quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tributo a Roger Batera‏

Vicente de Paula
Presidente
Associação dos
 Musicos de Lauro de FreitasToque esta Idéia
E-mail: Associacaodosmusicoslf@hotmail.com
Telefone : ( 71)  91514966/33782198

DEU NO BAHIA NOTICIAS - Lauro de Freitas: Primeiros colocados avaliam união e pioram situação de ‘escolhido’ de Moema

por Evilásio Júnior
Lauro de Freitas: Primeiros colocados avaliam união e pioram situação de ‘escolhido’ de Moema
Da esquerda para direita, Márcio Paiva, Marcelo Abreu, Chico Franco e Bitinho
Os dois primeiros colocados nas pesquisas iniciais sobre a eleição deste ano em Lauro de Freitas, o vereador Márcio Paiva (PP) e o secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Chico Franco (PCdoB), avaliam se unir no próximo pleito. Caso seja efetivada, a composição seria um golpe às pretensões da prefeita Moema Gramacho, que levou o vice, João Oliveira, ao PT, como seu“escolhido”, na tentativa de fazê-lo seu sucessor. Juntos, Paiva e Franco somariam cerca de 75% dos votos, conforme avaliações internas. Nesta quarta-feira (25), o comunista e o pepista se reuniram sob as bênçãos do secretário de Serviços Públicos de Salvador, Marcelo Abreu, e do vereador José Alves da Cruz (PR) – o Bitinho –, grandes lideranças políticas da cidade metropolitana, para fazer os acertos finais. Ainda não se sabe quem seria o “cabeça” da chapa, embora a enxaqueca já tenha endereço certo: Moema.

RUHAN CARLOS - LÍDER COMUNITÁRIO DO CAPELÃO

                                                          BIOGRAFIA DE RUHAN CARLOS
 
   RUHAN CARLOS DOS SANTOS MACHADO, NASCIDO EM 28 DE DEZEMBRO DE 1977, NATURAL DE SIMÕES- FILHO - BAHIA, FILHO DO SR. EDVALDO MACHADO (Falecido em Agosto de 2006) E DE DONA IVANILDES DOS SANTOS, SENDO QUE MEU PAI ERA NATURAL DE MARAGOJIPE E MINHA MÃE É NATURAL DE LAURO DE FREITAS, BAHIA. NUMA FAMILIA FORMADA POR MIM E MAS DOIS IRMÃOS, MISMARA DOS SANTOS MACHADO E EDÉZIO DOS SANTOS MACHADO (Falecido em Abril de 2006).  RUHAN CARLOS CONVIVE HÁ 12 ANOS COM SUA ATUAL COMPANHEIRA TÂNIA REGINA DOS SANTOS SILVA E SEUS DOIS FILHOS, ACKSOM DA SILVA MACHADO (Filho do primeiro relacionamento) e RUANE VICTÓRIA DOS SANTOS MACAHDO (filha do relacionamento atual), SOU CATÓLICO NÃO PRATICANTE, SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO E UNIVERSITÁRIO CURSANDO O CURSO DE DIREITO, MINHA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL INICIOU -SE QUANDO HÁ 15 ANOS FIZ A PROVAS DE TITULOS PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, E DAI DESCOBRIR MINHA VOCAÇÃO DE LIDERANÇA NA COMUNIDADE, MINHA POPULARIDADE FOI TÃO TAMANHA QUE EM 2002, AOS MEUS 24 ANOS DE IDADE RECEBI O CONVITE PARA FILIAR- ME A UM  PARTIDO POLITICO E A PROPOSTA EM SAIR CANDIDATO A VEREAODR, NAQUELE MOMENTO RECUSEI, POR EU AINDA NAQUELA ÉPOCA DE INESPERIÊNCIA PARA CONCORRER A UMA VAGA TÃO IMPORTANTE, EM ABRIL DE 2006 FUNDAMOS UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES NO QUAL EU FAÇO PARTE NA DIRETÓRIA EXECULTIVA NO CARGO DE PRESIDENTE, DE LÁ PRA CÁ REALIZAMOS VARIAS AÇÕES PARA OS MORADORES LOCAL, EM 30 DE MARÇO DE 2003, FUI FILIADO AO PDT - PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA, NO QUAL FUI CANDIDATO PELA 1ª VEZ NO PARTIDO FIQUEI NO QUARTO LUGAR E DOS 171 OU 179 CANDIDATOS NA ÉPOCA EU FIQUEI EM 38 º LUGAR, ACREDITO EU QUE FUI MUITO BEM VOTADO COM 478 VOTOS, TRABALHEI NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO CARGO DE DIRETOR DE DIVISÃO DE MANUTENÇÃO ESCOLAR DURANTE 11 MESES, APÓS  ESSE PERIODO RETORNO NOVAMENTE PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
   DESDE OS MEUS 17 ANOS DE IDADE FAÇO TRABALHO COMUNITÁRIO E DE LIDERANÇA TANTO NA MINHA COMUNIDADE QUE É O CAPELÃO, QUANTO NAS COMUNIDADES VIZINHAS COMO AREIA BRANCA, CAPIARA, JAMBEIRO, VIDA NOVA E PARQUE SÃO PAULO, ITINGA E ADJACÊNCIAS.
 HOJE ESTOU MILITANDO NO 10 PRB (PARTIDO REPLUBLICANO BRASILEIRO) EM UM NOVO PARTIDO, QUE NO MEU  HAVER É CRIANÇA NA IDADE, MAS GRANDE NAS IDEOLOGIAS, PENSA ALTO PARA OS MILITANTES QUE ALI ESTÃO, É VERDADEIRO E ETC.     

FONTE :  RUHAN CARLOS 

IGREJA DE SANTO AMARO DE IPITANGA

 
UMA PARÓQUIA 
As expressões religiosas, o misticismo e a fé são traços fortes da alma humana na cultura de Lauro de Freitas. Por sermos um País de tradição e cultura cristã, tendo os Padres Jesuítas como os principais mentores da propagação desta fé, nos primórdios de nossa sociedade, muitos destes traços podem ser observados ainda hoje em nossos costumes.Segundo o Historiador Francisco de Senna, em palestra proferida pela passagem dos 30 anos de emancipação municipal, inicialmente os Jesuítas fundaram nesta margem de cá do rio Joanes a aldeia de São João, logo após a chegada da Companhia de Jesus às terras brasileiras, entre os anos de 1558 e 1578, ano provável de fundação da nova freguesia, com orago dedicado a Santo Amaro de Ipitanga (Água vermelha em Tupi).
O Santo possui um hino próprio, adaptado em outra melodia composta por Dona Jozelita, já falecida. Existem na Igreja Matriz duas imagens sacras do monge Beneditino, em diferentes tamanhos. A imagem maior, obra primorosa do Barroco da Arte Sacra, fica no nicho do altar principal. Os mais tradicionais devotos tratam respeitosamente o santo de “O velho”, em sinal de respeito ancestral. Há uma lenda sobre as peripécias de Santo Amaro correndo de boca em boca na cidade: contam-nos os Paroquianos que, em tempos passados, mudou-se a posição da imagem, voltada para o rio Ipitanga, colocando-a voltada para a praça. Contrariando essa mudança, o Santo aparecia voltado à posição original!…
É sempre bom lembrar que, no passado, a irmandade do S. S. de Santo Amaro, composta por leigos e fiéis agregados a esta irmandade, organizava festas, procissões, novenas e administrava os bens patrimoniais da Igreja, dentre outras atribuições. Esta irmandade, que hoje não mais existe, era composta por homens influentes e rivalizava-se com outra irmandade igualmente destacada, a Irmandade de São Miguel Arcanjo, que para o pesar de todos teve furtada a sua imagem na Matriz em 1974, até hoje não recuperada.
Outras devoções também exerceram grande influência na vida espiritual da comunidade. A devoção a Nossa Senhora das Dores, bela imagem de roca existente na Igreja Matriz, tem seu próprio altar. No passado, a devota Maria L. Pires foi sepultada em jazigo perpétuo aos pés da Santa. Nossa Senhora do Carmo também foi uma devoção bastante presente no coração dos fiéis, em especial as mulheres. Festejada a 16 de julho, já teve nos áureos tempos. Em sua irmandade de fiéis, senhoras como D. Gersonita Angélica da Silva, dentre outras, que organizavam muito animadas noites em seu louvor.
Outra irmandade feminina era a do Sagrado Coração de Jesus, formada por idosas senhoras da comunidade laurofreitense. Usam fitas alusivas à sua devoção, de cor vermelha, orgulhosamente colocadas no pescoço. 
Além de freqüentarem e participarem das missas na matriz, elas desenvolvem outras atividades ligadas à fé: círculo de orações, visita de caráter humanitário a pessoas enfermas, orações por graças alcançadas, etc…
Além das irmandades femininas. As masculinas também já tiveram participação destacada na sociedade local. As irmandades do Santíssimo Sacramento de Santo Amaro do Ipitanga e de São Miguel Arcanjo desempenharam papéis sociais importantes, como suporte para o catolicismo. A Irmandade do S.S. de Santo Amaro era formada por homens. Na festa do padroeiro, encarregavam-se de preparar a animação e dar brilho à festa. Na procissão, vestidos a caráter, conduziam o andor do Padroeiro, cuidavam dos funerais dos seus membros, das missas e ficavam responsáveis pela administração dos bens patrimoniais da Paróquia (terras foreiras à Igreja).A outra irmandade de São Miguel Arcanjo rivalizava-se com a do Padroeiro nos áureos tempos. As transformações verificadas na estrutura social e o crescimento e ascensão de outros cultos e religiões na cidade, além de outros fatores, determinaram o fim desses grupos, restando hoje somente a Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, mas mesmo assim, bem aquém do esplendor de outrora.
Outras festas religiosas também assumiam destacada importância em Lauro de Freitas. A Festa de Santa Luzia (Virgem Mártir de Siracusa) foi, em tempos remotos, uma festa de grande apelo popular. No dia 13 de dezembro, na Igreja Matriz, a festa era animada, vinham romeiros de Itapuã, em caravanas, com a imagem da Santa, rezavam missa e depois caiam no samba de roda.

 Fontes: Cartilha histórica de Lauro de Freitas, editado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, livro Jerônimo Gombé & Santo Amaro de Ipitanga de Terezinha da Glória O. Magalhães

DEU NO BAHIA NOTÍCIAS - Moema Gramacho assumiria Sedes para voltar a comandar Lauro em 2016

Moema Gramacho assumiria Sedes para voltar a comandar Lauro em 2016
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O nome da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), ganha força para substituir Carlos Brasileiro na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Além de fazer parte da equipe do governador Jaques Wagner, a petista viabilizaria a candidatura do seu vice, João Oliveira (PT), para o comando do Município. Como as primeiras consultas internas indicam que o vereador Márcio Paiva (PP) e o secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Chico Franco (PCdoB), aparecem bem posicionados na corrida eleitoral  o primeiro com 43% e o segundo com 33%  Moema daria uma grande contribuição ao seu escolhido, ao fornecer-lhe o comando da máquina por aproximadamente oito meses, até o pleito de outubro. Em uma possível vitória de Oliveira nas eleições municipais deste ano, a gestora ainda poderia retornar ao cargo em 2016, já que o ex-tucano não estaria mais autorizado a disputar a reeleição. O Bahia Notícias tentou contato com Moema durante todo o dia para que ela comentasse o assunto, mas as ligações não foram atendidas. Sua assessoria informou que ela esteve em uma reunião na Governadoria durante a tarde, mas não soube informar a pauta do encontro ou quem esteve presente.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares