segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIA DA CULTURA - O DIA QUE VIROU NOITE EM SANTO AMARO DE IPITANGA




FONTE:

DIA DA CULTURA -GONÇALO E O PÉ DE OITI


                                   
Foto:Maria Vitória Ramos

José Gonçalo Valongo, pais; Gonçalo Isidio Valongo e Marcelina Valongo. Gonçalo casado com Isaura.
 Gonçalo na época de menino, indo e vindo com sua mãe Marcelina de Salvador, viu essa árvore bonita chamada; Oiti, apesar de menino já sabia o significado da palavra; semente, apaixonou-se pelo Pé de Oiti . Este pediu a sua mãe pra trazer um pé de Oiti para plantar aqui em Santo Amaro, Marcelina fez a vontade do filho. De Salvador trouxeram dois pés de Oitis, da Fazenda Saboeiro, da roça de João Barbadinho, que dava os fundas com a Fazenda de Antônio Faustino, Avô de Renê  Magalhães. Um Oitizeiro foi plantado onde está hoje, o outro Oitizeiro foi plantado onde era a antiga Escola Américo Simas, Marcelina mãe de Gonçalo, plantou os pés de Oitis no ano de 1922. Mas os bois de Naninha sempre pastavam por perto e as vezes tentavam comer os pés de Oitis. Quando Gonçalo ou alguém viam os bois, tangiam-nos. Mesmo assim terminou estes comendo o pé de Oiti da Escola Américo Simas. Para proteger sua plantinha tão especial trazida de Salvador, Gonçalo fez-lhe uma cerca em volta, e todos os dias regava-o. Quem cuidava e zelava do Oitizeiro era Gonçalo, sua mãe Marcelina e Geralda de Haroldo, que era prima de Gonçalo, e sobrinha de Marcelina. Geralda as vezes passava dias com sua tia Marcelina. Estes varriam em volta do Oitizeiro e regava-o. Este pé de Oiti cresceu viçoso e bonito, os casais de namorados já daquela época, viam na amigável e frondosa sombra do adolescente Oitizeiro, um espontâneo convite ao romantismo. Estes sentavam em baixo do Oitizeiro, tocavam a conversar, mão na mão e tudo bem. Dito por Chiquinha na época aos 87 anos; eu e Artêmio sentava pra prosar debaixo do Oitizeiro no início do namoro, imagine! De que tempo é essa árvore.
   Eu também sentei em baixo desta árvore para namorar com My Rener. Em épocas especiais para os antigos como; festa do Padroeiro Santo Amaro, Natal, o pé de Oiti ficava lindo todo iluminado. Debaixo deste a noite, era festa dançante do Bar Catari. De manhã á tarde era samba. O pé de Oiti é presença forte e Histórica  de Santo Amaro de Ipitanga. Hoje Lauro de Freitas. Depois de desmedidas  escavações , o velho Oitizeiro mostra sinais de cansaço. Hoje há quem diga que este não é e nunca mais será o mesmo. Esse pé de oiti tem 78 anos de plantado completos no ano 2000. Todo ano no dia 30 de Dezembro comemora-se a Lavagem do Pé de Oiti.

FONTE DE PESQUISA: LIVRO JERÔNIMO GOMBÉ E SANTO AMARO DE IPITANGA
                                         TEREZINHA DA GLÓRIA OLIVEIRA MAGALHÃES

DIA DA CULTURA - IGREJA DE SANTO AMARO DE IPITANGA


 
UMA PARÓQUIA 
As expressões religiosas, o misticismo e a fé são traços fortes da alma humana na cultura de Lauro de Freitas. Por sermos um País de tradição e cultura cristã, tendo os Padres Jesuítas como os principais mentores da propagação desta fé, nos primórdios de nossa sociedade, muitos destes traços podem ser observados ainda hoje em nossos costumes.Segundo o Historiador Francisco de Senna, em palestra proferida pela passagem dos 30 anos de emancipação municipal, inicialmente os Jesuítas fundaram nesta margem de cá do rio Joanes a aldeia de São João, logo após a chegada da Companhia de Jesus às terras brasileiras, entre os anos de 1558 e 1578, ano provável de fundação da nova freguesia, com orago dedicado a Santo Amaro de Ipitanga (Água vermelha em Tupi).


O Santo possui um hino próprio, adaptado em outra melodia composta por Dona Jozelita, já falecida. Existem na Igreja Matriz duas imagens sacras do monge Beneditino, em diferentes tamanhos. A imagem maior, obra primorosa do Barroco da Arte Sacra, fica no nicho do altar principal. Os mais tradicionais devotos tratam respeitosamente o santo de “O velho”, em sinal de respeito ancestral. Há uma lenda sobre as peripécias de Santo Amaro correndo de boca em boca na cidade: contam-nos os Paroquianos que, em tempos passados, mudou-se a posição da imagem, voltada para o rio Ipitanga, colocando-a voltada para a praça. Contrariando essa mudança, o Santo aparecia voltado à posição original!…


É sempre bom lembrar que, no passado, a irmandade do S. S. de Santo Amaro, composta por leigos e fiéis agregados a esta irmandade, organizava festas, procissões, novenas e administrava os bens patrimoniais da Igreja, dentre outras atribuições. Esta irmandade, que hoje não mais existe, era composta por homens influentes e rivalizava-se com outra irmandade igualmente destacada, a Irmandade de São Miguel Arcanjo, que para o pesar de todos teve furtada a sua imagem na Matriz em 1974, até hoje não recuperada.

Outras devoções também exerceram grande influência na vida espiritual da comunidade. A devoção a Nossa Senhora das Dores, bela imagem de roca existente na Igreja Matriz, tem seu próprio altar. No passado, a devota Maria L. Pires foi sepultada em jazigo perpétuo aos pés da Santa. Nossa Senhora do Carmo também foi uma devoção bastante presente no coração dos fiéis, em especial as mulheres. Festejada a 16 de julho, já teve nos áureos tempos. Em sua irmandade de fiéis, senhoras como D. Gersonita Angélica da Silva, dentre outras, que organizavam muito animadas noites em seu louvor.
Outra irmandade feminina era a do Sagrado Coração de Jesus, formada por idosas senhoras da comunidade laurofreitense. Usam fitas alusivas à sua devoção, de cor vermelha, orgulhosamente colocadas no pescoço. 

Além de freqüentarem e participarem das missas na matriz, elas desenvolvem outras atividades ligadas à fé: círculo de orações, visita de caráter humanitário a pessoas enfermas, orações por graças alcançadas, etc…
Além das irmandades femininas. As masculinas também já tiveram participação destacada na sociedade local. As irmandades do Santíssimo Sacramento de Santo Amaro do Ipitanga e de São Miguel Arcanjo desempenharam papéis sociais importantes, como suporte para o catolicismo. A Irmandade do S.S. de Santo Amaro era formada por homens. Na festa do padroeiro, encarregavam-se de preparar a animação e dar brilho à festa. Na procissão, vestidos a caráter, conduziam o andor do Padroeiro, cuidavam dos funerais dos seus membros, das missas e ficavam responsáveis pela administração dos bens patrimoniais da Paróquia (terras foreiras à Igreja).A outra irmandade de São Miguel Arcanjo rivalizava-se com a do Padroeiro nos áureos tempos. As transformações verificadas na estrutura social e o crescimento e ascensão de outros cultos e religiões na cidade, além de outros fatores, determinaram o fim desses grupos, restando hoje somente a Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, mas mesmo assim, bem aquém do esplendor de outrora.
Outras festas religiosas também assumiam destacada importância em Lauro de Freitas. A Festa de Santa Luzia (Virgem Mártir de Siracusa) foi, em tempos remotos, uma festa de grande apelo popular. No dia 13 de dezembro, na Igreja Matriz, a festa era animada, vinham romeiros de Itapuã, em caravanas, com a imagem da Santa, rezavam missa e depois caiam no samba de roda.


 Fontes: Cartilha histórica de Lauro de Freitas, editado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, livro Jerônimo Gombé & Santo Amaro de Ipitanga de Terezinha da Glória O. Magalhães

DIA DA CULTURA - TERNOS DE REIS DE LAURO DE FREITAS - BAHIA


                       TERNO DE REIS (Lauro de Freitas – BA )                           
 É simplesmente a visita dos 3 (três) Reis Magos ao Menino Jesus, que é comemorada em todo o mundo entre os dias 25 de Dezembro ao dia 06 de janeiro e em nosso Município a Festa  é comemorada nos dias 05 e 06 de janeiro . Hoje existe em nossa Cidade 04 ( quatro ) grupos de Terno de Reis

01 – BUMBA REALCE ( Dona Nicota – Portão )
02 -  TERNO DA BURRINHA E AS TRADICINAIS COMÉDIAS ( Dona Aidee – Portão)

03  - BUMBA MEU BOI DE DONA BADINHA (Sinaldo , Careca  e Dona Badinha– Centro )
04  - TERNO DO BAMBOLÊ  (Grupo Bambolê – Vila Praiana)

  A Festa de Reis em Lauro de Freitas é uma tradição antiga com mais de 50 anos , que vem sendo desenvolvida pelas ruas de nossa Cidade. Hoje existe grandes Mestras da Cultura Popular como :  Dona Badinha , Dona Nicota  e Dona Aidee que vem fomentando a tradição . Os Ternos desfilam cada um de sua maneira e criatividade própria, alguns vão passando de porta em porta outros fazem desfile até a igreja do padroeiro a quem pertencem , mas , todos com muita alegria , som e lindos figurinos. Os ternos trazem faixa etária variadas ; o Terno do Bambolê e o Terno da Burrinha de dona Aidee trazem  na sua maior parte dos componentes os mais novos e o Bumba Realce e Bumba meu Boi de dona Badinha vem com sua maior parte os mais velhos .  Algumas pessoas que criaram e trouxeram estas tradições para nosso município hoje já são falecidos como : Dona Venú (Portão) , Lindão ( Portão ). Manuelzinho Leite ( Centro antigo Santo Amaro de Ipitanga ), Damázio (Centro ), Crescêncio ( Centro ), Amaro (Centro), Gonçalo ( Centro) e muitos outros que também contribuíram para a tradição da Cultura Popular. 
Antigamente os ternos viravam a noite passando de porta em porta nas ruas da cidade,e as pessoas recebem os ternos :  uns dando uma bebidinha ,outros dando comidas e até um dinheirinho rola as vezes , mas , o população recebem os ternos com muita satisfação e alegria e as vezes esperavam até a madrugada os ternos passarem , hoje os ternos procuram parar mais cedo" por causa "como diz os mais velho da violência que ronda nosso País. Cada um desenvolve de sua maneira , os mais velhos sempre trazem como figura principar como dizia minha querida avó O BOI , mas , para animar e colorir mais a festa também desfilam as comédias e os ternos variados como : O Terno da Estrela D’aval , o Terno das Flores , o Terno da Rola, oTerno das Ciganas , o Terno da Sagrada Família , o Curcunda , os Reis Magos , a Loba, a Florista , a Mimosa e muitas outras figuras.

Fonte de Pesquisa : Dona Aidee, Dona Badinha, Dona Nicota,Dona Marieta Luz, Sr. Domingos Balaeiro e Sr. Candido Santa Rosa.
PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO BAMBOLÊ- LAURO DE FREITAS_BA

‘O título ainda é possível e o acesso é obrigação’, diz PC Gusmão ao ser apresentado no Vitória


‘O título ainda é possível e o acesso é obrigação’, diz PC Gusmão ao ser apresentado no Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Apresentado oficialmente como novo treinador do Vitória, o técnico Paulo César Gusmão chegou a Salvador na noite deste domingo (4) e falou na tarde desta segunda-feira (5), na sala de imprensa do clube, sobre o novo desafio que vai encarar. O carioca afirmou que é um prazer muito grande assumir o comando do rubro-negro e avisou que a conquista do acesso é obrigação. Saiba mais na Coluna Esportes

HOJE 05 DE NOVEMBRO É DIA NACIONAL DA CULTURA

No dia 5 de novembro, data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923), é comemorado o Dia da Cultura no Brasil. A data comemorativa foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579.

PARABÉNS AOS GRUPOS E ASSOCIAÇÕES CULTURAIS DE LAURO DE FREITAS
Em Lauro de Freitas poucos Grupos ou Associações Culturais conseguiram manter trabalhos nos últimos 10 anos. 
SOCIEDADE CULTURAL TÁVOLA

BANKOMA

ZAMBIÃ


COMANDO NEGRO

BAMBOLÊ

EREOATÁ 

Abertas inscrições para concurso de presépios; veja regulamento Interessados devem mandar foto para a Arquidiocese de Salvador. Categorias são divididas em residencial, paroquial e institucional.


A Arquidiocese de Salvador abriu as inscrições para o concurso de presépios 2012. As categorias são divididas em residencial, paroquial e institucional. Até o dia 10 de dezembro, os interessados devem enviar nome completo, telefone, endereço, foto do presépio e categoria para o endereço contato@arquidiocesesalvador.org.br.
Os presépios serão julgados por uma comissão presidida pelo artista plástico padre José Franklin Silveira Costa. Serão premiados três presépios por categoria e a cerimônia acontecerá no dia 22 de dezembro, a partir das 17h30, no canteiro central da Avenida Paralela. O regulamento pode ser encontrado no portal da Arquidiocese de Salvador
Segundo a Arquidiocese, o projeto "Salvador, cidade natal do Brasil" ocorre desde 2011 com o objetivo de resgatar o sentido natalino centrado no nascimento do Menino Jesus.

Diretor de futebol explica mudanças no Vitória: 'Não podemos ser omissos' Raimundo Queiroz diz que espera contar com a experiência de PC Gusmão para mudar o time já para a partida diante do América-MG, nesta terça-feira


Raimundo Queiroz, ex-presidente do Goiás (Foto: Reprodução/TV Globo)Raimundo Queiroz explicou a segunda troca de técnico
em menos de um mês(Foto: Reprodução/TV Globo)
Um dia de mudanças. Menos de 24 horas após a goleada sofrida para o Bragantino, em Bragança Paulista, o clima no Vitória foi de chegadas, partidas e explicações. O diretor de futebol do clube, Raimundo Queiroz concedeu uma entrevista coletiva onde explicou os motivos da troca do comando técnico do time.
Para Queiroz, a diretoria não poderia se mostrar omissão neste momento e disse esperar que a troca tenha resultados práticos e imediatos. Queiroz ainda explicou que toda a comissão técnica atual será afastada junto com Ricardo Silva.

- São mudanças drásticas e necessárias devido ao momento em que vivemos e as dificuldades que passamos nesses últimos jogos. Pelo menos a intenção é que isto venha surtir um bom efeito e esperamos. Acho que o torcedor do Vitória teve muitas glórias no início da competição e muito sofrimento agora na reta final do campeonato e nós não podemos ser omissos neste momento. Tomamos as providências que achamos necessárias, viáveis e que possam surtir efeitos. Com as contratações da nova comissão, Ricardo (Silva) vai ficar de férias, também o Ednilson (Sena), nosso preparador físico, e o Alex (Fernandes), auxiliar da preparação – explicou.

O diretor disse que espera que a experiência de PC Gusmão conte para que o técnico já possa colocar o seu estilo no time na partida desta terça-feira contra o América-MG e fez um apelo ao torcedor.

- As pessoas que assumem, além de experientes, são conhecedores do futebol brasileiro e em particular do Vitória. Espero que um treino seja suficiente e tenhamos sorte. Espero que o torcedor entenda a nossa luta e que compareça. E que venham não para vaiar, apedrejar ou jogar moedas, e sim para apoiar – pediu.

Queiroz ainda ressaltou que apesar do clima de tensão e insatisfação de parte da torcida, o Vitória continua brigando na parte de cima da tabela, disputando o título da competição.

- Nossa equipe não está disputando o rebaixamento, está disputando o título e isso é muito importante. Sei do desconforto que a torcida tem neste momento, mas nós também somos torcedores. Os torcedores que mais sofrem são aqueles que vivem com o sofrimento a cada momento, que são todos que compõem da diretoria estatutária, são os funcionários, as pessoas que convivem aqui. Faça um apelo ao torcedor para que tenha paciência e esteja junto com a gente e vamos atingir nosso objetivo. Não estamos omissos – disse o diretor.

Lauro de Freitas: Polícia apreende metralhadora israelense e outras armas


Policiais da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam uma submetralhadora uzi israelense, uma espingarda calibre 12 e três revólveres calibre 38 após troca de tiros com suspeitos na madrugada deste domingo em Lauro de Freitas, na Bahia. Também foram recolhidos 16 munições, três papelotes de cocaína e um veículo na operação chamada de Intensificação.

De acordo com a polícia, a guarnição estava em ronda na rua Queira Deus, quando avistaram um Fiat Uno de cor branca em situação suspeita e alta velocidade. Os ocupantes do carro receberam ordem de parada, mas não obedeceram e aceleraram, atirando contra os policiais. Uma perseguição foi iniciada e os suspeitos colidiram o veículo contra um muro durante a fuga.

No local do acidente, os policiais militares encontraram um dos homens baleado. O outro suspeito, que estava com a submetralhadora, tentou fugir, mas foi localizado em um beco e durante nova troca de tiros acabou baleado também. Os dois foram socorridos ao hospital, mas não resistiram e morreram. O material apreendido foi apresentado na 34ª Delegacia de Polícia, onde foi registrada a ocorrência. 

Embasa vai suspender serviço de água em 60% dos bairros de Salvador Moradores serão afetados a partir da madrugada de segunda-feira (5). Abastecimento também será suspenso na região metropolitana.


O fornecimento de água será interrompido a partir das 2h da madrugada de segunda-feira (5) em 60% dos bairros de Salvador e oito municípios da região metropolitana da capital baiana, segundo informações da Embasa, responsável pelo serviço.
A suspensão será consequência de serviços para melhoria no sistema integrado de abastecimento, informou a empresa. O fornecimento de água deve ser regularizado a partir da noite de segunda-feira. 
De acordo com a Embasa, além dos serviços de manutenção preventiva na captação da Barragem de Pedra do Cavalo, a intervenção compreende ainda a manutenção das adutoras de água tratada e de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Principal e duplicação da adutora de água bruta Barragem Joanes II/ETA Principal. O objetivo é melhorar a oferta de água para capital baiana e região metropolitana, garantindo um melhor abastecimento durante o verão.

A Embasa diz que os imóveis com rede interna e reservação para a demanda de consumo dos moradores não sentirão os impactos da interrupção. A empresa informa que vai priorizar o atendimento com carros-pipas para hospitais, creches e escolas.

Confira a lista de localidades que serão afetadas pela falta de água:
Parte do Bonfim, Monte Serrat, Calçada, Mares, Roma, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Boa Viagem, Caminho de Areia, Ribeira; Iapi, Pero Vaz, parte da Liberdade, Curuzu, parte da Av. Barros Reis, Largo do Retiro, Av. San Martin, parte de Santa Mônica, Alto do Pará, parte do Cabula, Pernambués, Jardim Brasília, Engomadeira, Arraial do Retiro, Narandiba, Saboeiro, Tancredo Neves; Sussuarana, Mata Escura, Calabetão; São Caetano, Fazenda Grande, Boa Vista de São Caetano, Capelinha; Plataforma, Alto do Luso, Ilha Amarela, Conjunto Senhor do Bonfim, Loteamento Planalto Real, Rio Sena, parte de Periperi, Alto da Teresinha, Plataforma, Itacaranha, Escada, parte de Praia Grande, Alto do Cruzeiro, parte do Lobato, São Bartolomeu, Boa Vista do Lobato, Alto da Boa Vista, Alto do Cabrito, parte do Jardim Lobato; Jardim Esperança, Loteamento Marotinho, Sete de Abril, Nova Brasília, Canabrava, Colinas de Pituaçu, Pau da Lima e São Marcos, Av. São Rafael; Castelo Branco,  Cajazeiras 2 a 7, 8, 10, 11, Fazenda Grande 1 a 4, Jardim Mangabeira, Dom Avelar, Águas Claras, Vila Canária, Pau da Lima; Pirajá, Conjunto Pirajá, Marechal Rondom, Campinas de Pirajá; Paripe, São Tomé (Parte Alta), Bate Coração, Vila Naval, Ilha de São João, Alto de Coutos, Vista Alegre, Nova Constituinte, Paripe, São Tomé (Parte Baixa), Colina do Mar e Tubarão; Fazenda Coutos 1 a 4; Alphaville, CAB, Mussurunga, Narandiba (parte), Av. Orlando Gomes, Paralela, Patamares, São Cristovão, Trobogi, Alto Coquerinho, Itapuã,  Nova Brasília, Placaford e Nova Conquista,  Bairro da Paz, Loteamento Alamedas da Praia (parte),Praias do Flamengo e Stella Maris, Vila dos Sargentos, Jardim Piatã e Placaford.Pitanguinhas, CIA I E II, Via Universitaria, Coroa da Lagoa. Ceasa, Barro Duro;  CIA Industria; Mapele, Cotegipe. Também as ilhas de Salvador, a Ilha dos Frades, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Ilha de Maré.

Municípios na região metropolitana:

Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Amélia Rodrigues, parte de Camaçari (localidades Busca Vida e Sucupió) e parte de Simões Filho (Simões Filho I, Góes Calmon, Centro, Loteamento Luis Eduardo, Loteamento Engenho Novo, Loteamento Cristo Reis, Jardim Renatão e Pau da Rola).

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares