sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

OS CEMITÉRIOS DE PORTÃO E AREIA BRANCA ESTÃO INTERDITADOS E FECHADOS PARA REFORMAS E AMPLIAÇÃO


Os cemitério de Portão e de Areia Branca, atingiram de novo suas capacidades para sepultamentos, o que tem trazido sérios transtornos para a população, como o episódio registro hoje, dia 07/02, quando a família da  da jovem Ana Késsia Moranda de 15 anos de idade,  que foi assassinada em junho de 2013, mas que teve seu corpo liberado ontem 06/02/2013, após aguardar a confirmação do exame de DNA pelo IML - Instituto Médico Legal. Os pais desejavam sepultar o corpo no cemitério de Areia Branca, inclusive anunciando o enterro para o dia de hoje às 14H, mas foram informados da impossibilidade, ante  os problemas estruturais e mau cheiro do pequeno e distante cemitério.
Diante da situação, a solução foi procurar o cemitério de Abrantes da cidade vizinha de Camaçarí, mas sem a certeza de obter a autorização para sepultar o corpo da jovem. O cortejo fúnebre seguiu para Abrantes com o caixão e contando com a sensibilidade do administrador do cemitério, que ouviu os fatos, aceitando receber o corpo, esperando receber a devida documentação para o ato na próxima segunda feira, dia 09/02.
Vale lembrar que a reforma do equipamento de Portão começou em agosto de 2013, com previsão de entrega da obra até o mês de novembro do mesmo ano. Os sepultamentos então passaram a acontecer somente em Areia Branca, mas pela demora da entrega dos serviços em Portão, o mesmo aconteceu em Areia Branca, o que quer dizer que não temos vagas para nossos mortos serem enterrados. 
Essa necessidade de reformas e ampliação dos cemitérios municipais, aponta para uma situação que precisa ser resolvida e implementada a longo prazo, que é a construção de novos espaços para esse ato final de cidadania, inclusive com a revisão desse modal, o que é apontado por organismos internacionais de saúde pública e ambiental, como um modelo que representa uma ameaça ao meio ambiente e saúde da população, sugerindo e estimulando pelo uso de crematórios, o que enfrenta os costumes e tradições religiosas.

POR RICARDO VIEIRA

NOTA DE FALECIMENTO DE DONA ARCANJA DO ARACUÍ


Faleceu hoje Arcanja Pinto de Oliveira de 82 anos, a DONA ARCANJA, que se mudou para Lauro de Freitas em 1971 oriunda da cidade de Camaçarí, se estabelecendo no Aracui, se tornando uma das mais importantes matriarcas da comunidade e da região que compreende os bairros do Chafariz e Lagoa dos Patos.
Comerciante conhecida, prosperou com o crescimento de Vilas do Atlântico, mantendo um bar e uma mercearia próximo a 2ª entrada do loteamento e da Praia de Ipitanga, reunindo trabalhadores da construção e de outros serviços ofertados em Vilas. Foi homenageada em vida pela prefeitura municipal com seu nome, emprestado ao pequeno largo e que dá acesso aos lugares aqui identificados. 
Mulher respeitada e querida deixa 05 filhos, 12 netos e 07 bisnetos. O sepultamento está previsto para acontecer amanhã às 14h no Cemitério de Portão. 



POR RICARDO VIEIRA

Associação Carnavalesca em Reunião com Doutora Adriana Secretaria de Educação de Lauro de Freitas



Enviado pelo meu Windows Phone

Master Grill em frente a Igreja Assembléia de Deus no Centro de Lauro de Freitas.

Master Pizza e Churrascaria
Almoço e Pizza de Qualidade.
Telefone: 71 3026-1441


Enviado pelo meu Windows Phone

COELBA SUSPENDE SERVIÇO DE ENERGIA ELÉTRICA EM LOCALIDADES DE LAURO DE FREITAS

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informa que haverá a suspensão no fornecimento de energia elétrica neste domingo (9), das 8h às 14h no Loteamento Portal Norte Center, situado no Centro. Procedimento semelhante será desenvolvido na próxima terça-feira (11), das 8h30 às 14h30 nas ruas Juracy Magalhaes, Carlos de Sá e Loteamento Bosque do Quiosque, na região de Araqui.

A instituição destaca que o desligamento será necessário para que os técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento da rede elétrica que atende ao município.

Vereador quer lei permitindo que empresas coloquem anúncios nas faixas de pedestre

por Sandro Freitas
Vereador quer lei permitindo que empresas coloquem anúncios nas faixas de pedestre
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Com o argumento de que o dinheiro poderia ser usado para aplicação em projetos de mobilidade urbana, manutenção dos cruzamentos e custeio da Transalvador, entre outros fins, o vereador Euvaldo Jorge (PP) pede que a prefeitura de Salvador crie um novo espaço de publicidade, desta vez em um local não muito usual, as faixas de pedestre. Trata-se do Projeto de Indicação nº 16/2014, que está em tramitação na Câmara Municipal. “Indica ao prefeito, que institua publicidade paga em faixa de pedestres semaforizadas”, diz o texto de autoria do pepista, publicado no Diário Oficial da Casa desta quinta-feira (6). Entre as argumentações de Euvaldo, está a “necessidade de prover grandes investimentos em transporte público”; “que um terço da população faz seu deslocamento no modo a pé e consequentemente faz o uso da faixa de pedestres”; “o custo elevado da Transalvador para manter todas as faixas de pedestres em aproximadamente mil e quatrocentas interseções semafóricas e centenas de outras faixas de pedestres em locais não semaforizados, em diversos bairros da cidade”; “que uma cidade bem sinalizada é pré-requisito para redução dos índices de acidentes automobilísticos”; e “que os espaços urbanos viários destinados às faixas de pedestres poderão servir de pontos para divulgação de propagandas”. A intenção de Euvaldo é de que a autorização para a publicidade nas faixas de pedestres seja feita através de licitação pública, desde que os grupos não façam propaganda de produtos “nocivos à condução veicular, à saúde e aos bons costumes da população”. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares