sexta-feira, 26 de abril de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA 26 DE ABRIL DE 2013 - JORGE BORGES

JORGE BORGES
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Coleção de lingerie para homens é lançada no exterior


Coleção de lingerie para homens é lançada no exterior
Foto: Divulgação
Vender peças femininas para homens é a ideia inusitada da empresa australiana HommeMystere, que terá a distribuição dos produtos feita no Reino Unido e Estados Unidos. Confira na Coluna Mercado.

Municípios deviam dar ênfase a 'música tradicional' no São João, avalia Targino Gondim


Municípios deviam dar ênfase a 'música tradicional' no São João, avalia Targino Gondim
Foto: Tiago Melo/ Bahia Notícias
Targino Gondim aprendeu ainda criança a manusear o instrumento pelo qual tem tanto apreço: o acordeão, mais conhecido no Nordeste como sanfona. Foi o pai caminhoneiro, que gostava de brincar com os sons dos foles em casa, quem ensinou os primeiros acordes. Também foi em família que aprendeu a admirar o mestre Luiz Gonzaga, já não tão em voga na época. “Depois que veio a bossa nova, a jovem guarda, a influência dos Beatles, Gonzaga ficou esquecido e meio piegas. Eu mesmo peguei essa época, quando quem tocava sanfona era visto como matuto”, lembrou, em entrevista ao Bahia Notícias. Conhecido pela canção “Esperando na Janela”, interpretada por Gilberto Gil, na trilha sonora do filme “Eu, Tu, Eles”, Targino conta como foi o início de carreira ao lado do compositor baiano (com quem saiu em turnê após a estreia do longa) e os projetos que realiza atualmente, como o Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro, a Orquestra Sanfônica do Vale do São Francisco e o evento de Celebração das Culturas dos Sertões. Ele também comentou os preparativos para o São João e avaliou a organização da festa nos últimos anos. “Os municípios deveriam estabelecer uma regra básica de dar ênfase a quem faz a música tradicional”, opinou. “Em geral, estão inserindo demais outras coisas, indo muito para o lado comercial. Querem levar artistas estourados para atrair público e acaba virando um carnaval”. Leia a entrevista completa na Coluna Cultura.

Sobram bolsas de doutorado para brasileiros nos EUA


Sobram bolsas de doutorado para brasileiros nos EUA
As universidades Harvard, Stanford, Columbia, da Califórnia, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outras instituições norte-americanas de ponta reservarão 1,5 mil bolsas de estudo integral até 2015 para estudantes brasileiros cursarem doutorado completo. As bolsas serão financiadas pelo governo federal, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). Mesmo com a exigência de que os estudantes tenham somente diploma de graduação nas áreas prioritárias de Engenharia, Tecnologias e Saúde, pouco mais de cem candidatos foram pré-selecionados até o momento. A falta de divulgação da oportunidade levou a Laspau, entidade vinculada à Harvard, a realizar uma visita ao país. "Trata-se de um acordo histórico, sem precedentes. Os estudantes brasileiros precisam saber que eles podem estudar nas melhores universidades norte-americanas", disse Angélica Natera, diretora adjunta da Laspau, durante agenda de reuniões com parceiros institucionais em São Paulo. É prevista a seleção de outros 400 estudantes. As inscrições para início dos estudos em 2014 vão até setembro e podem ser feitas pelo site da Laspau. Informações do Estadão.

Mãe Stella de Oxóssi é nova integrante da Academia de Letras da Bahia


por Samuel Celestino
Mãe Stella de Oxóssi é nova integrante da Academia de Letras da Bahia
A Academia de Letras da Bahia (ALB), em decisão dos seus acadêmicos, elegeu, nesta quinta-feira (25), a Mãe Stella de Oxóssi como nova integrante. Maior iyalorixá da Bahia, a sua respeitabilidade revela a atuação em defesa das classes populares do estado. Além dos livros lançados, ela publica artigos no jornal A Tarde e é uma figura que representa a cultura religiosa afrobaiana. A mãe-de-santo é uma das personagens mais importantes do culto afrobaiano e substituiu, nesse aspecto, a Mãe Menininha do Gantois. A Academia de Letras da Bahia é a primeira entidade brasileira que reconhece o valor e a bondade de uma personagem tão importante como Mãe Stella. 

Ciclistas fotografam suposto disco voador na serra do Gado Bravo


Bonfim: Ciclistas fotografam suposto disco voador na serra do Gado Bravo
Foto: Divulgação
Dois ciclistas teriam flagrado um objeto voador não identificado (Ovni) quando sinalizavam, no último dia 14 de abril, uma trilha para competição de Mountain Bike, na serra do Gado Bravo, uma extensão da Chapada Diamantina, próximo a Senhor do Bonfim. De acordo com reportagem do site Falando Tudo, Raimundo Natação e Igor Geovani afirmaram que o objeto era em formato oval, do tamanho de uma automóvel, parecido com um disco voador e fazia um barulho de uma máquina de costurar. Segundo a dupla, mesmo com medo, eles conseguiram registrar o momento e fazer seis fotos do objeto. Ainda conforme os ciclistas, a nave extraterrestre ficou cerca de 15 minutos no ar e desapareceu em uma velocidade muito alta. As imagens foram enviadas para a análise do ufólogo Ubirajara Lins.
 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares