sexta-feira, 27 de julho de 2012

ESCOLA ANA LÚCIA MAGALHÃES VAI APRESENTAR - 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO Video “Filhos de Santo Amaro” será exibido dia 30 de julho as 18 hs. no Cine Teatro em Lauro de Freitas



Como parte das comemorações do Cinquentenário, a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães exibirá no dia 30 (segunda-feira), às 18h no Cine Teatro, o documentário ‘Filhos de Santo Amaro de Ipitanga’. O filme faz um resgate da história, arte e cultura de Lauro de Freitas. Além do documentário, serão expostos os Postais Ambientais com fotos tiradas pelos alunos da escola e transformadas em poesia. Em seguida alunos da escola do MAIS EDUCAÇÃO E DO DIVIPAC, grupos de Ternos de Reis e Samba de Roda se apresentarão.

Grupo Revelação comanda festa do Cinquentenário de Lauro de Freitas

O Grupo Revelação será a principal atração da festa do Cinquentenário de Lauro de Freitas e promete ferver a Praça da Matriz na noite do dia 31, aniversário da cidade. Com o show Ao Vivo no Morro 2, a banda lembrará grandes sucessos como Deixa Acontecer, Tá Escrito, Coração Blindado e Samba de Arerê, além do último hit, Filho da Simplicidade, da novela Avenida Brasil.

“É sempre com muita satisfação que vamos à Bahia. Temos uma identidade muito grande com o povo de lá e é praticamente nossa segunda casa” – destaca o representante do grupo, Cosme Menezes. A banda de partido alto sobe ao palco às 21h.Nos últimos anos, a data foi marcada pela presença de grandes atrações nacionais como Jorge Aragão, Daniela Mércury, Tony garrido, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alcione e Calipso. Como em todos os anos, o dia do aniversário (terça-feira) começa com a missa solene, celebrada na igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h, seguida pelo cortejo cívico cultural com dezenas de grupos do município que inclui capoeira, samba de roda, baianas, pernas de pau e fanfarras, e mais de 3 mil alunos das 64 escolas e seis creches municipais. À noite, no intervalo entre as bandas, será apresentado o vídeo Dança do Cinquentenário.As comemorações começam no sábado (28), com apresentação dos finalistas do Festival de Bandas, na Praça da Matriz. No domingo (29), se apresentarão no II Rock´n Lauro, Praça Martiniano Maia, as bandas Pastel de Miolos, Movidos a Álcool, Norfist e Clandestinos. O hip hop marca presença com bandas, grafiti e Djs, a partir das 14h. O dia seguinte, 30, será dedicado ao arrocha, com os cantores César Sampaio e Elaine Fernandes, e as bandas Astros do Arrocha, Anjos do Arrocha e Bandidos do Arrocha, na Praça da Matriz.
A programação contempla a diversidade cultural do município e todos os gostos. Até o dia 31, está aberta a exposição de artes visuais, “Lauro de Freitas, Ontem e Hoje”, no Cine Teatro. Na segunda-feira, acontecerá a Feira do Cinqüentenário, de artesanato, na Praça da Matriz, a partir das 9h. Na terça-feira (31), serão anunciados os vencedores do Prêmio Lauro de Freitas de Literatura (cordel, conto e poesia), no Cine Teatro.

Teste indica sucesso de vacina contra três sorotipos da dengue

No primeiro estudo mundial de eficácia, a vacina da empresa francesa Sanofi Pasteur contra a dengue apresentou resultados positivos contra três dos quatro sorotipos do vírus. No Brasil, os testes ocorrem nas cidades de Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Natal e Vitória. A conclusão dos estudos de eficácia no País está prevista para 2014.O anúncio feito na quarta-feira, 25, é resultado de pesquisas realizadas na Tailândia. O medicamento também provocou resposta imunológica contra o quarto sorotipo da dengue, mas a eficácia satisfatória só foi comprovada contra três deles.Em nota, o laboratório informou que as análises continuam para descobrir a falta de proteção para o quarto sorotipo. Os resultados detalhados deste estudo serão publicados ainda este ano.Os testes foram realizados em 4.002 crianças, entre 4 e 11 anos. O combate consiste em três doses, administradas a cada seis meses (0, 6 e 12 meses). Os estudos em larga escala, envolvendo 31 mil adultos e crianças, estão em andamento em dez países da Ásia e da América Latina.“A vacina da Sanofi é a mais desenvolvida e a primeira que será avaliada. Ela está na fase 3, quando a vacina é testada em milhares de indivíduos de vários lugares. O laboratório diz que não ocorreram efeitos colaterais graves e está produzindo anticorpos. Com esses resultados, parece ser muito boa, mas é necessário cuidado”, disse a doutora em epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-Ufba) Glória Teixeira.
A pesquisadora integra o grupo de 11 especialistas selecionados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação de segurança e efetividade das vacinas em processo de produção pelo mundo. No próximo dia 1º, o grupo se reúne em Genebra para discussão dos documentos elaborados pelo laboratório e posterior relatório.Na fase 1, os testes atingem 120 pessoas, no máximo. Na segunda, atinge a quantidade de 200 a 250 indivíduos. “Após a fase 3,  pede-se o registro do produto à Vigilância Sanitária e agências de regulação”, explicou a pesquisadora. A Sanofi pretende pedir o registro entre 2014 e 2015.
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quinta-feira, 26.
Informações Meire Oliveira do A Tarde

Fiéis lotam Catedral Metropolitana de Santana

Milhares de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Santana (Igreja da Matriz) na manhã desta quinta-feira (26) para participar de celebração eucarística em homenagem a Senhora Sant'Ana, padroeira da cidade.
A missa marcou o encerramento das comemorações da Festa de Sant'Ana, iniciada no último dia 17 com um novenário. O Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian também ressaltou a participação popular nos festejos. "Essa catedral representa nossas raízes religiosas, culturais e políticas. Milhares de pessoas participaram das celebrações do ano jubilar e lotam esta igreja. Isso porque o povo desta cidade sabe cultivar a fé e as orações", disse.
Dom Itamar Vian solicitou ainda que Senhora Sant'Ana interceda por Feira de Santana e pela Arquidiocese, que comemorou seu Jubileu de Ouro no último domingo (22).

Candidatos únicos antecipam cenário político em três cidades da Bahia

Eleitores dos municípios baianos América Dourada, Ibipeba e Lafaiete Coutinho terão apenas uma opção de voto para prefeito nas eleições de 2012. Os cartórios eleitorais registraram candidaturas únicas para o ocupar as respectivas prefeituras, o que antecipa o cenário político municipal das localidades.Segundo o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitora da Bahia (TRE-BA) e mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros, apenas se a população inteira, e até o próprio candidato, votar nulo, ou se ocorrer a morte do mesmo, ele pode não ser eleito."Para esse candidato ganhar, ele tem que 'disputar' a eleição, mas, se ele morrer, pode ser substituído até a véspera. No caso desses três municípios, se eles [os candidatos] tiverem um voto apenas vencem a eleição", explica Barreiros.Com 15.961 habitantes, a cidade de América Dourada, que fica a 430 km de Salvador, tem como candidato único à prefeitura o atual vice-prefeito do município, Joelson Cardoso do Rosário (PT), da coligação "América de Todos". 
Em Ibipeba, a 515 km da capital baiana, que  possui 17.021 habitantes, o único candidato é Israel Chaves Lelis (PP), que em 2008 concorreu e perdeu para o atual prefeito, Nei Amorim de Souza. Neste ano, os partidos dos antigos rivais se uniram e lançaram a candidatura única de Israel.
Em Lafaiete Coutinho, cidade a 365 km de Salvador, com população estimada em 3.901 habitantes, o único candidato é o atual prefeito Zenildo Brandão Santana (PP), conhecido como "Zé Cocá".
De acordo com o analista judiciário do TRE/BA Jaime Barreiros, não há nenhuma regra da Justiça Eleitoral que impeça um pleito quando apenas a disputa gira em torno de apenas um candidato. "Os partidos políticos têm autonomia para lançar candidatos, mas não é obrigado a lançar, então pode acontecer de ter apenas um candidato à eleição", afirma.

CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicos Medida visa simplificar câmbio por conta de eventos esportivos. Clientes continuarão tendo que ser identificados, explicou BC.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) medida que autoriza a troca de moeda estrangeira em caixas eletrônicos (terminais de autoatendimento) – que funcionariam em operações de câmbio. O limite por operação é de US$ 3 mil, e a responsabilidade legal pelas transações continuam com as instituições financeiras autorizadas a operar no mercado cambial."As máquinas poderão trocar moeda estrangeira por moeda nacional e vice-versa. Elas vão funcionar como se fossem um correspondente eletrônico da instituição financeira [banco, corretora ou distribuidora de valores mobiliários], mas a finalidade é trocar moeda. Mas é compra e venda de moeda estrangeira exclusivamente por instituição autorizada a funcionar pelo BC", informou o secretário-executivo da autoridade monetária, Geraldo Magela Siqueira.De acordo com o secretário-executivo do BC, as máquinas não funcionarão para sacar recursos em moeda estrangeira. Será necessário, segundo ele, inserir reais, por exemplo, para sacar dólares no terminal de autoatendimento. "Esse tipo de máquina não existe hoje. Atualmente, só tem saque de cartão", explicou. A operação inversa (troca de dólares por reais) também poderá ser feita.As pessoas interessadas nestas operações, porém, continuarão tendo de ser identificadas, o que acontecerá por meio da inserção de um cartão internacional, acrescentou ele. A expectativa do Banco Central é que as máquinas sejam situadas em locais com segurança e que concentrem turistas, como aeorportos e supermercados.De acordo com o Banco Central, o objetivo da medida é simplificar as operações de câmbio por conta dos eventos esportivos previstos para os próximos anos, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Com a medida, as operações de câmbio poderão ter mais "capilaridade" (estarão disponíveis em mais localidades), além de diminuir o custo das operações."As medidas encontram-se em linha com as ações do governo federal para simplificar e modernizar o mercado de câmbio e possibilitam, sem abrir mão da segurança, a criação de rede compatível com centros turísticos dos mais variados portes", informou o BC.Outra medida aprovada pelo CMN elimina as restrições existentes quando ao tipo de empresa que poderá ser contratada como correspondente cambial. Pela regra anterior, somente empresas cadastradas no Ministério do Turismo, como hotéis, agências de viagem e de locação de veículos, por exemplo, poderiam atuar com operações cambiais. Com a alteração, todas as empresas interessadas em operar como correspondentes das instituições financeiras poderão oferecer operações de câmbio.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares