terça-feira, 9 de julho de 2013

LAURO DE FREITAS - 51 ANOS NO DIA 31 DE JULHO DE 2013

Lauro de Freitas do alto.jpg
Bandeira de Lauro de Freitas
Brasão de Lauro de Freitas
BandeiraBrasão

Aniversário31 de julho
Fundação1962
Gentílicolaurofreitense
Prefeito(a)Márcio Paiva (PP)
(2013–2016)
Localização
Localização de Lauro de Freitas
Localização de Lauro de Freitas na Bahia
Lauro de Freitas está localizado em: Brasil
Lauro de Freitas
Localização de Lauro de Freitas no Brasil

MARCIO ARAPONGA PAIVA PREFEITO DE LAURO DE FREITAS NOS 51 ANOS DO MUNICIPIO


Márcio Araponga Paiva nasceu em 9 de agosto de 1967, filho de Lucrécia Carvalho Araponga e Ary de Mattos Paiva. Passou toda a infância e juventude na Ribeira, na Cidade Baixa, em Salvador, onde foi aluno do Colégio da Polícia Militar da Bahia. Durante este período, praticou remo no Clube de Regatas Itapagipe e conquistou títulos do Campeonato Baiano e do Norte e Nordeste.
Viveu toda a juventude no meio médico, acompanhando o pai, que era administrador de hospitais, nas visitas às clinicas do tio Alcy de Mattos Paiva (médico ortopedista pediátrico). Mais tarde, as clínicas SEMEC, em Amaralina e nos Mares, se transformaram no Hospital Agenor Paiva, localizado no Bonfim. 
Pelos exemplos que tinha em casa, resolveu seguir carreira em medicina e, em 1994, ingressou na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Enquanto estudante, foi médico dos times da divisão de base do Esporte Clube Vitória. 
Em 1990 teve o primeiro contato com a cidade de Lauro de Freitas-BA, onde conviveu por dois anos com o seu tio Ivan Paiva. Em 1996, ainda estudante de medicina, ao lado dos amigos Eduardo Borges e Adriana Lima (hoje sua esposa), começou um trabalho social no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, fundando a clínica SEMI - Serviços Médicos de Itinga, no Loteamento Santa Bárbara. Os atendimentos eram exclusivos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Trabalhou também como médico plantonista do Hospital Menandro de Faria. 
Em 2004 foi eleito vereador do município de Lauro de Freitas pelo Partido Progressista (PP), sendo o terceiro mais votado, com 1496 votos. Foi reeleito em 2008, novamente pelo PP, como o primeiro vereador mais votado, com 2399 votos, apesar de ser opositor ao governo municipal.
Em 2012 foi eleito prefeito do município de Lauro de Freitas com 41.875 votos.


VAMOS CURTIR BLOG DO BAMBOLÊ NO FEC

LAURO DE FREITAS CHEGANDO AOS 51 ANOS NO DIA 31 DE JULHO DE 2013

Município da Região Metropolitana de Salvador emancipado em 31 de julho de 1962. Possui área de quase 60Km² e  população de 171.042 habitantes (IBGE, 2012).
Bairros
O município de Lauro de Freitas é dividido em zonas para fins de planejamento urbano. A Prefeitura está trabalhando para promover a divisão da cidade por bairros e, assim, gerar CEPS para cada localidade. Os bairros mais conhecidos são:

Itinga – Com mais de 70 mil habitantes, mais da metade da população do município, está localizado a 5 km do Centro de Lauro de Freitas.
Portão – É o segundo em população, separado do Centro apenas pela Estrada do Coco.
Vilas do Atlântico – Foi um dos primeiros condomínios de luxo, construído para abrigar a classe média.
Areia Branca – O distrito mais distante, a 30 km do Centro, é o que mais preserva costumes de uma área rural.
Cají-Picuaia – Área de expansão habitacional.
Centro – Abriga a sede da Prefeitura de Lauro de Freitas e a Igreja da Matriz.
Ipitanga – Conhecido pela praia de Ipitanga, que faz divisa com Salvador, e atrai diversos turistas

Limites territoriais
Norte: Camaçari e Simões Filho
Sul: Salvador
Leste: Oceano Atlântico
Oeste: Salvador 
Clima
Clima: quente úmido
Precipitação média anual: 1800 mm
Temperatura média anual: 24º
Altitude média: 100 metros
Período chuvoso: abril e junho
CEP: 42.700-000
DDD: 71
Relevo
Tabuleiros, planaltos costeiros, baixos tabuleiros e colinas do Recôncavo.

Tipo de Solo
Latossolo vermelho amarelo distrófico, podzólico vermelho amarelo, com predominância de areias quartzozas marinhas distróficas.

Vegetação
Na cobertura vegetal da orla marítima coqueirais de solo arenoso. Distingue-se dunas recobertas por plantas rasteiras, arbustos e semi-arbustos.

Hidrografia
Bacia do Rio Joanes e Rio Ipitanga. O Ipitanga corta a cidade desaguando no Joanes e no Oceano Atlântico. O município tem córregos e outros dois rios, Sapato e Goró, ambos em acelerado processo de deterioração.

História
O Município de Lauro de Freitas, antigo Santo Amaro do Ipitanga, tem suas origens nos primeiros tempos do Brasil colonial, no longínquo ano de 1552, quando Garcia D’Ávila, criado e almoxarife de Tomé de Souza, pediu e obteve dele,que era o Governador - Geral do Brasil, no dia 21 de maio, duas léguas de terras ao longo do mar, nos campos de Itapuã e Vale do Rio Joanes. Foi o 1º marco lusitano na região, pois até então só os índios tupis aqui habitavam.

Garcia D’Ávila recebeu algumas das primeiras cabeças de gado trazidas para o Brasil e aqui pelos campos de Tatuapara onde ergueu a sua fortaleza e pelos arredores (Aldeia do Espírito Santo, Ipitanga e Itapuã), fez o ponto de partida no Nordeste, para o ciclo do gado, de tão grande importância para o nosso país. Os jesuítas também marcaram presença importante. Já em 1578 temos o registro de suas passagens por nossa terra, quando de uma visita à aldeia do Espírito Santo (atual Vila de Abrantes), ocasião em que é atribuído um milagre ao Padre Anchieta, ao salvar um índio de afogar-se nas águas caudalosas do Rio Joanes e em 1608 fundam a freguesia de Santo Amaro do Ipitanga.
Santo Amaro ou Mauro foi Monge Benedito Italiano, que morreu no ano de 578. Padroeiro dos fabricantes de velas e carregadores é também o padroeiro do nosso município onde é festejado devotamente em janeiro, sendo o dia 15 a ele dedicado. Arquitetonicamente barroco-maneirista, a Igreja Matriz ocupou por longo período a sede da freguesia e originou ao seu redor o povoado, hoje sede do município.A Igreja Matriz adquiriu suas feições atuais no século XVIII.
No ciclo da cana-de-açúcar, a região teve o seu esplendor, destacando-se os engenhos: Japara, Cají, Quingoma e São Bento. Esse esplendor, entretanto, foi lamentavelmente alcançado às custas do trabalho escravo dos negros vindos da África nas condições mais desumanas possíveis, substituindo os índios que iam sendo também impiedosamente exterminados pelos portugueses . Grande resistência houve por parte dos escravos africanos, culminando com o “Combate do Rio Joanes” - protagonizado por negros muçulmanos travado nas margens do rio, em Portão no dia 28 de fevereiro de 1814 e que resultou em muitas mortes. 
Em meados do século passado, com os reflexos do fim do ciclo da cana-de-açúcar, da gradativa extinção da escravatura e de um surto de cólera que dizimou quase toda a população, dentre outros fatores, a região entrou em declínio, situação esta que não se altera muito, mesmo com a instalação do campo de aviação após a 1ª Guerra Mundial e a construção da Base Aérea e do aeroporto durante a 2ª grande guerra.
Em 1962, depois de resoluções, decreto e lei, por indicação do então Vereador da capital Dr. Paulo Moreira de Souza, atendendo aos anseios de velhos moradores, o distrito de Ipitanga é então emancipado, com o nome de Lauro de Freitas, nome dado em homenagem ao Dr. Lauro Farani Pedreira de Freitas, falecido tragicamente em acidente aéreo, quando de sua candidatura praticamente vitoriosa a Governador da Bahia.
É nesse mesmo ano, que na paradisíaca praia de Buraquinho, Glauber Rocha dá a largada para a sua carreira internacional, ao concluir as filmagens de Barravento, que conquistaria o premio Opera Prima no Festival Internacional de cinema de Karlovy Vary, naTheco-Eslováquia. A praia de Buraquinho serviu de cenário para quase todo o desenrolar do filme. Nasce assim o nosso município sob o signo da cultura.
A partir da década de sessenta ironicamente, são os hippies que fugindo da civilização em direção ao paraíso de Arembepe, acabam atraindo uma multidão de curiosos  aventureiros, empreendedores e especuladores. Com eles um ciclo de desenvolvimento se acelera nessa mesma década, com a construção da Estrada do Coco e se consolida nos anos noventa com a linha verde, multiplicando-se o número de villages, condomínios, loteamentos, restaurantes, bares, barracas de praia de grande porte, shoppings, bancos, pousadas e outros estabelecimentos voltados muitos deles para o turismo, que se constitui numa grande vocação e potencialidade econômica da região.
A Lauro de Freitas, que é uma espécie de Capital Regional do Litoral Norte (Costa dos Coqueiros), está reservado o importante papel de servir de modelo de desenvolvimento industrial, para  as demais localidades dessa extensa orla marítima que se estende até os limites do Estado de  Sergipe. Atividades turísticas não faltam, pois o município, apesar da sua reduzida extensão, possui belas praias, rios com possibilidades de serem ainda recuperados, lagoas, quedas d’água e resquícios da Mata Atlântica, dentre outras belezas naturais. Uma rica história, grande influência da cultura indígena, que ficou gravada na nomenclatura de vários de seus lugares, uma grande herança da cultura africana que se expressa em seus muitos terreiros de candomblé, grupos de capoeira e na voz ritmo de seus sambistas e da cultura europeia, manifestada nas rezas de Santo Antônio, nas procissões, nos ternos de reis e outras manifestações populares, além da rica arquitetura e azulejaria do seu templo de quase quatro séculos, localizado na sua praça principal. Some-se a tudo isso, a privilegiada proximidade do aeroporto internacional de Salvador e a proximidade da capital como um todo.
Gildasio Freitas



VAMOS CURTIR BLOG DO BAMBOLÊ NO FEC

QUEM FOI LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS

(PSD), pela qual concorreu, 
Filho de Graciliano Pedreira de Freitas e de Marianina Farani de Freitas. Após os estudos iniciais na cidade natal, muda-se para Salvador, onde cursa o secundário no Colégio Antônio Vieira. Formou-se Engenheiro Civil na Escola Politécnica da Bahia.
Foi desenhista e inspetor de obras de arte; professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia; superintendente da Compagnie de Chémins de Fer Fédéraux de L'Est Brésilien, em Salvador; presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe; diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro. Foi eleito constituinte e deputado federal, pela Bahia, em 1945, na legenda do Partido Social Democrático (PSD), pela qual concorreu, em 1950, ao Governo da Bahia.
Morreu em campanha, poucos dias antes do pleito de outubro, em acidente aéreo, às margens do rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Também morreu no acidente o pai do futuro governador da Bahia, Nilo Moraes Coelho, o deputado Gercino Coelho, de Guanambi, que concorria como seu vice, além do piloto caetiteense, Guilherme Brandão de Castro.
Era casado com Elvira Pena Pedreira de Freitas, com quem teve cinco filhos.o

PREFEITOS DE LAURO DE FREITAS


ppp de



VAMOS CURTIR BLOG DO BAMBOLÊ NO FEC

Deputado baiano propõe criação do Dia Nacional do Samba de Roda

Uma das grandes tradições da cultura brasileira, o samba de roda, poderá ser celebrado nacionalmente, no dia 02 de dezembro. O projeto é de autoria do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) que visa valorizar o movimento, proveniente da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil.

Para debater sobre o tema, a Associação de Sambadeiras e Sambadeiros do Estado da Bahia (ASSEBA) e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) propõe audiência pública com a participação do parlamentar, nos dias 20 de julho, em Irará e 27 de julho, em Santo Amaro.

Para o parlamentar o samba de roda é uma expressão muito própria da Bahia e que se expressa de formas diferenciadas no seu território, no entanto deve-se marcar isso culturalmente no país. “Temos uma referência pra isso e a partir de solicitação dos movimentos dos sambadeiros e sambadeiras, daqueles que até hoje mantém esse ritmo e essa tradição na criação de um Dia Nacional do Samba de Roda. Estamos realizando audiências públicas que vão referendar esse pleito envolvendo os diversos segmentos da sociedade. Escolhemos junto com os sambadores e sambadoras os nossos sambas de roda na cidade de Irará como uma manifestação importante e que congrega essa experiência e a cidade de Santo Amaro para valorizar esse trabalho e dar expressão”.

O jornalista e estudioso da cultura popular, Josias Pires Neto, observa que o samba de roda é uma das fontes fundamentais da música popular do país. “A história e a memória do samba confunde-se com a história da civilização brasileira, a partir de uma perspectiva popular, logo o samba é a nossa própria história, o samba é o dono do corpo, como afirma Muniz Sodré”, opina.

Ele ainda destaca que para preservar o samba é necessário que o poder público comece a dar exemplo, tratando a dança e seus praticantes com a dignidade e respeito que merecem nas redes de ensino, nos eventos públicos e nas festas “Tratar com respeito os mestres do samba da Bahia, registrando as suas memórias em CD, DVDs, livros, fortalecendo o samba em todas as suas variantes. O samba é a mais vigorosa de nossas tradições culturais. Nós somos o samba”, complementa Josias. 

Samba de roda

O samba de roda surgiu no século XIX na Bahia, sendo em seguida conduzida por migrantes baianos ao Rio de Janeiro, originando o samba carioca. A tradição apresenta forte influencia dos costumes portugueses como o uso da viola, do pandeiro, da língua falada e cantada. Conhecido e admirado mundialmente, o movimento foi e registrado como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO, em 2005.

A tradição é praticada principalmente no Recôncavo da Bahia, estando presente em várias cidades da região como Cachoeira, Candeias, Santo Amaro e Muritiba. O samba de roda do recôncavo baiano é obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, desde 25 de novembro de 2005.

 

Transplante de cabeça será possível em breve, diz italiano


Um artigo do neurocientista italiano Sergio Canavero está causando polêmica na comunidade científica. Isso porque o especialista afirma que a medicina, em um curto espaço de tempo (sem especificar qual), será capaz de realizar transplante de cabeça entre seres humanos. Segundo ele, que é diretor do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, na Itália, o maior desafio para o procedimento é "a reconexão da cabeça doada à coluna cervical do receptor. Mas há de ser reconhecido o fato de que a tecnologia necessária para tal ligação já existe", relatou o médico, no texto publicado no periódico. O transplante, quando for possível, de acordo com Canavero, durará cerca de 35 horas e custará mais de US$ 13 milhões. Ainda conforme ele, os pacientes beneficiados inicialmente seriam portadores de distrofia muscular e tetraplegia. Apesar da afirmação do médico, o procedimento é desacreditado por parte da comunidade científica mundial. Um dos especialistas contrários à técnica é o neurologista norte-americano Jerry Silver, da Case Western Reserve University, de Ohio. Ele questionou sua viabilidade em entrevista à rede de TV CBS, também dos Estados Unidos. "Decepar uma cabeça e transplantá-la para outro corpo é, na minha opinião, por si só total fantasia... Isso é má ciência e nunca deveria ser permitida", disse. Uma cirurgia similar, mas feita em macaco, foi realizada na década de 1970. Na época, a falta de tecnologia impediu reconectar a medula espinhal à cabeça. Por conta disso, a pesquisa teria sido abandonada. (Uol)

Ministério da Justiça multa Vivo, TIM e Coca-Cola por propaganda enganosa


A Coca-Cola foi multada em R$$ 1,15 milhão por publicidade enganosa na oferta da bebida “Laranja Caseira”. A Vivo foi punida com multa de R$$ 2,26 milhões devido à campanha “Vivo de Natal”. A TIM, por sua vez, foi multada em R$$ 1,65 milhão por causa da campanha “Namoro a Mil”. No caso da Coca-Cola, para o Ministério da Justiça, houve ofensa ao Código de Defesa do Consumidor, especificamente ao direito básico à informação e à proteção contra a publicidade enganosa, quando o anunciante deixou de esclarecer que o produto é um “néctar” e não um “suco”.  Para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, a Vivo não demonstrou de forma adequada, clara e ostensiva as condições para a real obtenção dos minutos e dos torpedos promocionais.
A mensagem publicitária da Vivo não apresentava dados essenciais para que o consumidor ganhasse R$$ 500 em ligações e mais 500 torpedos SMS. Além disso, foi apurado que a Vivo vendeu uma quantidade de pacotes superior a sua capacidade operacional. Por último, para o DPDC, a TIM, ao anunciar o serviço, induzia a erro o consumidor a respeito do recebimento dos 1 mil minutos e da concessão de torpedos. A aplicação das multas levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor. Os valores devem ser depositados em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça, com o objetivo de serem aplicados em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores. As três empresas foram procuradas pelo GLOBO, mas não possuíam representante imediatamente disponível para comentar as multas. (O Globo)

MP-BA cobra 'dignidade' a moradores retirados das ruas de Salvador

MP-BA cobra 'dignidade' a moradores retirados das ruas de Salvador
Moradores de rua foram levados para antiga Casa de Saúde Ana Nery
Uma reunião com a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) discutiu, nesta segunda-feira (9), a situação de moradia de centenas de pessoas que viviam nas ruas de Salvador e foram transferidas para um prédio onde funcionou a Casa de Saúde Ana Nery, um dos mais tradicionais hospitais da capital baiana, situado no Largo da Soledade. De acordo com o MP, no local se amontoam desde o mês de maio, adultos, idosos, crianças, muitas delas recém-nascidas, que transitam entre animais e sem infraestrutura adequada. Segundo o órgão, uma denúncia foi entregue à Defensoria Pública no estado contra a Federação Brasileira de Direitos Humanos (FBDH), responsável pela administração do espaço. Além disso, segundo o MP, a denúncia acusa a prefeitura municipal de ter encaminhado tais pessoas para o local “devido à realização da Copa das Confederações, e que, na verdade, estaria ocorrendo uma limpeza humana nas ruas de Salvador”. Apesar de a administração soteropolitana negar a acusação, o promotor de Justiça que acompanha o caso, Valmiro Macedo, afirmou ter visto carros da prefeitura a descarregar material na área. O jurista explicou que o prédio é responsabilidade do Município e que a FBDH tem que apresentar a devida documentação para comprovar sua legitimidade para administrar o centro médico. “Há relatos de que um morador já esfaqueou outro, uma mulher perdeu o filho que esperava e ontem uma mulher foi agredida. No local, muitos moradores dizem que foi prometida a inscrição deles no programa Bolsa Família, mas alguns já conseguem se sustentar sem ir buscar ocupação fora”, informou o MP-BA. O promotor Valmiro Macedo aguarda os relatórios da inspeção das visitas realizadas no prédio por órgão competentes para que sejam adotadas as devidas providências.

Brasil tem dois médicos para cada mil habitantes

O gargalo da saúde pública do Brasil não se limita à quantidade de médicos: há problemas de distribuição e fixação dos profissionais, de infraestrutura e de financiamento. Os dados mais recentes da demografia médica, divulgados em fevereiro, mostram que o País tem 2 médicos a cada mil habitantes (o dado do Ministério da Saúde é um pouco diferente: 1,83 médico para cada mil). A média mundial é de 1,4. O Ministério da Saúde pretende alcançar 2,5 médicos para cada mil pessoas - índice similar ao da Inglaterra, que tem 2,7. E, para suprir o déficit, quer trazer estrangeiros para atuar em áreas distantes e nas periferias sem a necessidade de revalidação do diploma, com um contrato temporário de até 3 anos e salário de R$ 10 mil. Segundo o governo, para atingir essa meta, o País teria de ter mais 168.424 médicos. Só na cidade de São Paulo, segundo a Prefeitura, há um déficit de 2,4 mil médicos. 
"Emergencialmente é possível buscar alternativas como essa, desde que houvesse uma política pública que busque resolver o problema definitivamente. E acho que o País ainda não esgotou as tentativas de suprir a carência no interior com os nossos próprios profissionais", avalia a pesquisadora Maria Helena Machado, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).  Uma das alternativas propostas pelos médicos é a criação de uma carreira estatal, similar à de juízes: o médico começaria a carreira em um lugar distante sabendo que, após um tempo, poderia mudar de cidade. 
Antônio Augusto Silva, professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (Estado com a menor relação de médicos por habitantes do Brasil), defende dessa ideia. "Apesar de alguns lugares terem uma oferta de salários alta, os médicos relutam em ir para o interior porque a estrutura e a condições de trabalho são precárias. Tem de melhorar as condições de trabalho, aumentar os investimentos públicos e criar um plano de carreira para o SUS, algo adiado por sucessivos governos. Porque os juízes têm e os profissionais de saúde não?" 
O Hospital de Câncer de Barretos, que tem unidades em Juazeiro (BA), Campo Grande, Porto Velho e Fernandópolis (SP), é um dos que enfrenta dificuldades para atrair médicos, mesmo pagando salários altos: a média inicial é de R$ 18 mil. "As unidades fora de São Paulo atendem uma média de cem pacientes por dia, mas poderiam atender até o triplo, caso tivessem mais médicos. Tenho vagas sobrando, mas não há médicos dispostos a trabalhar no interior. E o mundo é globalizado. Por que não trazer estrangeiros?", diz Henrique Prata, gestor do hospital, que defende, no entanto, a revalidação dos diplomas.
 Libânia Paes, coordenadora da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas para profissionais da saúde, acredita que é preciso melhorar a distribuição dos médicos que já têm aqui. "Trazer médicos estrangeiros que podem ter uma formação pior que a nossa sem passar pela revalidação do diploma vai ser um tiro no pé. No mínimo tem de passar por isso. Quem vai garantir que essa pessoa é competente?"

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares