terça-feira, 18 de março de 2014

Conheça as rosas negras de Halfeti: Tão lindas que parecem pintadas à mão

Estas rosas são tão negras, que parecem ter sido pintadas com algum tipo de spray ou tinta. Embora pareçam perfeitamente negras, essas rosas possuem uma cor carmesim muito escura. Estas flores são sazonais: elas só crescem durante o verão, em pequeno número, e só na pequena aldeia turca de Halfeti. Graças às condições de solo únicas da região e os níveis de pH da água subterrânea, as rosas assumem um tom sombrio. Chegam a florescer vermelho escuro durante a primavera e enegrecem durante os meses de verão. Os turcos locais parecem desfrutar de uma relação de amor e ódio com estas flores raras. Eles consideram as flores símbolos de mistério, esperança e paixão, mas também, são sinais de morte e de uma má notícia. Infelizmente, as rosas negras de Halfeti são uma espécie em extinção. Elas estão ameaçadas desde a década de 1990, quando a barragem Birecik Dam foi construída no vilarejo. A antiga Halfeti e vários outros povoados foram submersos sob as águas do rio Eufrates, quando a barragem foi feita. A nova aldeia Halfeti foi reconstruída na aldeia Karaotlak, apenas 10 quilômetros da sua antiga localização. Esta curta distância provou ser fatal para as belas rosas negras. Os aldeões as replantaram em seus novos jardins, mas as flores não sobreviveram muito bem ao seu novo ambiente. Houve um declínio considerável no número de rosas negras cultivadas na região. Os funcionários do distrito fizeram esforços para salvar as rosas. Eles coletaram mudas de casas de aldeia e as replantaram mais perto de seu entorno original em estufas. Elas têm crescido um pouco mais desde então, mas ainda em um número muito reduzido quando comparado ao ambiente original.

10º Festival Internacional de Artistas de Rua começa hoje em Santo Antonio de Jesus

A Prefeitura  Municipal de  Santo Antonio de Jesus,  vem através deste, convidar aos comerciantes, funcionários, diretores, gerentes, clientes, estudantes e seus associados a participarem do 10º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia que acontecerá nos dias 18 e 19 de março de 2014 na Praça Renato Machado a partir das 19h.  O Festival de Rua chega à Santo Antonio de Jesus, trazendo artistas de vários continentes, espetáculos de músicas, mímica, acrobacia, teatro, dança e poesia. Imperdível! Vá e leve toda sua família. O 10º Festival Internacional de Artistas de Rua tem o apoio da Prefeitura Municipal de  Santo Antonio de Jesus, Secretaria de Cultura, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia. Uma produção de Selma Santos Produções. 
Aviso importante! Informamos que em virtude da realização do Festival Internacional de Artistas de Rua,  as ruas que dão acesso a praça Renato Machado serão interditadas nos dias 18 e 19 de março a partir das 16h. Ficará proibido o estacionamento de qualquer tipo de veículo (carros e motos) a partir do horário acima citado. Pedimos a  compreensão de todos  para o bom andamento do evento. Fonte: Secretaria de Esporte e Cultura. (ASCOM/PMSAJ)

Igreja evangélica realiza casamento coletivo gay em São Paulo

Igreja Cristã Contemporânea realizou durante o final de semana uma cerimônia de casamento coletivo entre casais do mesmo sexo. Cinco casais participaram da cerimônia, realizada no domingo no templo da igreja em São Paulo e que contou com decoração, jantar, festa e orquestra para os participantes. Criada em 2006 pelo carioca Marcos Gladstone e pelo seu companheiro Fábio Inácio, a Igreja Cristã Contemporânea prega um discurso de tolerância e é voltada predominantemente para o público gay. Para participar da cerimônia, os casais deveriam estar casados no civil, comprovando a "solidez do relacionamento estável", segundo a igreja. "Este requisito é muito importante porque casamento não é brincadeira e, no entendimento da igreja, o casal firma uma aliança diante de Deus, com o compromisso de permanecer toda a vida juntos até que a morte os separe", afirmou o pastor Fábio. (Terra)

INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO MUNICÍPIO SÃO CONTEMPLADAS COM SERVIÇO ITINERANTE

As unidades de ensino da cidade contam com um serviço especifico para a manutenção dos imóveis. O serviço de Manutenção e Assistência a Escola (MÃE) é disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed).

Atualmente as escolas são contempladas com três Kombis, plotadas com o nome do serviço, que percorrem as diversas comunidades de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h. O procedimento é simples, basta o diretor de uma das unidades escolares do município solicitar junto a Semed o apoio do automóvel do MÃE, que a secretaria encaminha para o local.
Entre os serviços mais comuns solicitados pelas escolas, creches e demais unidades de ensino conveniadas, destacam-se os seguintes: reforma de telhado; manutenção de rede elétrica; e conserto de carteiras.  

LAURO DE FREITAS É BENEFICIADA COM AÇÕES DE REVITALIZAÇÃO

Na tarde desta terça-feira (18), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), promoveu a implantação de grama no logradouro da Avenida Brigadeiro Mario Epinghaus, no Centro. As intervenções na área fazem parte do projeto de revitalização da localidade, que conta ainda com a inserção de meio-fio, passeio com acessibilidade e novo ponto de ônibus com recuo.

De acordo com o chefe de fiscalização de obras da Seinfra, Rlick Santos, intervenções semelhantes serão executadas em outras localidades do município. Ele complementa destacando que, com a conclusão da obra, a população local terá um logradouro completamente revitalizado.
A comunidade aprovou a iniciativa da PMLF, principalmente pela qualidade do serviço. “Gostei muito de ver essa grama aqui, pois ficou mais bonito”, pontua a aposentada Nilza Correia. Opinião compartilhada pelo vigilante Alan de Jesus, que sinaliza ser muito positiva a iniciativa da Prefeitura. 

ANIVERSARIANTES DO DIA 18 DE MARÇO DE 2014

DIÁCONO GENILDO

NALANDA SANTOS

TASSIO REVELAT

RITA ARAUJO

FERNANDA APOLINÁRIO

CRISTIANO PARANHOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


NOVOS MÉDICOS DO PROVAB CHEGAM A LAURO DE FREITAS E ATENDIMENTO É AMPLIADO

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), começou a semana com boas notícias. O auditório da Sesa foi palco da apresentação, na manhã desta segunda-feira (17), dos novos médicos que integram as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade a partir de agora.

No total, foram apresentados 18 médicos com a especialidade em Clínico-Geral, sendo 8 pelo Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde e 10 por contrato junto à PMLF.
Para o secretário de Saúde, Bruno Barreto, esta é mais uma demonstração da busca pela garantia do atendimento de Saúde no munícipio.
"Nosso lema é cuidar de gente. Esperamos que vocês cuidem dos nossos munícipes de forma humana, com um carinho especial. Vamos manter uma afinidade e se aproximar cada vez mais da nossa população que tanto precisa", ressaltou Barreto.
Na oportunidade, os profissionais conheceram um pouco mais do trabalho da Atenção Básica na cidade e em quais unidades atuarão.

TEATRO DA GENTE: PROJETO CULTURAL SEGUE COM PROGRAMAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA

Dando continuidade às atividades previstas no projeto Teatro da Gente, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove nesta quarta-feira (19), a apresentação dos espetáculos “Onde Nasce o Preconceito” e “Marama”.

A primeira atração que terá início às 18h30, no Cine Teatro, situado no Centro, retrata de maneira lúdica a origem da escravidão e a herança deixada pelos antepassados, especialmente na cultura. A peça interpretada pelo grupo Novo Caminho conta ainda com uma crítica sobre a forma como os negros eram tratados pelos senhores de engenho.
Logo em seguida, às 19h30, o público assistirá ao espetáculo “Marama”, do grupo Éreoata. A peça conta a história das aventuras uma menina indígena e seus amigos extraordinários encontrados na selva.     
O projeto – O Teatro da Gente é uma homenagem ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, comemorados no dia 27 de março. A Prefeitura lançou a iniciativa na última quarta-feira (12), a proposta consiste em fortalecer, valorizar e difundir a produção de grupos teatrais locais e fomentar uma rede de diálogos sobre o tema. Vale destacar que todos os espetáculos são gratuitos.
As apresentações seguem até o dia 27 de março, em diversos espaços da cidade. Clique aqui e confira a programação completa! 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares