quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Moradores encontram peixe raro na praia de São Tomé de Paripe, na BA Peixes-lua apareceram na manhã desta quinta-feira (30) quando maré baixou. Especialista explica que esse animais não são comuns em áreas costeiras.


peixe lua Bahia (Foto: Reprodução TV Bahia)
Peixes foram localizados na manhã desta quinta-feira em São Tomé de Paripe. (Foto: Reprodução TV Bahia)
Moradores do bairro de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador, encontraram vários peixes-lua na areia da praia da localidade na manhã desta quinta-feira (30). Segundo pescadores da região, os animais estavam na água e, quando a maré secou, surgiram na areia e morreram. Alguns foram levados para casa pela população. Os animais têm cerca de 50 centímentros e, de acordo com especialistas, não são comuns em áreas costeiras.O biólogo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Paulo Roberto Lopes, o peixe-lua pode ser consumido normalmente. Ele afirma que existem três espécies da família peixe-lua no mundo. A mais comum no Brasil e na Bahia é a que atinge até 80 cm, mas existem registros de peixes-lua com até 3 metros. "É uma família cosmopolita, que vive em águas quentes tropicais e sub-tropicais. Há três espécies da mesma famíla, todas ocorrem no Brasil. Eles são peixes de alto mar, não de plataforma continental, baías ou praias, e também não são abundantes", disse Lopes.
Peixe lua Bahia (Foto: Reprodução TV Bahia)Alguns moradores levaram os peixes para casa.
(Foto: Reprodução TV Bahia)
Segundo o biólogo, ainda não há uma explicação para o aparecimento da grande quantidade desses peixes na praia de São Tomé de Paripe. "Em nível de Brasil, nunca teve ocorrência desse peixe em áreas costeiras em tamanha quantidade. Eles são mau nadadores, flutuam e se deixam levar pacificamente pelas correntes marítimas. Eles também não costumam formar cardumes", afirmou o professor da Uefs, que estuda animais marinhos.O biólogo informou que em 2012 já houve outras ocorrências da espécie na Bahia. "No primeiro semestre, apareceram alguns na praia da Boa Viagem, em Salvador, na Baía de Todos os Santos, Aratuba, na Ilha de Itaparica e em Ilhéus, no sul do estado, onde foi localizado um peixe-lua de 1,85 cm, que foi levado para o laboratório de ictologia da Uefs. "Temos oito exemplares no laboratório da instituição, alguns foram comprados e outros doados", disse o especialista.

Candidato a vereador em Mirandiba registra em cartório compromisso de se eleito, doar o salário. Ele também incluiu na declaração que o primeiro projeto de lei que irá propor será para reduzir salário de vereadores.


Célio Joaquim de Carvalho, mais conhecido como “Célio Fotógrafo”, está convicto em disputar a eleição municipal de Mirandiba (PE) para ser vereador sem gastar um centavo do salário que vai receber.

Na terça-feira (10) o candidato a vereador registrou em cartório um termo de compromisso de livre e espontânea vontade, comprometendo-se a doar todo o dinheiro que receber como vereador, caso seja eleito.

O termo foi assinado por Célio e carimbado pelo cartório na presença de oito testemunhas. No documento o candidato declara que vai doar o salário de parlamentar para instituições de caridade, pessoas que comprovarem carência e comunidades carentes de Mirandiba.

Para não deixar dúvidas de seu propósito, o candidato filantrópico afirma que vai afixar em local público um mural expondo como gastou o salário todos os meses.
 

Pastor 'cheira' Bíblia em convite para culto e causa polêmica


Pastor 'cheira' Bíblia em convite para culto e causa polêmica
A imagem de um pastor “cheirando” a Bíblia gerou polêmica nas redes sociais nesta terça (28). Em um convite para um culto de jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo, o pastor Lúcio Barreto, mais conhecido como Lucinho, aparece na situação descrita, que faz uma alusão ao consumo de drogas. “O pastor Lucinho tem um projeto especial com a juventude. A ideia da imagem é mostrar que a Bíblia dá mais prazer do que qualquer droga. Nosso objetivo não é alcançar os já cristãos. É alcançar os que estão longe. Tirar as pessoas do lugar onde a maioria está, nas drogas, no vício, para dentro dos princípios de Deus, onde há prazer e alegria de verdade”, explicou o pastor presidente da igreja, Simonton Araújo. Oriundo da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, o pastor Lucinho prega há três anos no templo capixaba, no culto Quarta Louca por Jesus, às quartas-feiras.

Jambeiro ainda não gravou propaganda eleitoral: ‘Não sou do time de Lula’


por Rodrigo Aguiar/ Evilásio Júnior
Jambeiro ainda não gravou propaganda eleitoral: ‘Não sou do time de Lula’
Foto: Rodrigo Aguiar/Bahia Notícias
Ex-tucano, o vereador soteropolitano Jorge Jambeiro (PP) preferiu desdenhar do horário eleitoral no rádio e na TV e focar a sua campanha exclusivamente no corpo-a-corpo “para não ser incoerente”. Candidato à quinta reeleição, agora pela sigla governista – as outras quatro foram pelo PSDB –, o neopepista se diz incomodado com a estratégia da coligação “Todos Juntos por Salvador”, que conta ainda com as siglas PTB, PSD e PT, de aliar a imagem dos postulantes às fotografias da presidente Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner e do ex-chefe da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “Reconheço a legitimidade do partido em fazer a coligação, mas quando fui para o partido achava que teríamos candidato a prefeito. Não sou do time de Lula. Tenho o direito de não querer placa com o time de Lula”, sentenciou Jambeiro, em entrevista ao Bahia Notícias, ao salientar que o partido teria potencial de lançar prefeiturável próprio. “A eleição é municipal e o PP podia se lançar contra o PT, como aconteceu em Lauro de Freitas. Fui defensor até o último momento da candidatura de João Leão”, argumentou. Segundo o vereador, lhe foi oferecido até aparecer na propaganda apenas ao lado dos retratos dos integrantes da chapa majoritária do seu grupo, Nelson Pelegrino (PT) e Olívia Santana (PCdoB), mas ele não topou. Agora, mesmo com a decisão da Justiça de proibir a veiculação da peça do chamado “Time de Lula”, Jambeiro promete manter-se de fora. “Isso pode ser derrubado com recurso”, acredita. Nesta quarta-feira (29), ele divulgou um vídeo na internet com a justificativa da sua ausência na mídia ao seu eleitorado. Veja abaixo.

Bompreço na Pituba é autuado pela Codecon


Bompreço na Pituba é autuado pela Codecon
Fiscais encontram produtos deteriorados | Foto: Divulgação
Uma loja do Bompreço no bairro da Pituba, em Salvador, apresentou irregularidades em alguns produtos e foi autuado por fiscais da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). O estabelecimento terá que apresentar defesa em 10 dias. Segundo o órgão, após denúncias de clientes, os fiscais estiveram no local e detectaram produtos alimentícios vencidos, carnes sem conservação adequada e algumas até em estado de deteriorização. Outra loja do Bompreço, na Rua Almeida Couto, em Nazaré, também foi notificada no início da semana após os fiscais encontrarem ovos apodrecidos, frutas a granel embaladas fora do prazo de validade e algumas até estragadas. "Estamos coibindo a prática de venda de produtos que deveriam ser acondicionados e devidamente congelados, além de punir aqueles que comercializem produtos que atentem à saúde pública e os direitos do consumidor", afirmou Rubem Carneiro Filho, coordenador da autarquia. A Codecon informou que as denúncias de consumidores têm contribuído para coibir práticas danosas. Caso seja verificada qualquer irregularidade, o contato com o órgão pode ser feito pelo telefone (71) 2203-3417.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares