ofícios assinados pelo juiz Bruno Ribeiro, que foi afastado da VEP após o episódio com Agnelo Queiroz. Barbosa pediu que a Corregedoria Nacional de Justiça analise a legalidade do afastamento de Ribeiro. Para o presidente do STF, Agnelo Queiroz agiu com "desdém". "O governador do Distrito Federal deu indicação clara da sua falta de disposição para determinar a apuração dos fatos narrados e oferecer solução para o problema posto: sugeriu que não estaria obrigado a prestar qualquer informação, apesar de o pedido ter sido emanado de juízo competente", afirmou. "Ao deixar de prestar as informações solicitadas pelo juízo delegatário, o governo do Distrito Federal contribui para que as ilegalidades se perpetuem, impedindo que seja alcançado o fim ressocializador e reeducador da pena aplicada por este Supremo Tribunal Federal", disse. De acordo com o presidente do STF, que atuou como relator do processo do mensalão, o juiz Bruno Ribeiro não praticou qualquer irregularidade ao pedir informações sobre o suposto tratamento diferenciado. (por Mariângela Gallucci | Agência Estado)

COMPANHIA DE DANÇA DE LAURO DE FREITAS 2014 : CONFIRA O RESULTADO DA SELEÇÃO

A seleção para a Companhia Municipal de Dança de Lauro de Freitas atraiu candidatos de outras cidades e de outros estados, a exemplo de Santa Catarina, mas, entre os 10 selecionados, nove são de Lauro de Freitas, de bairros como Jambeiro, Areia Branca e Itinga. A escolha dos candidatos aconteceu no Cine Teatro Lauro de Freitas, no domingo (30), e teve a coordenação técnica do coreógrafo Gilmar Sampaio, do Balé do Teatro Castro Alves (TCA).

A quantidade de candidatos para as 10 vagas na Companhia - que é formada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Unidade Pacificadora de Arte e Cidadania (Upaci), da Secretaria de Educação (Semed) - foi surpreendente. De acordo com a coordenadora da Upaci, Márcia Tude, a expectativa era de 20 candidatos para 10 vagas, porém 50 dançarinos participaram da seleção, que teve que ser dividida em duas turmas. “Além da surpresa de ter mais do que o dobro do número esperado de candidatos, ainda tivemos a alegria surpreendente de ver o potencial dos dançarinos de Lauro de Freitas”, pontua Márcia.
Os candidatos passaram por três fases de avaliação: Oficina de Barra, Oficina de Solo e Oficina Coreográfica. A Companhia conta com a parceria do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult-Ba).
Clique aqui e confira a lista de selecionados na audição da Companhia Municipal de Dança de Lauro de Freitas!

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares