segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ANIVERSARIANTES DO DIA 13 DE FEVEREIRO 2012

ROSEANE
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MUNIQUE CAROLINE
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Lauro de Freitas abre inscrições para concurso de mascarados

As inscrições para o VI Concurso de Máscaras Carnavalesca de Lauro de Freitas já estão abertas e podem ser feitas até o dia 18. Os interessados devem se encaminhar à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) ou à Biblioteca Pública, em dias úteis, entre 8h e 17h.
A brincadeira, promovida pela prefeitura como forma de incentivar a manifestação dos Caretas, antiga tradição do município, acontecerá dia 18, sábado de Carnaval. O secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, calcula cerca de 300 participantes este ano.
O desfile começa no final de linha da Avenida Mário Epinghaus, e segue à Praça Martiniano Maia, Centro. O evento faz parte do Calendário Cultural do município e é uma das expressões mais fortes da cidade.
Os caretas começam a sair às ruas dias antes da festa momesca, anunciando o carnaval na cidade. “Este ano o carnaval vai ser ampliado. Daremos apoio a várias comunidades, a exemplo de Vilas do Atlântico, Areia Branca, Portão e Parque Santa Rita” - informou Lírio. Informações
OFICINAS
A Secult realiza oficinas de produção de máscaras no município a fim de estimular a criatividade e aperfeiçoar as fantasias, orientado pela artesã Eliete Teles, da Grupo Ereotá de Teatro de Bonecos. As oficinas acontecem nos dias 13, 15 e 17, no Centro Social de Portão, das 8h às 12h; No Centro Comunitário da Igreja Matriz, das 13h às 17h; e na sede do Ereoatá, em Itinga, das 18h às 22h. Informações 3369-9216 e 3369-9217.

Lauro de Freitas aplica “lei anti-baixaria” no Carnaval

Lauro de Freitas é o primeiro município baiano a sancionar a lei anti-baixaria, de autoria da prefeita Moema Gramacho, que proíbe gastos públicos com expressões artísticas que depreciem a imagem da mulher.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, a lei inclui analogia a todo tipo de violência e conteúdos que “ofendam qualquer ser humano”.
A iniciativa da prefeita, inspirada em projeto similar da deputada estadual Luiza Maia, atende expectativa do movimento de mulheres. Quem desrespeitar poderá ser multado e o recurso será revertido ao Fundo Municipal de Cultura.  Os blocos carnavalescos, que desfilam em Lauro de Freitas entre os dias 16 e 21, já foram informados e orientados a observarem a nova legislação e serão fiscalizados com rigor.
A Lei, em contrapartida, também buscará estimular expressões que enalteçam a figura da mulher e combata qualquer tipo de violência.

A responsabilidade de analisar o conteúdo será da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas. “Não se pode usar recursos públicos para incentivar a violência ou macular a imagem da mulher. A repetição leva à banalização da baixaria, da violência” – justificou a gestora.
No entanto, Moema acredita que é preciso apoio da sociedade para que a lei cumpra seu papel educativo. “Vemos os nossos jovens utilizando praticas que estimulam a violência, absorvendo o que não é saudável para nossa sociedade”. Projeto de lei da deputada Luiza Maia tramita na Assembléia Legislativa da Bahia.

Agente comunitário é coroado Rei Momo do Carnaval de Salvador Eleição foi feita na noite de sexta-feira (10), na Praça Municipal da capital. Leandro França foi escolhido rei da folia 2012 com 238 votos.

Rei Momo 2012 (Foto: Rita Dantas/Divulgação/Saltur)
Rei Momo vai receber as chaves da cidade
(Foto: Rita Dantas/Divulgação/Saltur)
O agente comunitário Leandro França dos Santos, Léo Boy, foi coroado como Rei Momo de Salvador para o carnaval 2012. A votação foi realizada na noite de sexta-feira (10), na Praça Municipal da cidade. Nove candidatos concorreram à vaga. Léo Boy foi o vencedor do concurso com 238 votos. O novo Rei Momo de Salvador tem 29 anos e mora no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário da capital baiana. Essa foi a primeira vez que ele participou do corcurso. Léo trabalha como agente comunitário em Santo Amaro da Puricação, cidade no Recôncavo Baiano.O presidente do Conselho do Carnaval de Salvador, Fernando Bulhousa, informou que o Rei Momo receberá um prêmio de R$ 15 mil. No início da noite de quinta-feira (16), primeiro dia da festa momesca da capital baiana, Léo Boy receberá a chave da cidade das mãos do prefeito João Henrique e, em seguida, desfilará em um trio sob o comando do cantor Netinho pelo circuito Dodô (Barra-Ondina).
Rei Momo de Salvador (Foto: HÁLICE FREITAS/SECOM-PMS)
Rei Momo de Salvador (Foto: HÁLICE FREITAS/SECOM-PMS)
Fonte : G1 BA

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares