domingo, 29 de janeiro de 2012

FERNANDO MAIA CONFIRMA SUA PRESENÇA NO BLOCO SOM NA MALA COMO SEMPRE NO CARNAVAL DE LAURO DE FREITAS

Como todos os 4 anos o Som na Mala vem fazendo seu papel em Lauro de Freitas

CARETAS JÁ ESTÃO ANIMANDO AS CRIANÇAS NAS RUAS DA VILA PRAIANA - LAURO DE FREITAS

Ontem sábado dia 28, as ruas do Bairro de Vila Praina em Lauro de Freitas, estava lotada de crianças acompanhando os caretas. A Tradição dos mascarados vem aumentando a cada ano, além de meninos hoje também  as meninas vem participando da brincadeira.

CATADORES DE MATÉRIAS RECICLÁVEIS USAM DA CRIATIVIDADE PARA TRABALHAR NAS RUAS DE LAURO DE FREITAS

Dinho usa da Criatividade para catar matérias recicláveis no Centro de Lauro de Freitas

Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador.
E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.

Enquanto muitos estão dormindo ela trabalha

Há Catadores de todo tipo.

  • Trecheiros: que vivem no trecho entre uma cidade e outra, catam lata pra comprar comida.
  • Catadores do lixão: catam diuturnamente, fazem seu horário, catam há muito tempo ou só quando estão sem serviço de obra, pintura etc.
  • Catadores individuais: catam por si, preferem trabalhar independentes, puxam carrinhos muitas vezes emprestados pelo comprador que é o sucateiro ou deposista.
  • Catadores organizados: em grupos autogestionários onde todos são dono do empreendimento, legalizados ou em fase de legalização como cooperativas, associações, ONGs ou OSCIPs.

O Catador é um sujeito que, historicamente, tira do lixo o seu sustento. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, melhor ainda, seus recicláveis selecionados na fonte; seja caçando recicláveis pelas ruas e lixões, sacando os recicláveis do lixo misturado que o gerador não teve a decência de separar e colocou no mesmo saco o que pode e o que não pode ser reaproveitado.
Com esse “trabalho” a companhia de limpeza urbana deixa de pagar inúmeros kilos que seriam coletados e dispostos em aterro ou lixão. Na pior das hipóteses é uma economia. É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o consumo de matéria prima virgem – recursos naturais esgotáveis – além da economia com coleta e disposição final.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares