domingo, 11 de novembro de 2012

Celulares piratas serão barrados por operadores a partir de 2013



 
Um sistema em implantação nas centrais de operação das quatro principais empresas de telefonia móvel do país restringirá, a partir do primeiro trimestre de 2013, o uso de celulares piratas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Sinditelebrasil – sindicato que representa as teles – não sabem dizer quantos aparelhos piratas estão em operação hoje no país. A Anatel faz ações de fiscalização para tirar esses equipamentos do mercado, mas informou que também não possui levantamento sobre o número de apreensões. Mesmo assim, Telefônica/Vivo, TIM, Claro e Oi pretendem investir mais de R$ 10 milhões para bloquear os equipamentos piratas. Com a medida, as empresas do setor esperam reduzir o número de reclamações contra o serviço – segundo as operadoras, esses aparelhos são de baixa qualidade e costumam ter mais queda de chamadas, o que contribui com as queixas às centrais de atendimento. O programa que vai bloquear os piratas funciona por meio do reconhecimento do código de identificação que todo celular possui, o chamado IMEI, captado pela central das companhia quando realiza-se uma chamada. Esse procedimento vai ser feito quando um usuário cadastrar um novo chip, o que é necessário para habilitar a linha e realizar as ligações. Se um pirata for identificado pelo programa, a operadora avisará a pessoa que a habilitação não vai ser possível e o motivo. Para impedir que o cliente use um celular homologado para fazer o cadastro do chip e depois troque por um pirata, o sistema também vai passar a acompanhar o IMEI dos aparelhos usados por todas as linhas habilitadas a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Entretanto, quem já tem um chip habilitado, e utiliza um aparelho ilegal, vai poder continuar usando após a entrada em operação do sistema, pois eles não vão ser reconhecidos. Em um segundo momento, o programa vai ser capaz também de identificar, por meio do IMEI, aparelhos que tenham sido alvo de furto ou roubo – e bloqueá-los para uso. Os telefones piratas não são homologados pela Anatel e, na maioria das vezes, chegam ao mercado brasileiro via contrabando. Sem a homologação (certificação), não há garantia de que o aparelho atenda aos requisitos técnicos de funcionamento exigidos no país.

Esquadrilha da Fumaça faz apresentação neste domingo no Farol da Barra


Foto: Carol Garcia / Secom-Ba / Divulgação
A Esquadrilha da Fumaça se apresentará neste domingo (11) no Farol da Barra, a partir das 16h. O evento faz parte das comemorações dos 70 anos da Base Aérea de Salvador. Criada oficialmente em 1952, a esquadrilha é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. A equipe formada por 13 pilotos representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos do mundo e já passou por países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Wagner admite que greves influenciaram nas eleições de Salvador


Wagner admite que greves influenciaram nas eleições de Salvador
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O governador Jaques Wagner (PT) afirmou, em entrevista ao jornal A Tarde, que as greves da Polícia Militar e dos professores tiveram influência no resultado da eleições em Salvador, embora, na avaliação dele, o PT tenha saído vitorioso na urnas na Bahia. “Tivemos problemas com as nossas bases? Tivemos, com as greves. Algumas pessoas insatisfeitas decidiram não votar para dar o troco. Na minha opinião foi um troco não merecido porque houve reajustes”, relatou. O líder do Executivo baiano também disse que vai tratar o prefeito eleito ACM Neto de forma diferente do que fez o avô dele com Lídice da Mata, nos anos 1990, mas alertou que se o democrata fizer a prefeitura de palanque, a gestão vai virar disputa eleitoral.

Peixe de quase 300 quilos é capturado no mar de Salvador


Foto: Reprodução
Um peixe de quase três metros de comprimento e cerca de 300 quilos foi capturado neste sábado (10) durante o Torneio de Pesca Oceânica Yacht Clube da Bahia. O animal marlin azul foi pescado por Leonardo Campos, 25 anos, que estava com o pai e um amigo a cerca de 36 quilômetros da costa. “Trabalhamos o peixe por quase duas horas. Deu um trabalho retado, mas veio”, relatou Campos. O marlin azul é o maior peixe que pode ser capturado na pesca esportiva. Mas, no caso dos torneios baianos, ele só pode ser embarcado se tiver um peso mínimo de 200 quilos. “Nós aumentamos o limite de peso para embarque justamente para proteger as espécies. Como fazemos sempre, a carne do peixe será doada a uma instituição”, garantiu o diretor de pesca do Yacht Clube, Alexandre da Cunha Guedes Neto. Informações do Correio.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares