terça-feira, 6 de março de 2012

Intelectuais e ativistas comentam 32 anos de história do GGB

Para marcar os 32 de história do primeiro grupo gay do Brasil nossa equipe conversou com militantes, artistas, professor e com Marcelo Cerqueira, atual presidente do GGB, para sabermos o que eles têm a dizer sobre esse importante grupo gay da Bahia e referência no Brasil e no mundo.
Professor Sergio Sobreira
“Ver o GGB alcançar 32 anos de luta e ação contínuas em prol da comunidade homossexual é para ser comemorado com alegria, esperança e atenção. Alegria e esperança porque, a despeito do enfrentamento de dificuldades, o saldo de conquistas e vitórias é inegável e muito positivo. Nenhum grupo alcançou a longevidade nessa área com a credibilidade que o GGB tem. Atenção, porque a luta deve e precisa continuar. O preconceito e a intolerância que resultam em violência e opressão contra gays ainda se mantem com suas marcas de estupidez e brutalidade. A sociedade ainda precisa mudar muito. As transformações em curso apontam para um futuro melhor, mas a atuação de segmentos conservadores da sociedade, notadamente os ligados a entidades religiosas, demonstram que não podemos recuar e vacilar, serão seremos colhidos pela repressão e opressão que esses grupos tanto querem perpetrar contra os gays. Parabens, GGB! A luta continua!”, declarou o Professor Sergio Sobreira


Nilton Luz
“O GGB foi uma escola para a maioria dos militantes da Bahia, organizou boa parte dos grupos LGBT locais em funcionamento, e consolidou o modelo de disputa de visibilidade à moda nacional. Para o bem ou para o mal, é impossível pensar no movimento LGBT sem pensar no GGB.”
“Aliás, o GGB possui um grande acervo à respeito do movimento LGBT, e acredito que devemos começar a estudá-lo para manter nossa história em nossa mamória”
Nilton Luz
Rede Nacional de Negras e Negros LGBT 
“Pra mim o GGB é um Patrimônio de grande valor na Bahia pelo seu reforço e muito importante para o estado por suas lutas históricas do movimento na luta contra a homofobia no Brasil e para garantia dos direitos pra a população LGBT. Hoje, podemos contar com varias instituições que foram criadas e apoiadas pelo GGB até para fortalecer a uma luta que precisa cada vez mais ter força nesses país”, disse o presidente do Comitê Desportivo GLS da Bahia-GDG-Bahia.
Franklin Silva
Franklin Silva
“O Grupo Gay da Bahia é uma referência na luta das minorias no Brasil. Mais que um Grupo que cuida das causas gays, o GGB é um pilar de força para o movimento e também de denúncia para a violência que ainda acomete os LGBT’s nesse país. Se hoje já há uma visibilidade para a causa dos homossexuais, muito se deve ao trabalho desenvolvido pelo GGB nesses 32 anos. Quem veio depois deve pedir à benção a esses desbravadores e tratá-los com o devido respeito e quem veio antes sabe muito bem da importância de quem deu a cara à tapa para que hoje os gays sejam tratados com mais respeito”, afirmou o ator, diretor teatral e poeta João Figuer





O diretor teatral João Figuer

“O GGB – Grupo Gay da Bahia é a Mãe de todas nós, sem fobia de misturar masculino e feminino nesta afirmação sem preconceito de gênero, grau e orientação sexual. Mesmo que já existissem Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais há séculos, a história demonstra que há 32 anos atrás após ação judicial para registro do Estatuto, também oficializava-se com aquele ato a adoção pela Mãe-Mor do Movimento LGBT a inúmeros (as) renegados (as) por toda a sociedade devido a orientação sexual e identidade sexual. Não se trata de diminuir o amor que tantas Mães, Pais, Tias e protetores (as) deram a homossexuais, familiares de sangue ou de adoção, mas reconhecer um ato público e oficial que marcou a vida destas pessoas, principalmente após o período de trevas na democracia que tivemos. Vida longa ao GGB, que muitas vezes discordamos como filhos (as) que vivem em outras eras e acreditam em outras ideologias, mas que reconhecem a importância das suas raízes e o papel imprescindível do Grupo Gay da BAhia na história de cada um (a)!”, emocionou-se Renildo Barbosa, presidente da PRO Homo .
Renildo Barbosa
“O grupo Gay da Bahia é a mais antiga entidade em defesa dos direitos LGBTs do Brasil e América Latina. Sem dúvida, nesses 32 anos de luta, conscientização e tantos trabalhos realizados, prestaram relevantes serviços à nossa comunidade trazendo mais que visibilidade, conquistas de espaços e direitos. Drº Luiz Mott, antopólogo e fundador da ONG é um símbolo genial da resistência gay  que soube com brilhantismo aproveitar às oportunidades e potencializar a batalha pelos direitos civis dos homossexuais na Bahia e Brasil. Fazendo do GGB uma marca e bandeira nacional. Inquieto, provocador, polêmico, combativo, atual. Poucos são os que persistem ‘no batente’ por tantos anos e de forma ininterrupta. Os (as) principais ativistas da Bahia, são direta ou indiretamente influenciados pelo GGB. Fala-se muito que a entidade é ‘HISTÓRIA’, acredito que o grupo continua fazendo história e na vanguarda, sempre se reinventando. Prova disso é sua jogada de mestre (sic! De doutor) ao escolher Claudia Leitte para ser Madrinha da XI Parada Gay da Bahia. Mas que uma ‘jogada’ de marketing, é sobretudo uma lição de cidadania, política e estratégia ‘pedagógica’ que fez a discussão sobre homofobia, mídia, movimento LGBT e seu diálogo com congêneres – como o negro e feminista – efervescer na imprensa e redes sociais, fazendo com que mesmo o (a) LGBT mais despolitizado (a) e jovens que não mostravam interesse consciente pela causa, passassem a refletir e pensar, na busca pelo embasamento para suas argumentações, posicionando-se diante da (s) questão (ões) seja em prol ou contra. Só este debate, já é um ganho ditático que não pode ser subestimado, e que já valeu pela parada.”, afirmou o coordenador geral do Instituto Adé Diversidade Bahia, Ícaro Ceita.

WELLINGTON DAS METRALHADAS FECHA COM O VEREADOR ALEXANDRE MARQUE EM LAURO DE FREITAS

Vereador Alexandre Marques consegue atrair mais um líder Comunitário em sua base.

DENILSON CARA DE JEGUE FEZ MAIS UM ANO DE VIDA

 Denilson Cara de Jegue esposo de Tely da Feijoada fez mais um ano de vida e fez questão de passar o dia com seus amigos e familiares. Durante o dia inteiro Cara de Jegue recebeu visita em sua residencia que fica na rua Romualdo de Brito em Lauro de Freitas na cobertura onde foi o camarote da Tely. O curioso é que Denilson não gosta de vestir camisa e se sente bem em nadar a vontade em sua casa.




Prefeitura rompe com a Libri e avalia alternativas para realizar concurso


A Prefeitura de Lauro de Freitas decidiu romper o contrato com a Libri Capacitação de Recursos Humanos e avalia alternativas para realizar o concurso público do município o mais breve possível. A nova data pode ser divulgada ainda hoje, assegura a prefeita Moema Gramacho. O certame que seria realizado nos dias 4, para níveis médio e fundamental, e dia 11, para nível superior, foi suspenso depois que a administração municipal constatou falhas graves na organização do processo sob responsabilidade da empresa licitada.
A Prefeitura informa ainda que aguarda as orientações da Procuradoria Geral do Município (PROJUR) para adotar as providências cabíveis em relação ao concurso. “A Projur já está avaliando. A primeira providência foi o distrato e não vamos mais fazer as provas que estavam marcadas para o próximo domingo, dia 11, para cargos de nível superior. Não há possibilidade por conta da credibilidade colocada sob suspeita em função das falhas de organização ocorridas no domingo” destaca a prefeita.
Moema informa ainda as inscrições estão mantidas, mas os candidatos que não quiserem participar do concurso terão um prazo para manifestar interesse na desistência. “Após esse prazo a prefeitura vai devolver a taxa de inscrição”.

Departamento de Comunicação – DECOM
3288-860 ou 3288-8764
9609-1188 ou 9609-1614
www.laurodefreitas.ba.gov.br
www.imprensalauro.com.br
www.twitter.com/imprensalauro
www.transparencialaurodefreitas.ba.gov.br
www.flickr.com/imprensalauro
www.youtube.com.br/imprensalauro

ANIVERSARIANTE DO DIA 06 DE MARÇO DE 2012

TAIANA BAILARINA DO BAMBOLÊ
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

TEVE INÍCIO A 1º COPINHA DE FUTEBOL DE CAMPO DE AREIA BRANCA


A ABERTURA FOI REALIZADA COM UM AMISTOSO ENTRE OS VETERANOS DE 
AREIA BRANCA  X  VETERANOS DE SÃO  CRISTOVÃO, OS DE  AREIA  BRANCA
VENCERAM O JOGO POR UM TENTO A  0 GOL DE TICO NA 2ª ETAPA.
 
JÁ NA COPINHA:
 
NO JOGO PRELEMINAR TIVEMOS
TREZENTOS ( 1 )    X    ( 1 )   BANDEIRANTES    14:00h
GUDÊ MARCOU PARA OS BANDEIRANTES E JULIVAM
EMPATOU P/OS TREZENTOS NO FINAL DA PARTIDA.
NA PARTIDA PRINCIPAL UM GRANDE JOGO CHEIOS
DE EMOÇÕES E LANCES BONITOS E O GOIAS LEVOU
A MELHOR FATURANDO OS PRIMEIROS TRÊS PONTOS
DA 1ª COPINHA DE FUTEBOL DE CAMPO DE A.BRANCA 
CIAMAR       ( 0 )    X    ( 2 )  GOIAS                      16:00h
OS GOLS  FORÃO MARCADOS POR DEIVSOM E SIMÁRIO
NO  PROXÍMO DOMINGO A COPINHA DÁ SEQUÊNCIA COM:
 
DIAMANTE  X  SÃO MARCOS                       as 09:00h
 
BABA DOS ARTISTAS   X  NOVO GALÍCIA  14:00h
OS ONZE VELOZES        X  PONTE PRETA   16:00h
 
Realização:André kjá,Didi & Dadal
Apoio: SETREL  & PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares