domingo, 14 de julho de 2013

Taxista de Natal encontra mochila com R$ 15 mil e devolve ao dono

O taxista Fernando Salustino de Sena, de 65 anos, trabalha nas ruas de Natal há 35 e já encontrou muitos objetos esquecidos dentro de seu carro em tantos anos de profissão. Mas, nesta sexta-feira (12), ele se surpreendeu: um casal esqueceu uma mochila com R$ 15 mil no veículo. Seu Fernando, como é conhecido no ponto em que trabalha, só sossegou quando conseguiu devolver o dinheiro ao comerciante José Gonzaga, de 45 anos, e sua esposa Erivoneide Pinheiro de Lim, 35.
Seu Fernando contou ao G1 que deixou o casal no bairro das Quintas, na zona Oeste da capital potiguar, e foi buscar sua esposa no trabalho. "Quando minha mulher entrou no carro ela viu logo a mochila no banco de trás. Como ela é curiosa que só, abriu para ver o que tinha dentro. Quando ela viu aquele monte de dinheiro a gente ficou nervoso demais", disse. E aí começou uma sequência de desencontros. Seu Fernando voltou ao bairro das Quintas para devolver a mochila, mas não encontrou o casal. "Eles desceram de um lado da rua e atravessaram, e eu não vi em que casa eles entraram e eu também não ia reconhecer o rosto deles porque a gente não dirige olhando pro rosto dos passageiros", disse. Foi então que Seu Fernando voltou ao ponto de táxi onde o casal havia embarcado e perguntou aos colegas de trabalho se alguém tinha lá procurá-lo e a resposta foi negativa.
O comerciante José Gonzaga, por sua vez, só percebeu que tinha esquecido a mochila por volta das 19h, uma hora e meia depois de ter sido deixado em casa pelo taxista. Só então ele chamou o filho e foi de moto ao ponto de táxi tentar encontrar Seu Fernando, mas ele não estava lá. "Eu voltei pra casa preocupado, pensando que talvez eu nunca mais visse esse dinheiro", disse Gonzaga.

Seu Fernando também foi para casa. "Eu tava aperreado demais. Só pensava que alguém podia roubar aquele dinheiro. Escondi bem escondido em cima do guarda-roupa e hoje de manhã coloquei a mochila no porta malas do carro, debaixo do estepe e fui pro ponto", disse. Às 7h deste sábado o comerciante voltou ao ponto de táxi na esperança de encontrar Seu Fernando, mas ele não estava lá.
"Eu fiquei lá esperando e quando ele chegou eu falei que tinha esquecido uma mochila dentro do carro dele e ele me perguntou o que tinha dentro dessa mochila, aí eu falei '15 mil reais'. Aí ele começou a brigar comigo, me chamou de irresponsável, disse que eu tinha que ter mais cuidado com as coisas e que ele não tinha dormido direito por causa do dinheiro. Parecia um pai brigando com o filho", contou Gonzaga.
E Seu Fernando confirmou. "Foi isso mesmo. Eu dei uma bronca nele para ele ser mais cuidadoso", contou aos risos. Passado o susto e a preocupação de todos, o taxista disse que em nenum momento pensou em ficar com o dinheiro. "Aquilo que não é da gente não deve ficar com a gente. Nem passou pela minha cabeça ficar com o dinheiro dele. Desde a hora que eu vi aquele dinheiro todo que eu só pensava em devolver. A honestidade acima de tudo", disse.
O comerciante José Gonzaga disse que também tirou uma lição de tudo isso. "A gente vive em um mundo com tanta coisa errada, com tanta gente corrupta, que a gente acaba desacreditando que existem pessoas honestas. E hoje eu vi que existem sim e o Seu Fernando é prova disso", disse.
A esposa do comerciante, Erivoneide Pinheiro, depois de passar a noite acordada chorando, também agradeceu ao taxista. "Isso tudo mostrou que os bons são a maioria. Eu sou grata a Seu Fernando e grata a Deus por tudo ter acabado bem", disse.

Erundina lança Lídice à candidata ao governo da Bahia em 2014


“A candidatura de Lídice da Mata está decidida”. Assim definiu a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) em encontro do partido com movimento sociais, neste sábado (13). Ao Bocão News, a socialista garante que a senadora tem experiência suficiente para enfrentar os problemas do estado. “Sou a favor dessa candidatura, pois já está mais que na hora. As condições estão dadas e ela, certamente, é uma candidata bastante competitiva. Temos uma mulher com a experiência, dimensão e representatividade que a Lídice tem aqui no estado. Como governadora será um fato inusitado na política estadual, assim como foi na prefeitura e que marcou a vida política-administrativa da capital. Tenho certeza que fará o mesmo no âmbito estadual”.No âmbito federal, a parlamentar também dá como certa a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. “Nós temos um candidato. Não foi lançado oficialmente pois a executiva e a direção do partido ainda não se reuniu em congresso para deliberar sobre isso, mas a hipótese dele ser candidato já está colocada com muita força”. Erundina atesta inclusive que não há mais condição de manter os socialistas como meros apoiadores do PT em todo o Brasil, pois constituir um partido político tem como objetivo conquistar o poder. “Senão, é um clube de amigos”.

América Latina terá rede social que critica e imita Facebook

Uma nova rede social está sendo criada na Argentina com objetivo de fazer frente ao Facebook e se tornar a principal ferramenta de intereção social na América Latina. O Facepopular, em que "face" não significa rosto, mas "Frente Alternativa Contra o Establishment", tem uma postura crítica em relação ao "establishment" Facebook, que lhe serviu de inspiração. A rede social, que espera ser um competidor direto do Facebook, conta com servidores localizados na Argentina e seu lançamento, esta semana, coincide com os planos de criação da mega rede de fibra ótica que a Unasul, União das Nações Sul-Americanas, da qual o Brasil faz parte, está desenvolvendo para toda a região.O Facepopular é o produto-estrela da Red Popular, grupo de mídia que reúne rádio, TV e sites na internet, cujo objetivo é servir de plataforma de integração tecnológica para os países da Unasul e da Celac, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, da qual o Brasil também é membro. E seus criadores são otimistas: esperam que o Facepopular se torne a rede social mais predominante na América Latina no prazo de um ano. (R7)

China inaugura maior prédio do mundo, com praia e sol artificiais

Vista panorâmica do New Century Global, considerado o maior edifício do mundo
A China acrescentou mais um feito a sua coleção de superlativos. Inaugurado no mês passado na megalópole de Chengdu, sudoeste do país, o New Century Global Center ganhou o título de maior prédio do mundo, desbancando o aeroporto de Dubai, que detinha o recorde. O novo colosso chinês tem uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, onde caberiam dez Maracanãs. Mas não é só o tamanho que impressiona na estrutura ondulada de aço e vidro. O complexo foi projetado para abrigar várias atrações, incluindo uma praia com capacidade para 6.000 banhistas, que poderão se esbaldar nas maiores ondas já produzidas artificialmente. A espessa cortina de névoa e poluição que costuma cobrir Chengdu não será problema, afirmam os autores do projeto. O prédio terá um sol artificial que brilhará 24 horas por dia, graças a uma tecnologia de iluminação importada do Japão. "Esta é uma cidade oceânica construída pelo homem", disse o guia Liu Xun ao jornal australiano "Sydney Morning Herald". "Haverá mil quartos de hotel, todos com vista para o mar". Para garantir o clima praiano, um dispositivo reproduzirá o sopro da brisa marinha. Não faltará pôr do sol, que será projetado num painel de alta definição de 150 metros, o mais longo do planeta. Além dos dois hotéis cinco estrelas, o megaprojeto abriga um dos maiores shopping centers do país, escritórios, um rinque de patinação e cinema com 14 salas.
Para não fugir à bizarra mania chinesa de copiar atrações turísticas de outros países, o complexo conta ainda com um bazar árabe e uma vila mediterrânea. Situado no centro financeiro de Chengdu, o New Century Global Centre é um dos vários projetos arquitetônicos traçados pela província de Sichuan para transformar sua capital em um polo turístico internacional. Do outro lado da rua será erguido o Centro de Arte Contemporânea de Chengdu, projeto com a assinatura da premiada arquiteta britânica-iraquiana Zaha Hadid, que terá teatro, casa de ópera e um museu. Conhecida por abrigar a maior reserva de pandas do mundo e pelo terremoto que deixou quase 90 mil mortos em 2008, a província de Sichuan teve a reputação recentemente abalada por ruidosos casos de corrupção. Segundo a revista de economia "Caixin", Deng Hong, dono da empreiteira por trás do maior prédio do mundo, está detido há três meses por suspeita de envolvimento em negócios ilícitos.

Padre diz que já mandou “mais de 160 mil demônios de volta para o inferno”


O padre Gabriel Amorth tem 88 anos. Ele é o “chefe dos exorcistas” no Vaticano há mais de 25 anos. Também é o presidente honorário da Associação Internacional dos Exorcistas, fundada por ele e outros líderes católicos em 1990. Em diversas ocasiões suas fortes declarações chamaram atenção da mídia. Já  alegou que os escândalos de abuso sexual envolvendo a Igreja Católica em vários países são prova de que o Anticristo está travando uma guerra contra a Santa Sé e vencendo. Também denunciou que afirmando que o demônio está instalado dentro do próprio Vaticano. Na recente entrevista que concedeu ao jornal inglês Sunday Times, pareceu decidido a chocar mais uma vez a opinião pública. Declarou já ter mandado “mais de 160 mil demônios de volta para o inferno”, chegando as vezes a fazer mais de 20 sessões por dia, mas por causa da idade hoje não consegue realizar mais de 3 ou 4. Disse estar preocupado com o aumento na demanda de padres especialistas em exorcismo e por isso apelou ao Papa. Ele deseja que Francisco conceda a todos os sacerdotes os poderes necessários para praticarem o exorcismo. Amorth lembra que os sacerdotes católicos necessitam de uma permissão especial do Vaticano para realizar exorcismos. O assunto é considerado tabu e por isso,  raramente tais pedidos são aceitos...
“Vou pedir que o Papa conceda a todos os sacerdotes o poder de realizar exorcismos, e garantia que os sacerdotes sejam devidamente treinados para isso nos seminários. Hoje há uma enorme demanda por isso”, disse ao Sunday Times. Ainda não há uma resposta oficial do papa, mas entre os lideres católicos o assunto tomou um grande vulto desde que um vídeo começou a circular na internet mostrando Francisco fazendo um exorcismo em plena Praça de São Pedro, no Vaticano. Segundo foi divulgado, o papa impôs as mãos sobre um homem mexicano que estava doente. Contudo, Amorth revela que essa pessoa estava na verdade “possuída por quatro demônios” e foi liberta. O porta-voz do Vaticano, bispo Federico Lombardi, não negou abertamente o ocorrido, mas esclareceu que o papa não tinha a “intenção” de realizar um exorcismo, mas que a imposição de mãos e a fé de quem reza por outros é muito importante. Com informações USA Today e Huffington Post. 

Tropa da PM baiana beira a obesidade, diz estudo


Os soldados da Polícia Militar baiana estão longe de ter a forma e o pique que precisam. Pelo menos, é o que mostra um estudo obtido pelo jornal Correio e divulgado neste domingo (14). Segundo o levantamento, o Índice de Massa Corporal (IMC) dos agentes é, em média, de 29,5 kg/m², no limite entre o sobrepeso e a obesidade segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde. De acordo com os médicos, indivíduos com IMC a partir de 29,9 kg/m² já são tratados como obesos de nível um. As avaliações corporais dos policiais foram feitas pelo Departamento de Saúde (DS) da corporação, com base em quatro circunstâncias diferentes: a fase de admissão, mudanças de patentes (promoções), cursos internos e externos e atendimentos médicos. “A partir desses dados, concluímos que nossa tropa está acima do peso. Readequar esse IMC é prioridade”, afirmou o coordenador do DS, coronel Nelson Ribeiro. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares