sexta-feira, 12 de julho de 2013

Policiais torturam jovem negro com choques nos genitais e na língua; OAB denuncia barbárie

Jovem de 19 anos foi submetido a choques no peito, nos genitais, na língua e teve um saco colocado na cabeça para não respirar. “Vamos levar ele para a desova”, teria dito um dos homens. Ismael começou a rezar. Comando admite culpa e afasta dois suspeitos

jovem negro torturado polícia uberaba
Ismael da Conceição é servente de pedreiro
Desde que foi liberado da delegacia, na madrugada de domingo, o servente de pedreiro Ismael Ferreira da Conceição se limita a andar do quarto para a sala. O jovem de 19 anos, que tem um problema na perna esquerda, passou a caminhar com ainda mais dificuldade. Ele se queixa de dores causadas por uma sessão de agressões e choques que durou cerca de cinco horas.
Em um relato corroborado pela família, vizinhos e advogada, Ismael diz ter sido seguidamente torturado por policiais militares – após supostamente ser confundido com um assaltante – dois dias depois da ocupação de 12 comunidades do Uberaba (PR), ocorrida na última quinta-feira, na capital. O caso foi denunciado ontem pela Comissão de Direitos Hu­­manos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná. O Comando da Polícia Militar reconheceu o fato e informou que dois PMs foram afastados preventivamente.
Ismael conta que às 17 horas do último sábado recebeu um telefonema de um amigo convidando-o para sair. Ele havia acabado de chegar em casa após o fim da jornada de trabalho. De banho tomado, montou na bicicleta e foi em direção ao ponto de encontro, na casa de um deles.

ANIVERSARIANTES DO DIA 12 DE JULHO DE 2013 - JOSE CARLOS GURI E CORIOLANO OLIVEIRA

JOSÉ CARLOS GURI
CORIOLANO OLIVEIRA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

COELBA INFORMA MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA EM AREIA BRANCA E NO CENTRO

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informa que será realizada uma manutenção para melhoramento na rede elétrica dos bairros de Areia Branca e Centro.

Por isso, nos dias 13 (sábado) e 15 de julho (segunda-feira), a energia será interrompida nas localidades citadas, sempre das 9h às 15h.

A mensagem que faltam 12 horas! Prazo final! O Facebook será pago e sem privacidade é falsa ou verdadeira? Confira.


Mentiras do facebook

Mensagem que circula pela Facebook afirma que daqui a 12 horas farão uma busca em seu perfil para saber se você aceita que seus dados sejam enviados ao governo americano! Verdadeiro ou falso?
O texto apareceu na rede social de Mark Zuckerberg no dia 07 de julho de 2013. O conteúdo é mais um dos inúmeros avisos que sempre aparecem no Facebook sobre a possibilidade do serviço passar a ser pago.
Dessa vez, o autor da nota pede para que o usuário copie e cole o texto em seu próprio perfil para que seus dados não sejam enviados ao governo americano e para que todos os serviços continuem gratuitos.
A notícia também afirma que falta pouco tempo até que a fiscalização do Facebook comece a pesquisar em todos os perfis para saberem quem autoriza e quem não autoriza a cobrança.
O texto completo que se espalhou na web é esse:
facebook pago1
Texto afirma que Facebook será pago! Verdadeiro ou falso? (reprodução/Facebook)
Verdadeiro ou falso?
O texto é falso! Trata-se de uma sátira aos muitos boatos que surgem diariamente no Facebook!
Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, os hoaxes possuem algumas características recorrentes:
Cita nomes de empresas confiáveis para dar mais credibilidade ao que se quer divulgar
Trata de um assunto que atraia o maior numero de pessoas possível
Não é datada, dessa forma o texto pode circular diversas vezes no ano
Pede para ser repassado (ou compartilhado)
Mistura fatos reais com vários trechos de ficção
Desmontando um hoax
Logo no primeiro parágrafo, temos:
“FALTAM 12 HORAS PRAZO FINAL, ACABOU DE SAIR NA MÍDIA, EXTRA OFICIAL, passou no Domingo Fantástico (domingo passado) e no Programa do Ratinho na quinta-feira, no Jornal Nacional e na terça-feira, na rede CBM na segunda-feira, no show do Calypso no sábado passado e no Corean On Line[...]”
A partir de que momento estaria sendo contado esse prazo citado no texto? O autor diz que o fato teria sido divulgado no “domingo passado”, mas não diz o dia. Dessa forma, esse boato poderá ser reaproveitado diversas vezes.
Além disso, o autor desse hoax também usou o recurso de acrescentar o nome de algumas “autoridades” ao texto, para dar mais credibilidade ao mesmo. No caso, usou o nome dos programas Fantástico e Jornal Nacional, da Rede Globo e o Programa do Ratinho, do SBT!
É pouco provável que a Rede Globo de televisão tenha mencionado o Facebook na sua programação. Conforme noticiado em diversos jornais de circulação nacional, desde o final de maio de 2013, a Globo proibiu formalmente que seus programas citem o Facebook e o Twitter. A determinação, segundo a direção da emissora, é que apresentadores e reportagens deverão substituir “Facebook” por “uma grande rede social” e “Twitter” por “rede social de mensagens curtas”.
Quanto ao Programa do Ratinho (e demais mídias onde a notícia teria sido veiculada) não encontramos nada a respeito.
A seguir, nos próximos parágrafos, o autor afirma que:
“[...]Daqui a 30 horas os fiscais do Face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural, tal qual está escrito aqui, e então o facebook e todos os serviços continuarão a ser gratuitos e sem o envio de dados ao governo americano. Do contrário, os dados continuarão a ser pesquisados pelo governo americano, as fotos serão visíveis por todos e seu nome irá para lista de inadimplentes com inclusão no SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ – BANK CITY – BOBONIS E TROLINS (conforme lei 3102/07-06, recentemente aprovada pelo congresso federal)[...]”
Novamente, o autor coloca o fator tempo em seu texto. O leitor desavisado fica tentado a colar o anuncio o mais rápido possível em seu próprio perfil para que seus dados não fiquem expostos e para que o Facebook continue grátis! Repetindo o que foi escrito mais acima nesse artigo, como o texto não é datado, daqui uns dias veremos esse mesmo aviso rondando a web com o mesmo prazo se esgotando.
Aqui nesse parágrafo, o autor mostra que tudo não passou de uma piada, uma sátira de um boato mais antigo que já pesquisamos aqui no E-farsas em fevereiro de 2013. Na época, o hoax alertava para o fato do “Feice” passar a ser cobrado, a menos que o usuário copiasse e colasse o texto em seu próprio perfil.
Quem inventou essa história que apareceu em julho de 2013 inseriu um monte de siglas em seu texto para tentar confundir o leitor (que muitas vezes não pesquisa um pouco antes de sair espalhando notícias falsas). Note que “SERAZA” se escreve com “S” e não com “Z”. As supostas organizações “BOBONIS” e “TROLINS” não existem e foram colocadas no texto com o propósito de confirmar a tese de que muita gente compartilha se prestar a atenção no teor do texto.
Igualmente falsa é a tal lei 3102/07-06 citada no texto. Não há nenhuma lei que regulamente a espionagem.
No final do texto, o autor do boato pede para que o texto seja colado no perfil do leitor, sob a pena de ter seus dados enviados ao governo americano e exibidos publicamente, além do serviço deixar de ser gratuito. Essa é uma ótima maneira de repassar o boato adiante.
Boatos mais comuns no Facebook
Fizemos há um tempinho um artigo mostrando os cinco boatos mais comuns que circulam todos os anos no Facebook. Vale a pena uma leitura.
Conclusão
Não existe essa história de Facebook passar a ser cobrado! Além do mais, se o serviço passar a ser cobrado e você não quiser pagar, basta migrar para outra rede social.
Fonte: E-farsas.

Brasileira que leiloou virgindade continua virgem e se diz vítima

A virgem que resolveu leiloar ‘periquita 0 km’, Catarina Migliorini, se tornou fenômeno mundial. A dita cuja tinha sido arrematada por US$ 780 mil (cerca de R$ 1,7 milhão) por um japonês, no entanto, a garota voltou à mídia para dizer que continua virgem e acusa o diretor do documentário Virgens Wanted, o qual participava, de tê-la prejudicado. 

Segundo informações do "Huffington Post", ela acusa o diretor Justin Sisley de não ter pago as despesas de viagem à Austrália e o dinheiro prometido pela participação no projeto, independentemente do leilão da virgindade. 
 
Sisely negou as acusações ao "Huffington Post" e acusou a brasileira de romper o contrato ao não honrar o compromisso sexual. Catarina, entretanto, diz que não há uma cláusula no contrato que a obrigue a perder a virgindade. 
 
"Justin me fez acreditar que era um documentário sério sobre virgens e disse que poderia ou não haver um leilão no fim", comentou.
Segundo ela, após encontrar o documentarista em Bali (Indonésia), o anúncio do leilão foi lançado na internet. Sentindo-se pressionada, Catarina resolveu levar a situação adiante, convencida por Sisely, segundo sua versão, que seria a melhor forma de o projeto ganhar publicidade.
 
De acordo com o documentarista, a brasileira deveria entregar a virgindade ao vencedor em um voo que partiria da Austrália ou da Indonésia para os Estados Unidos. O vencedor do leilão teria que usar camisinha e não poderia realizar qualquer fetiche. O ato também não seria filmado.

Dia Nacional de Luta: Salvador e interior param pelos direitos trabalhistas


O Dia Nacional de Luta, que mobiliza diversas categorias trabalhistas no Brasil, começou com a paralisação de ônibus na capital baiana. Nesta quinta-feira (11), cerca de 2,5 mil veículos públicos não saíram das garagens desde às 4h da madrugada. Às 9h, a frota foi às ruas, deixando pontos de ônibus cheios e ônibus lotados. O comércio na Avenida Sete esteve fechado durante toda a manhã.

Em Salvador, uma passeata pacífica, organizada pelas centrais sindicais, marcou a celebração do dia. Manifestantes de categorias como comerciários, bancários, rodoviários, construção civil, metalúrgicos, transporte, alimentação, entre outros, além da população, caminharam do Campo Grande à Praça Municipal.

Yolanda Viana, 49 anos, integrou à manifestação com os vizinhos. Para ela, as melhorias devem ser, principalmente, nas áreas da saúde, educação, além de melhores salários para os trabalhadores. "Já passou da hora de acontecer as manifestações. Não conheço nada sobre sindicatos mas acho que é um reforço".

Profissionais e residentes da área da saúde reivindicaram o reconhecimento como residentes, direito à meia passagem e titulação em concursos de forma diferenciada.

Marcelo Barbosa, coordenador estadual da Frente de Luta por Moradia, conta que a principal reivindicação é a entrega imediata dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida prontos em bairros como Jardim Cajazeiras e Fazenda Grande 3. “Estamos aguardando há mais de 2 anos”.

Vereadores e deputados também aderiram ao movimento. O vereador Hilton Coelho (PSOL), garante que as manifestações devem mudar os rumos da Câmara dos Vereadores de Salvador. O edil vêm participando das manifestações e reuniões do Movimento Passe Livre (MPL), que debate a mobilidade urbana da capital. Para ele, as principais reivindicações da população são nas áreas da saúde, educação, segurança e transporte. “É muito positiva esta manifestação, pois integra os sindicatos ao movimento que vieram para fortalecer”.

O vereador Luiz Carlos Suica (PT) também esteve na manifestação. Em cima do trio elétrico, que acompanhou os protestantes, o edil discursou e demonstrou total apoio à causa. “A pauta principal dos direitos dos trabalhadores é a também a minha voz. Estamos juntos em defesa aos trabalhadores. Somos contra a PEC 4330”, disse Suíca.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) discursou em meio à passeata. Alice declarou que está “muito feliz pela conquista que trouxe de Brasília”. A comunista se referiu à confirmação de 50% do Fundo Social que será destinado à educação. De acordo com a parlamentar o fundo dará um incremento de bilhões ao sistema educacional brasileiro. “Estou muito feliz, pois essa é a bandeira da minha vida”, concluiu Alice.

Bahia

As manifestações também aconteceram em diversos municípios baianos. Em Arataca, trabalhadores sem terra fecharam a BR-101, reivindicando a reforma agrária. No município de Marcionílio Souza, integrantes do Movimento dos Acampados e Assentados e Quilombolas da Bahia (Ceta) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fizeram protesto pararam um trem, na estação que fica a 4km da cidade. De acordo com a representante do Ceta, Nólia Oliveira, “o Incra nacional suspendeu créditos voltados para os assentamentos e pedimos que esses recursos voltem a ser disponibilizados para as construções e reformas de moradias, instalação do crédito semiárido, com a construção de cisternas individuais, e o crédito de apoio para as infraestruturas”. Em Santo Antônio de Jesus, os comerciários apoiaram o movimento, mas não fecharam as portas.

Câmara aprova projeto que regulamenta rádio poste em Salvador

Câmara aprova projeto que regulamenta rádio poste em Salvador
A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta quarta-feira (10), em sessão plenária, projeto de lei 105/2013 de autoria da vereadora Fabíola Mansur (PSB), que regulamenta o serviço de rádios alternativas de linhas moduladas, popularmente conhecido como rádio poste. Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião, Pública e Estatística (Ibope), as rádios postes são a terceira mídia de informação no Brasil. “A democratização da comunicação também deve levar informação à população da periferia”, defendeu a socialista. A emenda apresentada pela edil ao projeto, fruto de duas audiências públicas com mais de 60 gestores do veículo na capital baiana, também foi aprovada. Ela estabelece, entre outras coisas, que os equipamentos sonoros, instalados nos postes, devem permanecer a menos de 500 metros do de outra emissora, a menos de 50 metros de escolas, clínicas e hospitais, asilos e casas de repouso. Além disso, o funcionamento fica limitado ao período compreendido entre 8h e 20h; proíbe a instalação de cabos das rádios alternativas de linha modulada em postes onde constam transformadores de alta tensão.  Em Salvador, segundo a Associação dos Profissionais em Comunicação – Rádios Comunitárias (Apracom), existem 120 rádios em atuação nos bairros.

Sesab abre seleção para médicos pelo Reda

Sesab abre seleção para médicos pelo Reda
Foto: Reprodução
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) publicou nesta quinta-feira (11) edital de abertura de inscrições para processo seletivo destinado à contratação de 62 médicos, por tempo determinado, através do Regime de Direito Administrativo (Reda). Os profissionais já terão os benefícios previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos médicos, sancionado pelo governador Jaques Wagner no último dia 3. O processo seletivo tem prazo de um ano prorrogável por igual período e será executado pela Fundação Cefet Bahia. Com adicional de insalubridade, o salário fica em torno de R$ 5,3 mil para uma carga horária de plantão de 24h semanais. As vagas são para atuação em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista e as especialidades requisitadas são fisiatria, infectologia, pediatria, psiquiatria, urgência/clínico, ultrassonografia e cancerologia clínica.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares