quinta-feira, 6 de junho de 2013

SÃO JOÃO EM LAURO DE FREITAS 2013 É TRADIÇÃO POPULAR JUNINA


Festas Juninas no Nordeste 
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. Em Lauro de Freitas tem uma grande representação  DA CULTURA POPULAR no São João com o ARRASTA JEGUE QUE ARRASTA MULTIDÃO abrindo com várias carroças com licor e comidas tipicas e acompanhado por um trio elétrico, também tem o TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA que vem guiado por uma CHARANGA  JOANINA COM 40 HOMENS tocando para muitas mulheres e crianças vestidas de roupas de chita colorida e os homens com uma gravata e um grande chapéu de palha passando nas casas de famílias antigas da cidade com grandes mesas de comidas tipicas e bebida da época e agora chegou OS CANGACEIROS DE IPITANGA , homens vestidos com roupas do sertão acompanhados por um trio nordestino com coreografias animando TODOS  onde passam. TUDO ISSO DURANTE O DIA DO SÃO JOÃO   EM LAURO DE FREITAS.
TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA
CANGACEIROS DE IPITANGA
ARRASTA JEGUE

Comidas típicas 
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA
Tradições 
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. 
Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

VAMOS CURTIR NOSSO BLOG NO FEC
https://www.facebook.com/BlogDoBambole

Laurofreitense vence categoria sub-15 de Mountain Bike em Minas Gerais


Silva Júnior - A cidade de São João Del Rei em Minas Gerais recebeu pela primeira vez a etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. A prova aconteceu no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal da cidade neste último domingo (2) e o sol foi testemunha de que até em terras mineiras, a Bahia se sobressai com muito talento.
Centenas de ciclistas participaram de mais esta super e emocionante prova. Na categoria Sub-15, o laurofreitense Matheus Oliveira ficou em segundo lugar. O jovem ciclista também foi vice campeão da Taça Brasil em Rio das Ostras no Rio de Janeiro no último dia 19 de maio deste ano.
Histórico de campeão
O jovem atleta de apenas 13 anos, Matheus de Moraes Alves de Oliveira, já é uma promessa do ciclismo mundial. Baiano, de Lauro de Feitas, começou em uma brincadeira há pouco mais de um ano e meio e conquistou a 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike em Araxá – MG, na categoria sub 15, garantindo o 2º lugar.
Ainda em 2012, ele se tornou o atual campeão baiano no infanto-juvenil e juvenil em mountain bike-xco (corrida de circuito) e mountain bike-xcm (circuito de maratona).



Com muita paixão pelo que faz e pinta de um verdadeiro esportista, o jovem Matheus destaca. “Esse é meu sonho, minha paixão. Para mim, pedalar é como ter asas, é uma sensação de liberdade. Levar o nome da minha cidade e do meu estado para o mundo através das competições internacionais é um orgulho. Não quero perder isso, quero apenas pedalar, pedalar e pedalar durante toda a minha vida”, diz Matheus.
Em Lauro de Freitas, sua cidade natal, não há nenhum tipo de insensitivo que possa estar desenvolvendo este tipo de esporte. Sua mãe, Iedilma Oliveira Moraes aponta que a falta de patrocinio e valorização desta modalidade esportiva acaba afastando muitos outros talentos que tentam sobreviver do esporte aqui na cidade. "Matheus é muito focado e disciplinado, estamos indo disputar na cara e na coragem as diversas etapas e representar a nossa cidade acaba sendo nosso maior orgulho. Temos um excelente contato com o secretário Bonfim da SETREL que sempre nos ajuda como pode e nos incentiva mas, a batalha é ardua", disse.
No último domingo (2), Matheus sagrou-se campeão da sua categoria em mais um torneio disputado pela Copa Norte-Nordeste realizado na cidade de Maranguape no Ceará. Com mais esta vitória, o ciclista agora ocupa o primeiro lugar no ranking Nacional e Internacional de Mountain Bike. Neste sábado (8), o atleta deve disputar o Campeonato Brasileiro de Mountain bike que será realizado em Curitiba (PR).

Receita alerta para golpe envolvendo cartas falsas e multa para empresas

Abaixo, exemplo de correspondência falsa enviada por golpistas
Os contribuintes devem ficar atentos para um novo golpe envolvendo o nome da Receita Federal. Empresas têm recebido correspondências falsas que apresentam uma notificação de lançamento de multa referente ao não pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Segundo a Receita, a falsa notificação vem acompanhada de um título bancário com o valor da suposta multa a ser paga em qualquer agência bancária. Além do texto confuso, há vários aspectos que demonstram a falsidade do documento. O ISS, por exemplo, é um tributo de competência municipal, e não federal. Outro problema na correspondência é que a Receita não emite títulos bancários e sim, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). A Receita faz um alerta ainda para o texto normalmente usado na falsa correspondência informando que “o contribuinte deve comparecer à RFB [Receita Federal do Brasil] somente caso identifique que o boleto foi quitado, e somente o representante legal” . O Fisco lembra que o contribuinte pode comparecer a qualquer momento na Receita Federal, pessoalmente ou por meio de seu representante legal. Os despachos da Receita, quando enviados por correspondências, seguem sempre por meio de envelope timbrado e com Aviso de Recebimento (AR).

Adolescentes são encaminhados a delegacia após explodir bombas juninas dentro de ônibus escolar

Dois adolescentes que estavam dentro de um ônibus escolar da rede municipal de ensino, tiveram que ser conduzidos na manhã desta quinta-feira (06) a delegacia da cidade de Governador Mangabeira, localizada no recôncavo baiano. De acordo com a Polícia Militar, os jovens explodiram bombas juninas dentro de veículo. Os alunos de 15 e 16 anos foram encaminhados ao Conselho Tutelar, após serem ouvidos na delegacia. Segundo a Polícia, houve pânico entre os outros alunos que estavam no veículo.  A Vara da Infância e Juventude da cidade já têm conhecimento do fato e destacou que aplicará medidas baseadas no Estatuto da Criança e Adolescente junto aos infratores. A Secretaria de Educação, também foi informada. Os pais dos jovens serão acionados junto aos órgãos que cuidam do caso.
Reportagem: Fábio Santos/ Voz da Bahia 

Obra deve aumentar uma faixa em trecho interditado da BR-324

Os transtornos causados pela cratera aberta no km-617 da BR-324 permanecem afetando o fluxo de veículos nesta quinta-feira, na saída de Salvador. A rodovia é o principal acesso da capital baiana para as cidades do interior do estado. O asfalto cedeu na quarta-feira, quando começou a chover forte na cidade. O Ministério dos Transportes emitiu nota, nesta quinta-feira, determinando à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que entre em contato com a concessionária Via Bahia para que sejam tomadas providências imediatas. A Via Bahia já realiza obras no local a fim de aumentar uma faixa no sentido Feira de Santana ainda no final da tarde desta quinta-feira. O objetivo é reduzir os longos congestionamentos que têm se formado na rodovia. “A nossa primeira preocupação é dar fluidez ao tráfego. Tentar dar o máximo de conforto ao usuário. Para isso, nós estamos fazendo algumas obras no canteiro central de forma a viabilizar a BR-324 com duas faixas no sentido oeste e duas faixas no sentido leste”, disse Dorival Curila, engenheiro da Via Bahia, em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia.  (G1)

Correios lança selos da Copa das Confederações

Os Correios lançaram nesta quinta-feira (6), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, dois selos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O bloco exibe o emblema oficial da Copa das Confederações e o troféu oficial do torneio. Participaram do lançamento o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira; o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil; o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; e o CEO do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Trade. “Esta homenagem enfatiza a importância da Copa das Confederações, divulga esse acontecimento e registra para a história a sua realização”, afirmou Pinheiro durante a solenidade. 
O selo
Com arte de Jamile Costa Sallum, cada selo tem tiragem de 150 mil unidades e custa R$ 2,75. A emissão pode ser adquirida pela loja virtual, pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios.

Campanha alerta motoristas profissionais sobre riscos de trânsito


Mudar a postura de quem dirige profissionalmente um veículo é o grande desafio para preservar a vida, disse o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, hoje (06), no lançamento de mais uma campanha de trânsito do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes ("Parada – um pacto pela vida"). A campanha será feita por meio de filmes e spots em canais abertos de televisão e rádio em todo o país. A campanha, que também tem como lema “Motorista, álcool e drogas podem fazer da sua viagem um caminho sem volta”, será focada nos motoristas profissionais de caminhões, ônibus, vans, táxis/empregados ou autônomos. A meta é reduzir o número de acidentes em até 50% até a próxima década. Dados de 2010 registraram 42.844 vítimas que morrem no país. Desse total, os acidentes com mortes envolvendo caminhões correspondem a 21%. O ministro explicou que o excesso de trabalho e o uso de drogas e álcool estão entre os principais fatores desses acidentes. “Uma vida não pode ser ceifada por desleixo de alguém que bebe e não tem condições de dirigir”, disse.
O hábito de muitos caminhoneiros de permanecer acordados por meio do consumo de substâncias prejudiciais à saúde é outro fator responsável pela maioria dos acidentes de trânsito. “Não adianta correr para chegar rápido e perder a vida não chegando a lugar algum”, disse o ministro. Ribeiro observou que os filmes da campanha terão cenas de acidentes com o objetivo de sensibilizar a população. Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Antônio Claúdio Portela, a conscientização do motorista no volante é o foco principal da campanha. “Queremos fazer com que o motorista verifique as consequências que ele pode gerar com a irresponsabilidade”. (Agência Brasil)

Sobrinha de DJ' de Santo Antônio de Jesus é executada em Lauro de Freitas


A jovem Francy Thairiny, 21 anos, foi assassinada com diversos tiros no inicio da manhã desta quinta-feira (06) em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo informações de testemunhas, o marginal disparou após a vítima tentar correr do assalto anunciado. A vítima foi encontrada já sem vida na Avenida Brigadeiro Mario Espingal, próximo ao Hotel Cidade. Agentes da 23ª Delegacia Territorial (DT), de Lauro de Freitas, estiveram no local realizando as investigações iniciais. A polícia está atrás do criminoso que ainda não foi identificado. O corpo da jovem foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), em Salvador. Thairiny trabalhava no aeroporto de Salvador e era sobrinha do conhecido DJ’ Ferrari residente em Santo Antônio de Jesus. A família muita abalada pede justiça.
Reportagem e Fotos: Voz da Bahia
Vítima foi assassinada em Lauro de Freitas

Gugu Liberato deixa a Record

Gugu Liberato, 54 anos, vai deixar a Record quatro anos antes do fim do seu contrato, segundo publicou nesta quinta-feira (6) o colunista Ricardo Feltrin para o site Uol. O apresentador não teria aceitado a redução de custos para a produção de sua atração dominical.

Ainda segundo o colunista, Gugu se despede do público da Rede Record no próximo domingo, quando apresentará o seu último "Programa do Gugu". De  acordo com informação da coluna “Ooops!”, Gugu estava insatisfeito e não estava tendo condições de realizar o programa, já que não tinha dinheiro para investir nos quadros. A ideia da Record era que o apresentador transformasse o formato da atração para um programa exclusivamente de auditório, o que não agradou Liberato.

A Record ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas o substituto de Gugu deverá ser o apresentador Rodrigo Faro, que deverá comandar um programa dominical no horário do “Programa do Gugu”. Ainda não se sabe se Faro terá o programa remanejado para o domingo ou se uma nova atração será elaborada.

O salário de Gugu, segundo a publicação, é estimado em R$ 3 milhões. A saída antes do fim do contrato pode dar início a uma batalha judicial.

Acarajé com camarão na Fonte Nova será mais caro que em Dinha e Cira

Acarajé com camarão na Fonte Nova será mais caro que em Dinha e Cira
Foto: Rita Barreto/Setur
Além dos tradicionais vatapá, camarão, pimenta e salada, o acarajé que será comercializado durante a Copa das Confederações na área da Arena Fonte Nova, mas fora das catracas, terá um ingrediente a mais: o “sal”. Confira o valor “salgado” do quitute na Coluna Mercado.

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado
O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ou paralisia infantil, que receberá crianças nos postos de saúde para a imunização gratuita a partir deste sábado (8). A meta do governo é vacinar mais de 12 milhões de crianças de seis meses a cinco anos de idade. O número corresponde a 95% da população na faixa etária. Em 2012, a campanha atingiu 99% do público-alvo. A distribuição da vacina oral, a chamada gotinha, segue até 21 de junho. Os bebês com menos de seis meses já recebem a dose injetável da vacina, segundo a pasta. Na Bahia, a vacinação também será feita em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda. Confira os locais de vacinação.

Governo uruguaio quer vender maconha nas farmácias

por Agência Estado
Governo uruguaio quer vender maconha nas farmácias
O bloco parlamentar da Frente Ampla, a coalizão do governo do presidente José Mujica do Uruguai, chegou a um consenso sobre o projeto para a legalização da produção e comercialização da maconha no país. O acordo entre os parlamentares dessa coalizão, que integra democratas-cristãos e ex-guerrilheiros tupamaros, além de comunistas e socialistas light, implica na venda de maconha nas farmácias. Segundo o deputado socialista Julio Bango, o Centro de Farmácias (associação do setor no Uruguai), solicitou estar a cargo da comercialização da droga. No ano passado o governo Mujica anunciou que enviaria um projeto de lei para descriminalizar a produção e consumo da maconha. A ideia era de tornar o Estado na entidade encarregada do "controle, regulação das atividades de importação, exportação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição da cannabis o seus derivados". O plano original previa uma produção em fazendas estatais e a distribuição em quiosques controlados pelo Estado uruguaio. Mas o governo passou longos meses até elaborar um projeto de consenso dentro da coalizão Frente Ampla. As farmácias estão pressionando os parlamentares para ficar com a distribuição, alegando que constituem os profissionais mais idôneos para realizar a tarefa. O setor também admite que a comercialização da droga poderá salvar as farmácias uruguaias da crise econômica que padecem. Segundo um dos diretores da associação que reúne as farmácias, Fernando Cabrera, as farmácias estão habilitadas pelo Ministério da Saúde para vender e assessorar sobre o consumo de drogas legais. Além disso, afirma, elas possuem os "mecanismos de segurança e a logística necessária". O governo, depois de um ano de delongas, agora sustenta que quer aprovar o projeto de lei nos próximos seis meses.

Inscrições para o Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas terminam nesta sexta-feira



O edital de convocação e regulamento do processo eleitoral, para o período entre Junho/2013 e Junho/2015, encontra-se disponível no sitewww.ba.ioe.org.br/prefeitura/laurodefreitas. Mais informações através dos telefones (71) 3369-9210 ou pelo e-mail: secultlaurodefreitas@gmail.com.

Dinamarqueses visitam Núcleo do Museu da Cidade de Lauro de Freitas

Um grupo de turistas da Dinamarca visitou, na terça-feira (4), o Núcleo do Museu da Cidade, idealizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Os estrangeiros foram recebidos por uma roda de Capoeira da Escola do Mestre Sérgio e logo após apreciaram a I Exposição sobre a Cultura Popular do município e as exposições dos artistas plásticos Portela, Marcos Vianna e Ed Ribeiro.Desde a sua inauguração no último mês de maio, o Museu já recebeu vários turistas e apreciadores da cultura e arte, destacou a secretária de Cultura, Márcia Tude. De acordo com a diretora do Núcleo do Museu, Kátia Cunha, esse fato está atribuído ao comprometimento da secretaria em desenvolver um trabalho de incentivo à valorização e à difusão das manifestações culturais na comunidade.Segundo o coordenador de grupo do Rotary Club de Lauro de Freitas, Otávio Gaino, que trouxe os Dinamarqueses, eles vieram através de intercâmbio conhecer o desenvolvimento do Brasil, principalmente aqui na Bahia. “São profissionais de diversas áreas como saúde, cultura e administração”, finalizou.Inserido no Projeto Agô, que significa “dá licença” em Yourubá, o Núcleo Do Museu da Cidade oferece a I Exposição da Cultura Popular, mostrando a tradição afro-étnica, resgatando as origens do processo civilizatório do município, com suas heranças históricas, religiosas e artísticas. O Núcleo do Museu da Cidade fica localizado na Secult, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.
DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas
Praça João Thiago dos Santos, s/n, Centro
Lauro de Freitas-BA  |  CEP 42700-000
Tel.: 71 3288-8764

FORRÓ DO MARV 2013


FORRÓ DO MARV
DIA :  15 DE JUNHO 
HORA : 20 HORAS
LOCAL : NO ESPAÇO FUNDO DE QUINTAL - ITINGA 
NA RUA EM FRENTE AO PRÉDIO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares