quinta-feira, 24 de maio de 2012

Investigação sobre racismo em clipe de Alexandre Pires é arquivada

O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia (MG) arquivou o procedimento administrativo que investigava uma suposta existência de racismo no clipe da música Kong, do cantor Alexandre Pires. De acordo com o órgão, a presença de gorilas no vídeo está ligada a aspectos da sexualidade e não a referências de discriminação racial. O MPF também não pediu a instauração de inquérito policial sobre o assunto por não acreditar em crime a ser apurado, já que defende que não houve no comportamento do artista a prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça ou cor, seja através da letra ou do clipe da canção. De acordo com o procurador da República Frederico Pellucci, “não se pode dizer que a letra da música ou o videoclipe tiveram a intenção de atacar quem quer que seja, mas sim apresentar-se de maneira descontraída e bem-humorada, não cabendo entrar na discussão quanto ao bom ou mau gosto na escolha das respectivas expressões e cenas”. No dia 26 de abril, a ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), denunciou que “o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra” e que “reforça estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual”, o que também foi descartado por Pellucci. Informações do G1.

Sem ônibus nas ruas, Estação da Lapa vira campo de futebol improvisado

Sem ônibus nas ruas, Estação da Lapa vira campo de futebol improvisado
Foto: Luana Brito
Rodoviários e empresários do setor de transporte não cumprem novamente, nesta quinta-feira (24), a determinação judicial de colocar pelo menos 40% da frota de ônibus em circulação. Sem os coletivos nas ruas, muitas escolas tiveram as aulas suspensas e os terminais ficaram às moscas, combinação perfeita para deixar a criatividade aflorar. Na Estação da Lapa, onde geralmente circulam cerca de 400 mil usuários por dia, crianças e adolescentes aproveitaram a tranquilidade proporcionada pela paralisação dos rodoviários para improvisar um campo de futebol e bater o tradicional “baba”. Com direito a minigol e sem ônibus para atrapalhar, os meninos aproveitam a manhã desta quinta para jogar à vontade.

ANIVERSARIANTE DO DIA 24 DE MAIO DE 2012

SULA BICHIR
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


FOTOS DO NIVER
CLIK EM CIMA PARA ABRIR GRANDE 




“Eu me senti humilhado, porque ela ficou rindo de mim o tempo todo", diz acusado de estupro entrevistado por repórter

“Eu me senti humilhado, porque ela ficou rindo de mim o tempo todo", diz acusado de estupro entrevistado por repórter
Defensores públicos visitaram Paulo Sérgio na cadeia |Foto: Divulgação
A subcoordenadora de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria Pública da Bahia, Fabiana Miranda, acompanhado do defensor público, Rodrigo Assis, visitaram na tarde desta quarta-feira (23) Paulo Sérgio Silva Sousa, de 18 anos. Sousa está preso desde o último dia 21 de maio na 12ª Delegacia Circunscricional de Polícia de Itapuã, em Salvador, acusado de assalto e estupro. O detido participou de uma entrevista feita dois dias após a sua prisão pela repórter Mirella Cunha, do programa Brasil Urgente Bahia, da TV Band. A reportagem ganhou repercussão nacional nesta terça (23). Em conversa com a defensora pública, o acusado relatou como se sentiu durante a entrevista: “Eu me senti humilhado, porque ela ficou rindo de mim o tempo todo. Eu chorei porque sabia que ali, eu iria pagar por algo que não fiz, e que minha mãe, meus parentes e amigos iriam me ver na TV como estuprador, e eu sou inocente”. Segundo Fabiana, Sousa é réu primário, vive nas ruas desde criança, apesar de ter residência em Cajazeiras 11, periferia da capital baiana. Ele tem seis irmãos, é analfabeto e já vendeu doces e balas dentro de ônibus. Para a defensora, a profissional de imprensa não se limitou ao dever de informar e teria atingido a honra, a dignidade e a imagem do detido. "A reportagem utilizou a imagem do acusado para humilhá-lo, achincalhá-lo, expô-lo ao ridículo, apenas com o intuito de utilizá-lo em uma tentativa de angariar audiência, de forma sensacionalista, às custas da violação da sua dignidade", afirmou. Ainda segundo Fabiana, Sousa já conta com assistência jurídica, o que deslegitima o órgão a adotar qualquer medida.

Onda de greve pode arrastar mais uma categoria: professores das escolas particulares

por Evilásio Júnior
Onda de greve pode arrastar mais uma categoria: professores das escolas particulares
A onda de greves iniciada este ano na Bahia pela Polícia Militar – que ficou parada por 12 dias em fevereiro –, e sequenciada pelos professores estaduais (mobilizados há 44 dias) e rodoviários (24h) poderá arrastar mais uma categoria na próxima sexta-feira (25). Os docentes das escolas particulares farão uma assembleia no auditório do Colégio 2 de Julho, no bairro do Garcia, no centro de Salvador, em que poderão deflagrar mais um movimento grevista. Antes mesmo da votação do indicativo de greve, no mesmo dia, a categoria já anuncia paralisação.  Este ano, de forma quase imperceptível, os educadores da rede privada de ensino já tinham cruzado os braços em duas tímidas oportunidades: uma de 15 minutos e outra de 50 minutos.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares