quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Correios dizem que vão descontar salários de trabalhadores que estão em greve

Correios dizem que vão descontar salários de trabalhadores que estão em greve
Foto: Reprodução
Os Correios informaram nesta quarta-feira (25) que vão descontar os dias parados dos salários dos funcionários que estão em greve desde o dia 17 de setembro. Segundo a empresa, a legislação prevê que a paralisação implica na suspensão do contrato de trabalho, mas o momento em que os descontos serão efetuados ainda não foi definido. Segundo a Agência Brasil, o dissídio coletivo deverá ser julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), porque não houve acordo entre a companhia e os trabalhadores. Segundo o TST, a empresa pode determinar o desconto dos dias parados antes do julgamento do dissídio, mas a questão deve ser incluída na análise da Corte e pode ser alterada. Segundo a empresa, 92,73% dos empregados (115.426) trabalham normalmente hoje. Entre os empregados da área operacional (carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo), o índice de trabalhadores presentes é 91,39%. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

Compra da TIM por empresa que administra Vivo prejudicará consumidor, diz Anatel

Compra da TIM por empresa que administra Vivo prejudicará consumidor, diz Anatel
Foto: Divulgação
Se concretizada, a fusão das duas maiores operadoras de telefonia do Brasil – Vivo e TIM – será prejudicial ao bolso dos consumidores. A avaliação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marcelo Bechara. "A operação não foi submetida ainda e temos que analisar, mas acho danoso para o consumidor que as duas maiores empresas do mercado se consolidem", opinou nesta quarta-feira (25), durante seminário organizado pela Telecomp. Nesta terça (24), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já havia se posicionado contra a transação. “Isso representaria uma concentração muito grande na mão de um grupo e diminuiria a concorrência no mercado, o que é uma coisa muito negativa”, analisou, em entrevista à Folha de São Paulo.   

Fonte Nova libera venda de acarajé em todos os jogos e terá lavagem anual

por Evilásio Júnior
Fonte Nova libera venda de acarajé em todos os jogos e terá lavagem anual
Foto: Divulgação
A polêmica sobre a proibição da venda do tradicional acarajé baiano na Arena Fonte Nova chegou ao fim nesta quarta-feira (25), após encontro entre representantes da administração do estádio, da associação dos profissionais do setor (Abam) e das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Copa (Secopa). Segundo a chefe de gabinete da Setre, Olívia Santana, o acordo prevê a manutenção no espaço das seis baianas autorizadas a comercializar o bolinho nas copas das Confederações e do Mundo em todas as partidas de futebol, mas será analisada a possibilidade de outras quatro indicadas pelas Abam terem permissão para atuar, o que totalizaria dez quituteiras. "É preciso conjugar modernidade com tradição. Não fazia sentido ser na Copa e não na agenda geral do esporte", analisou Olívia, em contato com o Bahia Notícias. Na próxima quarta (2), uma nova reunião será realizada para tratar de questões operacionais, a exemplo da definição do local dentro da praça esportiva onde será feita a fritura e a logística de distribuição dos produtos. "Isso já foi testado e aprovado na Copa das Confederações", considerou. Para comemorar o entendimento, será criada uma nova "tradição popular" do entorno à parte interna do estádio. "Tudo na Bahia acaba em lavagem. Será realizada uma grande lavagem das escadarias e a ideia é que todo ano se repita. A arena está ao lado da Fonte das Pedras e diante do Dique do Tororó, com os seus orixás, portanto não tem sentido prescindir de mais um elemento que agrega valor simbólico da nossa cultura", pontuou. De acordo com Olívia Santana, o evento será precedido de um cortejo que sairá do Dique em direção à Fonte Nova. A data ainda será definida.

Madre de Deus: Prefeitura implanta salas odontológicas dentro das escolas municipais

Madre de Deus: Prefeitura implanta salas odontológicas dentro das escolas municipais
Foto: Reprodução
O Município de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), inaugura nesta sexta-feira, (27) consultórios odontológicos em todas as escolas da rede municipal de ensino. Com o serviço, as crianças e jovens poderão fazer seus tratamentos gratuitamente na própria escola onde estudam. O projeto é em parceria com o Governo do Estado da Bahia. “Estar bem de saúde é fundamental para o crescimento das nossas crianças, inclusive facilita o processo de aprendizagem e integração. Por isso cuidamos da saúde até mesmo nas escolas”, afirmou o prefeito Jeferson Andrade (PP). Os alunos, que já recebem semanalmente atendimento odontológico na sala de aula e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, agora terão direito a todos os serviços desta especialidade com atendimento especial. Todas as escolas do município foram contempladas com a medida.

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ESTIMULA RESGATE ORAL DAS TRADIÇÕES CULTURAIS

Alunos da Creche Municipal Favo de Mel participaram da abertura da Oficina de Contação de Histórias no contexto do Projeto Akpalô, nesta quarta-feira (25), na Biblioteca Pública Municipal de Lauro de Freitas. A atividade é uma ação da Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O secretário de Educação, Edmilson Pereira, destacou que é importante diversificar e levar novas inserções pedagógicas culturais para a convivência no ambiente escolar. "A Oficina de Contação de Histórias passa pelo fortalecimento da cultural oral, a qual ocupa lugar preponderante na formação das pessoas", conclui.
De acordo com a autora do Projeto Akpalô e coordenadora do Núcleo de Ações Afirmativas (NAFIR) da Semed, Rosângela Accioly, as oficinas criam metodologias para a prática das Leis 10.639.03 e 11.645, que discute a importância do patrimônio africano-brasileiro e indígena no cotidiano escolar. "O Akpalô surge das discursões teórico-epistemológicos do Grupo de Pesquisa do Programa Descolonização e Educação da UNEB – PRODESE", ressalta a pesquisadora do Grupo.
As crianças assistiram a uma apresentação de livre narrativa e dinâmica corporal, com músicas e pinturas das lendas indígenas (releitura da Lenda da Noite) e africana (O Baú de Histórias), ministrada pela poetisa, escritora e contadora de histórias, Rosana Paulo. O projeto itinerante vai percorrer as creches e escolas municipais de educação infantil.
"As oficinas de contação de histórias através do Projeto Akpalô devolvem o ambiente de leitura e o resgate oral das tradições culturais afro-brasileiras e indígenas para as crianças do nosso município", afirma a secretária da Secult, Márcia Tude.
O Akpalô é o contador de histórias Nagô - personagem muito importante e respeitado por essa função que desempenha na comunidade. Representa a memória viva, a história de cidades, reinos, comunidades, famílias, linhagens e instituições. Suas narrativas são poéticas e dramatizadas.
Exposição - Na oportunidade foi aberta a exposição do artista plástico Marcos Vianna, que ficará na Biblioteca Pública Municipal de Lauro de Freitas até o dia 2 de outubro. São esculturas confeccionadas com as folhas de listas de telefone vencidas pelo tempo, que em suas mãos, tornam-se ricas saias de baianas. As peças possuem movimentos próprios e causam curiosidade pela técnica inovadora.

Médico angolano é aguardado nesta quarta para começar atendimento no Subúrbio Ferroviário

por Francis Juliano
Médico angolano é aguardado nesta quarta para começar atendimento no Subúrbio Ferroviário
Foto: Lílian Marques / G1
É aguardado para iniciar o trabalho nesta quarta-feira (25) no distrito de Nova Constituinte, Subúrbio Ferroviário de Salvador, o médico angolano, naturalizado portugûes, Francisco Manoel Pegado. Ele será o segundo profissional a se apresentar pelo programa Mais Médicos na localidade, como também em Salvador. Foram destinados seis profissionais para a capital baiana, mas até o momento só o português Raul Ramalho, que se apresentou nesta terça (24), e Francisco Manoel tiveram os registros provisórios liberados pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). Em Nova Constituinte, que fica entre Periperi e Fazenda Coutos, a demanda diária é de cerca de 250 atendimentos individuais. Na unidade, atualmente trabalham dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, 17 agentes de saúde, um dentista e um auxiliar de dentista. 

Eunápolis: Diretor e agentes de presídio são presos por facilitação de crime

Eunápolis: Diretor e agentes de presídio são presos por facilitação de crime
Foto: Reprodução/ Radar 64
O diretor-adjunto do presídio de Eunápolis, Jabes Santana, e outros oito agentes penitenciários e ex-funcionários foram presos nesta terça-feira (24), no município do extremo sul baiano, acusados de facilitação de crime. Segundo informaçoes do A Tarde, os servidores permitiam a entrada de drogas e celulares no conjunto penal, administrado pela empresa privada Reviver. De acordo com a polícia, os telefones eram utilizados pelos presidiários para comandar crimes de tráfico de drogas e falsos sequestros. Inaugurado há menos de um ano com a capacidade para 250 presos, o presídio está superlotado.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares