segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Escolas mudam calendário de 2014 em função da Copa do Mundo



As escolas da rede pública e particular mudaram o calendário para o ano letivo de 2014 por conta da Copa do Mundo de futebol do ano que vem. Com as alterações, as unidades municipais e estaduais terão um mês de férias entre junho e julho. Segundo a TV Bahia, a Copa também vai fazer as aulas começarem mais cedo na maioria das instituições. Na rede particular e nas escolas municipais o ano começa em janeiro. Apenas na rede estadual as aulas terão início apenas em março e terminarão apenas em janeiro de 2015.
Confira como ficou o calendário das escolas para o próximo ano:
Rede particular
Início da aulas: 27/01
Início do recesso: 19/06
Fim do recesso: 04/07
Rede pública (municipal)
Início da aulas: 27/01
Início do recesso: 12/06
Fim do recesso: 13/07
Fim das aulas: 23/12
Rede pública (estadual)
Início da aulas: 10/03
Início do recesso: 12/06
Fim do recesso: 13/07 (Correio)

SEGUNDO FESTIVAL DE PIPAS ACONTECE EM LAURO DE FREITAS

Para comemorar o Dia Mundial de Combate à AIDS, será realizado o 2º Festival de Pipas em Lauro de Freitas - "Voar com diversão", no dia 1º de dezembro, entre 10h30 e 17h, no Tênis Clube de Vilas. O evento, promovido pela Ong Mac - Macaco /Aids / Crianças conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesa).

De acordo com a presidente da Ong, Lynn Filippucci, o objetivo principal deste festival, além de oferecer a oportunidade de lazer e entretenimento comunitário, é conscientizar os participantes da importância do combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST - HIV/AIDS, HPV, HTLV, Hepatites e Tuberculose).
Palestras; distribuição de preservativos e de materiais informativos; testes rápidos de saúde; oficinas de pipas; além de pintura de rosto, piscinas de bolas e pula-pula serão disponibilizados para o público (adulto e infantil). No local, terá uma feira de artesãos, onde serão vendidos produtos artesanais.
Na oportunidade será realizado também um concurso de pipas, com a finalidade de alertar sobre a proibição da fabricação, comercialização e utilização do cerol, determinado pela Lei Municipal 1.496/2013 de 30/08/2013. As inscrições para o concurso serão realizadas no dia do evento.
Para acesso ao festival, o público deverá levar três kg de alimento não perecível, produtos de higiene e/ou limpeza ou R$ 5,00 por família até cinco pessoas. Outra opção é a doação de brinquedos, que será revertida em prol do Natal das famílias que vivem e convivem com o vírus da AIDS. Mais informações através do telefone (71) 3379-3784.

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS ESCLARECE QUE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É FERIADO MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) publicou o Decreto nº 3.591, de 07/01/2013, estabelecendo o dia 20 de novembro (quarta-feira) - Dia da Consciência Negra - como feriado municipal.

Os setores que exercem serviços essenciais mantêm as atividades. São eles, a Guarda Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesa), o Departamento de Manutenção (Deman), a Comissão Permanente de Licitação (Copel), o setor de fiscalização (Posturas Públicas, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte), o setor de Limpeza Urbana, salva-vidas e a Defesa Civil.
Clique aqui e confira o decreto na íntegra! 

VISTA- SE BEM NA LOJA MORENA BELLA - Coleção Festa Auto Verão Morena Bella










Afródromo em horário nobre: prefeitura anuncia mudanças para o Carnaval 2014

No carnaval de 2014 os blocos afro irão desfilar no circuito do Campo Grande, domingo, segunda e terça, a partir das 18h. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito ACM Neto e pelo músico Carlinhos Brown. Os dois caminharam sob o sol de meio dia pelas principais ruas do bairro do Candeal, visitando posto de saúde, escola, o projeto Pracatum e o Gueto, para, segundo eles, avaliar o que já foi feito e o que ainda precisa melhorar no local.

"Conseguimos bons  horários, acessibilidade, um lugar legal. É disso que falávamos quando reivindicamos mais espaço", comemorou Brown. "Das 12h às 18h vão desfilar os blocos que historicamente já desfilam ali, e a partir das 18h entrarão os blocos afro", disse o prefeito. 

O secretário de turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, também acompanhou a caminhada e contou ao Bocão News outras novidades. Uma delas é que já está confirmado que o carnaval da Avenida vai começar no Campo Grande e acabar na Praça Castro Alves. "Os trios não vão mais voltar pela Carlos Gomes. O percurso vai diminuir, vai ficar mais parecido com o de Ondina. Vai durar cerca de 4h30", anunciou o secretário. 



Outra novidade é o número e modelo de banheiros dos dois percursos. "Vamos dobrar o número de banheiros, de 2 mil para 4 mil. E os 2 mil novos não serão químicos, serão de containers, com ar condicionado e limpeza permanente", disse. Bellintani também contou que as inscrições para o Carnaval de quarta-feira, na Barra, já dobrou o número de inscritos em relação a este ano. "Em 2013 foram 40 fanfarras, mas ano que vem teremos mais ou menos 80", finalizou. 

GRUPO CULTURAL BAMBOLÊ DESFILOU NA FESTA DE PORTÃO HOMENAGEANDO O BASQUETE

Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes aulas de ginástica, que pouco estimulavam aos alunos. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas. 
A primeira bola de basquete foi feita pela A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets) ainda em 1891, e seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol.
As primeiras cestas sem fundo foram desenhadas por Lew Allen, de Connecticut, em 1892, e consistiam em cilindros de madeira com borda de metal. No ano seguinte, a Narraganset Machine & Co. teve a idéia de fazer um anel metálico com uma rede nele pendurada, que tinha o fundo amarrado com uma corda mas poderia ser aberta simplesmente puxando esta última. Logo depois, tal corda foi abolida e a bola passou a cair livremente após a conversão dos arremessos. Em 1895, as tabelas foram oficialmente introduzidas. 
Naismith não poderia imaginar a extensão do sucesso alcançado pelo esporte que inventara. Seu momento de glória veio quando o basquete foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e ele lançou ao alto a bola que iniciou o primeiro jogo de basquete nas Olimpíadas. 
Para Artêmio Luz Diretor Grupo ; o Basquete precisa ter mais apoio não só em nossa cidade , mas , no Brasil inteiro. A lembrança do figurino do Basquete veio para incentivar a prática dessa modalidade esportiva coletiva e também para alertar os nossos gestores da importância da modalidade. Artêmio também relata a dificuldade das bailarinas usarem o figurino pelo tamanho do short , mas, depois da explicação da mensagem que o grupo iria passar, todas imediatamente concordaram e montaram até uma coreografia. A dança é um conjunto de informação que só basta saber usar de forma correta.

VEJAM A COREOGRAFIA DO BASQUETE


Volei: Brasil faz 3 a 0 no Japão e conquista bi da Copa dos Campeões

  1. Foto: FIVB
Com 100% de aproveitamento e atuação irrepreensível, a Seleção Brasileira feminina de vôlei confirmou, neste domingo, a conquista do título da Copa dos Campeões. Em Tóquio, no Japão, a equipe comandada por José Roberto Guimarães fez 3 a 0 nas anfitriãs para fechar 2013 com chave de ouro – na temporada, o time foi campeão também do Grand Prix, do Sul-Americano e dos torneios de Montreux e Alassio. Em uma competição envolvendo os campeões continentais – mais o país-sede Japão – e disputada por pontos corridos, a Seleção Brasileira soube que seria campeã antes mesmo da vitória: ao fazer 2 a 0, garantiu a conquista de um ponto que a deixaria com 13 na classificação, inalcançável para as japonesas, que se conseguissem uma improvável virada chegariam no máximo a 12 pontos. Com a derrota por 3 a 0, as japonesas ainda perderam a segunda colocação: acabaram ultrapassadas pelos Estados Unidos. Para chegar ao título - o segundo na história do torneio (juntando-se ao de 2005), as atuais campeãs olímpicas passaram por Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana e Rússia sem desperdiçar pontos – com vitórias por 3 sets a 0 ou 3 a 1. Contra as japonesas, as brasileiras sofreram apenas no primeiro set, impondo o jogo no restante da partida. As parciais da vitória foram de 29/27, 25/14 e 25/18.

Charge do Dálcio

Mandela segue 'muito doente' e não consegue falar, diz ex-mulher

Mandela segue 'muito doente' e não consegue falar, diz ex-mulher
Foto: Divulgação
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, permanece "muito doente" e está incapaz de falar por causa dos tubos em seus pulmões, disse neste domingo (17) sua ex-mulher a um jornal sul-africano. "Ele continua muito sensível a qualquer germe, por isso tem que ser mantido, literalmente, estéril. O quarto [em sua casa no subúrbio de Johanesburgo] é como uma UTI", comparou Winnie Madikizela-Mandela ao Sunday Independent. "Ele tem 95 anos de idade e é difícil para ele, por causa de todos os tubos que estão em sua boca para limpar seus pulmões e prevenir uma infecção recorrente", completou. Segundo Winnie, o ex-líder antiapartheid tem se comunicado apenas por expressões faciais. Mandela está em cuidados médicos intensivos desde 1º de setembro, quando recebeu alta após quase três meses de internação em um hospital da capital Pretória, por conta de uma infecção pulmonar recorrente.

Pimentão é alimento com maior nível de agrotóxicos, diz Anvisa

Pimentão é alimento com maior nível de agrotóxicos, diz Anvisa
Foto: Divulgação
Divulgados nesta semana, os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apontam níveis elevados – e preocupantes, segundo o órgão – de uso de agrotóxicos nos alimentos comercializados no Brasil. Com base na pesquisa, é possível afirmar que pelo menos um terço das frutas, vegetais e hortaliças presentes nos supermercados do país apresentam resíduos de defensivos agrícolas. No ranking dos itens mais perigosos, a liderança absoluta é dos pimentões. Entre as 213 amostras analisadas pela Anvisa, 89% apresentaram quantidade insatisfatória de substâncias químicas. Em seguida, aparecem as cenouras, com 67% de 152 unidades contaminadas.

Vitória bate o Santos e continua na briga por vaga na Libertadores

Vitória bate o Santos e continua na briga por vaga na Libertadores
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O Vitória ainda continua na briga pela classificação para à Copa Libertadores de 2014. Neste domingo (17), em duelo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro bateu o Santos por 2 a 0, no Barradão. O gols foram marcado por Dinei e Maxi Biancucchi. Com o resultado, o Leão chegou aos 54 pontos. Saiba todos os detalhes na Coluna Esportes.

BANKOMA LEVA TRADIÇÃO E TODA SUA BELEZA AFRO PARA GRANDE FESTA DE PORTÃO 2013

No início da noite desta sexta-feira (15), uma dos primeiros blocos a desfilar no primeiro dia da Grande Festa de Portão, foi o Bankoma. Com cores, tradição afrodescendente e alegria, o bloco afro que representa o bairro de Portão no carnaval de Salvador brilhou e mais uma vez deixou os foliões emocionados.

Eliana Santos, coordenadora pedagógica dos projetos sociais do Bankoma, disse que o desfile é muito mais que uma participação, é um compromisso com a comunidade de Portão, firmado no ano 2000 pelo saudoso Raimundo do Bankoma. “Ele mentalizou levar para a comunidade de Lauro de Freitas toda produção cultural que os terreiros de candomblé faziam e fazem até hoje, com o objetivo de afirmar sua identidade, através do bloco”, afirma Eliana.
A coordenadora ainda destacou que o Bankoma vai além de um bloco. “Os projetos sociais do Bankoma agregam mais de 200 crianças, que têm o patrocínio da Petrobras. Isso reforça muito a questão da inclusão social associada a valores de personalidade humana e a autoestima elevada. Nós levamos o resultado disso para o carnaval de Salvador, quando desfilamos com mais de 2000 pessoas com essa afirmação de identidade e representando nosso bairro de Portão e nosso município entre os blocos afros”, explica.
Sobre a Grande Festa de Portão, Eliana fez questão de ressaltar a importância de desfilar no bairro. “Para a gente é uma pré-produção, uma preparação para o carnaval de Salvador. Essa festa é muito importante, pois além de fazer uma chamada para a comunidade, ela desperta no povo sua valorização e seu reconhecimento étnico e cultural”, afirma.
A moradora do bairro de Portão e dançarina do Bankoma, Emile Neves, depois de acompanhar o bloco afro durante as festas do bairro como foliã, neste ano é dançarina. Emocionada, disse que é um momento importante para ela e sua comunidade. “É uma emoção muito grande, porque estamos mostrando nossa arte para nossa comunidade. Nos preparamos o ano todo para nos apresentar aqui na Grande Festa de Portão. Vemos que cada esforço valeu a pena”, disse Emile.

MATEUS REIS , LULA MACIEL , MIRELA MACEDO E DECINHO ESTÃO LIDERANDO A ENQUETE DO VEREADOR MAIS ATUANTE DE LAURO DE FREITAS

QUAL O VEREADOR(A) MAIS ATUANTE DO LEGISLATIVO

 DE LAURO DE FREITAS 2013

EDILSON FERREIRA
  6 (6%)
LULA MACIEL
  11 (12%)
MIRELA MACEDO
  10 (10%)
ALINE OLIVEIRA
  2 (2%)
DECINHO
  7 (7%)
MATEUS REIS
  32 (35%)
FAUSTO FRANCO
  3 (3%)
GILMAR OLIVEIRA
  6 (6%)
NAIDE BRITO
  2 (2%)
DONA AUGUSTA
  2 (2%)
ALEXANDRE MARQUES
  4 (4%)
PAULO AQUINO
  2 (2%)
CARLUCHO
  0 (0%)
JORGE BAHIENSE
  0 (0%)
JUNIOR NEVES
  2 (2%)
WAGNER BATISTA
  0 (0%)
ANTONIO ROSALVO
  2 (2%)


Votos até o momento: 91
Dias restantes para votar: 12 


RESULTADO ATÉ O MOMENTO

A DISPUTA PELA LIGA DESPORTIVA DE LAURO DE FREITAS VAI SER GRANDE

Foto: Adilson e Edivaldo futuro presidente da liga desportiva de Lauro
Já estavam em campanha na grande Festa de Portão
Adilson Borges uma grande história no esporte e Edivaldo Ferreira uma grande liderança comunitária com trabalhos no Esporte e na Cultura, se uniram para vencer a disputa da Liga de Lauro de Freitas.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares