sábado, 17 de agosto de 2013

DONA BADINHA MANTEM A TRADIÇÃO DO CARURU DE SÃO ROQUE E SÃO LÁZARO EM LAURO DE FREITAS


Dona Vivaldina conhecida por Badinha Mestra em Cultura Popular, a muitos anos vem mantendo a tradição do caruru, que foi uma promessa para se recuperar da saúde.


 Chegou o dia 16 de agosto pode passar na casa dela que você vai encontrar este altar  e um delicioso caruru acompanhado do samba de roda.

São Roque
Sua festa é celebrada no dia 16 de agosto.

Roque nasceu em 1295, também conhecido como São Rock e Seemie-Rookie
Provavelmente nasceu em Montpellier, França e todos ficaram estupefactos com o fato dele ter uma cruz vermelha marcada no seu peito. Ele devotou a sua vida a cuidar das vitimas de doenças pestilentas. De acordo com a tradição ele estava numa jornada na Itália, quando na cidade de Aquapendente encontrou quase todos com a praga. Ele curou a todos com apenas um sinal da cruz nos doentes e foi para Modena, Parma e Mantua onde ele repetiu os milagres. Ele passou três anos em Roma rezando na tumba dos apóstolos, e no caminho de casa ele contraiu a praga e não querendo ocupar uma cama no hospital foi para floresta para morrer. Mas um cão o encontrou e levou um pão para ele. No dia seguinte o dono do cão notou que este levava um pão a boca, e o seguiu, e encontrou santo. Roque acabou curado e deixando o seu benfeitor convertido. Ai passou um tempo em Piacenza curando seu povo.
Ao chegar em casa não foi reconhecido e foi preso como espião disfarçado em peregrino. Teria ficado preso por cerca de 5 anos.
Um dia apareceu morto na cela e seu primeiro milagre pós morte foi o de curar o seu carcereiro que era manco de nascença e sarou ao tocar com pé em São Roque para se estava dormindo ou morto. Ao ser despido para ser enterrado foi reconhecido pela sua marca de nascença, a cruz no peito.
Sua canonização foi rápida porque no Consilho de Constance a praga ameaçava a cidade e os delegados rapidamente pediram a São Roque sua proteção. A praga cessou e o seu culto foi imediatamente aprovado.
Suas relíquias foram trasladadas para Veneza. Reverenciado como uma proteção contra as pragas e doenças especialmente na França e partes da Itália Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado na companhia de um cão ou como um peregrino com chapéu, capa e botas e as vezes com um bastão.As vezes é mostrado com o cao lambendo as feridas.
Padroeiro das vitimas das pragas e doenças e protetor dos cães.
No Brasil, a principal Igreja consagrada a São Roque, encontra-se na cidade de São Roque, no Estado de São Paulo. Lá se venera uma autêntica relíquia de uma parcela do braço de São Roque.


São Lázaro
Sua festa celebrada em 29 de julho, junto com sua irmã Santa Marta e no  Leste no dia 17 de dezembro.

Discípulo e amigo de Jesus, irmão de Marta e Maria, residentes em Bethany, subúrbio de Jerusalém em Israel. Morreu e foi ressuscitado por Jesus vários dias após a sua morte a pedido de Marta onde Jesus por varias vezes se hospedou e a considerava uma excelente cozinheira. Teria sido a inabalável fé de Marta que teria dito "Não tem importância, Jesus vai cura-lo apesar de já estar morto. Vão chama-lo ". Diz a tradição que Lázaro já estava fedendo quando Jesus chegou para salva-lo. Não há dúvida que foi o maior milagre de Jesus.
Segundo uma das varias tradições, Lázaro, Marta e Maria vão a França onde ele se torna o primeiro bispo de Marselha antes de ser martirizado. Em outra versão Lázaro e suas irmãs vão para Chipre onde ele se torna bispo de Kition ou Lamaka. As suas supostas relíquias teriam sido transladadas para Constantinopla e varias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria.
A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lanarka, construída em 890 DC era um templo cristão do quinto século no qual existia um sarcófago com a com a inscrição: "Lazarus, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado" em Kition, Lanarka.
A devoção a Lázaro era muito comum na igreja antiga.
Fonte 
www.cademeusanto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares