terça-feira, 16 de outubro de 2012

Qual a diferença entre inimigo e adversário político?

É absolutamente vital saber distinguir o inimigo do adversário. Os dois são muito diferentes entre si. Enquanto o adversário contenta-se em derrotá-lo, o inimigo só encontra paz destruindo-o. 
A política, por sua inescapável natureza competitiva, e mais ainda pela publicidade que assume, é um campo de atividades onde proliferam adversários e inimigos. Só não tem adversário ou cria inimigos quem é politicamente inofensivo. Os que têm ambição e lutam por seus objetivos por certo terão adversários e talvez, ao longo da carreira, adquiram inimigos.
Não é preciso gastar tempo para analisar os adversários: são participantes do jogo da política, competidores por vezes duros e até desleais, mas o que desejam é vencer a eleição e ocupar o cargo. Não os move o ódio pessoal, nem o desejo de destruição, que são sentimentos exclusivos dos inimigos. Já sobre estes sempre há muito o que falar e
ainda mais para aprender. Inimigos podem surgir na vida pessoal e ser transportados para a política - ou podem surgir nesta própria área. Não importa a origem: o inimigo alimenta sempre um sentimento negativo para com você.

Papa anuncia envio de delegação oficial à Síria como gesto de solidariedade


Papa anuncia envio de delegação oficial à Síria como gesto de solidariedade
O papa Bento 16 anunciou que decidiu enviar uma delegação oficial à Síria como gesto de solidariedade para com toda a população desse país devastado por mais de um ano e meio de conflito, anunciou o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone. "Não podemos ser simples espectadores da tragédia que ocorre na Síria", declarou à Rádio Vaticano depois de anunciar a iniciativa papal, que conta com o apoio de 300 bispos e religiosos de todo o mundo reunidos na sede da Igreja Católica para um sínodo sobre a "Nova Evangelização". "Convencidos de que a solução para a crise nesse país tem de passar por um acordo político e pensando nos imensos sofrimentos da população, no futuro dos refugiados e dessa nação, boa parte da assembleia de 'padres sinodais' pediu que se manifeste a solidariedade da Igreja, por isso o Santo Padre dispõe que uma delegação viaje à Síria nos próximos dias", explicou. Da delegação, composta, entre outros, pelo cardeal Laurent Mosengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, e o cardeal Jean-Louis Tauran, secretário para o Diálogo Religioso, farão parte dois latino-americanos, provenientes de países que viveram ou vivem graves conflitos: o colombiano Fabio Suescún Mutis e o nicaraguense Alberto Ortega. Informações do Terra. 

Mudança no ECA pune Alunos que agridem professores.


Alunos que agridem professores e depois ainda são defendidos pelos pais: uma situação que tem se tornado perigosamente frequente. Episódios de violência dentro das escolas motivaram a apresentação de um projeto de lei (PL 267/2011) que pune estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069) e determina que o estudante infrator ficará sujeito à suspensão, em prazo estabelecido pela escola. Se houver reincidência grave, o aluno será encaminhado para autoridade judiciária competente, como conselhos tutelares.

O professor e sociólogo da Universidade de Brasília Antônio Flávio Testa concorda com o conteúdo da proposta, mas ressalta que a lei sozinha não altera nada - é preciso aplicar a norma e fazer com que as punições aconteçam. O professor vai mais além e sugere que alunos e pais deveriam ser responsabilizados por agressões e episódios de vandalismo.

"Chamar os pais, que são os responsáveis por terem filhos que não têm limites dentro das escolas, obrigá-los a prestar serviços comunitários juntos com seus filhos. Quando há depredação do patrimônio escolar, os pais e os adolescentes deveriam ser incumbidos de consertar tudo aquilo que quebraram. Porque você devolve às famílias aquela responsabilidade básica, preparar os seus filhos par ao primeiro ambiente público que ele tem que conviver, independentemente de ser uma escola pública ou privada."

Em 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, publicou estudo onde mais de 45% dos professores da rede pública afirmaram que se sentiam estressados e sofriam de problemas emocionais. A coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputada Liliam Sá (PSD-RJ), concorda que é preciso proteger os professores, mas ela discorda da punição direcionada para o estudante.

"Às vezes essa criança tem um comportamento agressivo na escola porque sofre agressão dentro de casa. Aí, acho que não teria que encaminhar para punir, mas para um tratamento psicológico, chamar os pais à responsabilidade dessas crianças e desses adolescentes de por que estão agredindo seus professores."

A proposta que muda o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecendo punição para alunos que desrespeitarem professores já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, e está pronto para ser votado na Comissão de Educação.Fonte: Ainda Hoje Notícias.

Astrônomos identificam planeta com quatro sóis


Astrônomos identificam planeta com quatro sóis
Foto: Yale University
Astrônomos da Universidade Yale, nos Estados Unidos, e cientistas amadores do projeto Planet Hunters (caçadores de planetas, na tradução para o português) identificaram o primeiro sistema planetário com quatro sóis, a cerca de 5 mil anos-luz da Terra. O planeta PH1, provável gigante gasoso seis vezes maior que a Terra, percorre em volta de duas estrelas que, por sua vez, são orbitadas por outro par de astros distantes. O fenômeno é chamado de “planeta circumbinário em um sistema de quatro estrelas". A descoberta foi feita em uma revisão de dados do telescópio Kepler, da Agência Espacial Americana (Nasa). Apenas seis planetas são conhecidos por orbitar dois sóis, mas nenhum deles é circundado por um sistema binário distante. 

Porto Seguro: Pescador é preso acusado de praticar pesca predatória de tartarugas marinhas


Porto Seguro: Pescador é preso acusado de praticar pesca predatória de tartarugas marinhas
Foto: PAT Escosmar
Um pescador de Porto Seguro, no sul baiano, foi preso neste domingo (14) acusado de praticar caça predatória de tartarugas marinhas e furto de ninhos. O acusado foi preso por homens da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), após denúncias feitas pelo Projeto Amiga Tartaruga (PAT Ecosmar). Segundo a entidade, no último sábado (13)  oito tartarugas foram encontradas em uma mesma rede. Antes, na quinta (11), no distrito do Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, os restos de quatro tartarugas esquartejadas também foram encontradas na praia. Fábio Santos Souza foi detido com uma rede tipo “caçoeira”, confeccionada com náilon mais resistente, típica para caça do animal. A prisão ocorreu no lugarejo conhecido como Mogiquiçaba, entre os municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália. De acordo com o comandante da Cippa de Porto Seguro, major PM Cleber Santos, “serão envidados esforços no sentido de localizar e prender outras pessoas envolvidas com caça predatória de animais silvestres”, ação proibida conforme Lei 9.605/98 e decreto 6.514/08.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares