terça-feira, 19 de julho de 2011

CONSELHO DE CULTURA DE LAURO DE FREITAS EMPOSSA NOVOS MEMBROS


Dezoito membros do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas foram empossados, hoje (19), numa cerimônia, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Homenagem ao ex-presidente, Raimundo das Neves, falecido no mês passado, recital de poemas e muitos aplausos marcaram a ocasião que contou com a participação da prefeita Moema Gramacho, seu secretariado e representantes de várias entidades da sociedade civil. A nova gestão já tem seu primeiro encontro marcado, neste sábado (23), ás 9h, na Biblioteca Municipal, quando será eleita a comissão executiva e discutida elaboração do Plano Municipal de Cultura.  

Num ato simbólico, a conselheira Vânia Maria Câmara assinou o livro de ata como mais novo membro do Conselho. De acordo com a prefeita, entre os principais desafios está o tratamento democrático com as questões culturais. Moema fez questão de agradecer o empenho dos secretários Ápio Vinagre (Governo) e Antônio Lírio (Cultura) na implementação do conselho. “Nossa busca é pela transversalidade, já que não se faz cultura somente na secretaria de cultura. Quando estamos organizando um evento, por exemplo, mobilizamos todas as secretarias”, frisou. 

Moema se colocou a disposição para atender demandas do Conselho. “Estou aqui para tudo que for necessário para melhor operacionalizar nossa entidade”, afirmou. Após anunciar a inauguração da Concha Acústica para agosto, a prefeita agradeceu o apoio da Bahiatursa, Petrobras e Governo do Estado, no apoio a cultura do município. Eleito um dos membros do Conselho, o secretário de Governo, Ápio Vinagre, se emocionou ao lembrar a atuação do ex-presidente do Conselho, Raimundo das Neves. Após recitar o poema “Imponderável”, do poeta laurofreitense Tude Celestino, Vinagre apontou a relevência do trabalho desenvolvido pelo companheiro.

“Não podia deixar de lembrar de uma figura que travou tantas lutas para fazer funcionar o Conselho. Se hoje estamos à frente da capital, onde o Conselho é tão embrionário, foi graças ao trabalho dele que tanto se dedicou ”, ressaltou. Vinagre, que ocupava interinamente a presidência da entidade, frisou a importância da elaboração de um Plano Municipal de Cultura e agradeceu a presença dos participantes na cerimônia. Ele lembrou ainda que a prefeita se comprometeu a apresentar o cronograma de aplicação de recursos, avaliando junto com Conselho quais as prioridades do segmento.

Para o secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, de todos os ganhos que a gestão proporcionou, o maior foi à abertura do diálogo. “Na maioria dos casos é a sociedade civil que clama pela implementação do Conselho, aqui fomos nós do poder público que lutamos para que ele existisse”, destacou. O secretário lembrou que projetos como a construção do Teatro Municipal com capacidade para 200 pessoas, mais duas salas onde funcionarão museu e biblioteca, espaço de atividade no “Campo da Maconha” e a mais nova Biblioteca Municipal, em Areia Branca, estão em andamento. “Temos feito muito pela cultura do município e vamos fazer ainda mais com o apoio do Conselho”, finalizou Lírio.
FONTE: FALA CIDADÃO
Foto: João Raimundo

CULTURA

Ensino-aprendizagem através do Teatro


Nessa terça-feira ( 19/07), às 9 h, mais de 175 alunos da Escola Estadual Kleber Pacheco tiveram a oportunidade de assistir oespetáculo “ Cinco contra Um”.  Essa peça teatral, com texto e atuação de Marcos Moreira e direção de Tonny Ferreira, aborda de forma humorada e crítica vários assuntos, tais como: Violência , preconceito, exclusão social, pedofilia, corrupção na política, deficiências no sistema prisional e a importância da leitura.
A peça, apresentada sob forma de monólogo, onde Marcos encarna cinco personagens, possibilitou aos alunos do Kleber Pacheco refletirem sobre a violência crescente em Lauro de Freitas, como afirmou a aluna Jéssica do 1 ano F no debate desenvolvido após a apresentação: “ A criminalidade cresce em nossa cidade e essa peça foi importante, pois, podemos refletir sobre a violência nas suas várias formas”. Já as alunas Raisa e Fabline, também do 1 ano, falaram da importância do voto e de como as políticas culturais em nossa cidade são frágeis e limitadas. Segundo essas alunas, as autoridades do município deveriam investir mais em projetos educacionais e culturais para que os jovens tenham oportunidade de expressar os seus talentos e não sejam seduzidos pelo mundo do tráfico.  Além disso, a estudante Raisa pontou: “ Não podemos querer mudar o mundo, sem que antes a mudança ocorra dentro de nós”.
No final do debate um aluno perguntou ao ator Marcos Moreira, se ele já pensou em desistir do teatro, já que é uma área de pouco reconhecimento. Moreira falou que as dificuldades são muitas e que várias vezes pensou em desistir, todavia, ele busca força e inspiração em Deus, na família e nos amigos.
No final do evento um grupo de alunos do 2 ano apresentaram uma pesquisa que foi realizada em Portão,  onde eles entrevistaram mais de 80 moradores. Nesse trabalho ficou comprovado o quanto a violência na comunidade só faz aumentar.(Em breve o Café com Notícias estará divulgando gráficos da pesquisa).
Esse evento foi promovido pelo Projeto Amantes do Conhecimento em parceria com a Escola Estadual Kleber Pacheco.
Tássio Revelat ( Historiador, Poeta e Gestor Cultural)

FONTE : CAFÉ COM NOTICIAS

KELLY CYCLONE ESTA MORTA E OS PROGRAMAS AINDA DISPUTAM AUDIÊNCIA COM SEU NOME




                                                             KELLY CYCLONE


QUEM TEM RAZÃO ?







BANDA CALYPSO VAI ESTAR DIA 31 DE JULHO DE 2011 EM LAURO DE FREITAS NOS 49 ANOS DA CIDADE

BANDA CALYPSO DIA 31 AS 20 HORAS NA PRAÇA
DE LAURO DE FREITAS - BAHIA

Banda Calypso é uma banda brasileira de calypso, formada em Belém do Pará em 1999 pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda hoje desfruta de sucesso no Brasil e começa a firmar sua carreira no exterior.

Agenda

22/07 – Salvador / BA
23/07 – São Paulo / SP (Santana Hall)
23/07 – São Paulo / SP (Tropical Dance)
30/07 – Coronel João Sé / BA
31/07 – Lauro Freitas / BA

ESCOLA ABERTA

Seminário Anual do PEA
·        Mostra Digital

Exposição audiovisual de trabalhos e propostas de atividades voltadas para o público jovem homenageando o Dia do Estudante.

1.     Exibição de filme 3D
2.     Stands temáticos
3.     Desenho gráfico
4.     Laboratório de informática
5.     Exposição de fotografias
6.     Oficina de fotografia
7.     Palestra sobre inclusão digital
8.     Oficina de video game
9.     Oficina de Blog

Local: 
 Escola Municipal Senhora Valentina dos Santos
Data:   
13 de agosto de 2011    Horário: das 08 às 17h
               II  Colóquio Minha Comunidade:
         descobertas e diagnósticos


“Uma experiência de quem vive comunidade”
                                                                                                                                         

Esse projeto tem como objetivo realizar reflexões sobre nossa comunidade sob diversos pontos, a saber, sociais, econômicos, históricos, políticos e culturais. Será apresentado pelos gestores e coordenadores escolares (lideranças da comunidade) e contará com participação de autoridades, lideranças, militantes de movimentos sociais, educadores e comunidade escolar. Pretende-se homenagear nossa cidade que comemora Aniversário de Emancipação Política.

Data: 23/ 07/ 2011 das 13 às 17h
Local: Escola Municipal Loteamento Santa Júlia

BIOGRAFIA DO VEREADOR LULA MACIEL - PRÉ CANDIDATO A PREFEITO DE LAURO DE FREITAS


Vereador Lula Maciel e o Presidente Lula no 10º Congresso Nacional do PT em 1994, em Guarapari /ES


Luis Maciel de Oliveira, Lula, casado, pai de duas filhas é o quarto de dez irmãos. Nasceu na cidade de Barbalha, região do Carirí, sul do Ceará e chegou em Lauro de Freitas em agosto de 1975, antes de completar seus cinco anos de idade. Iniciou seus estudos aos oito e a sua atuação política com 14 anos, no movimento estudantil, antiga UMES - União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, tendo sido coordenador da Juventude Católica e participado da campanha pelas “diretas Já” em 1984. Forma-se em Técnico de Contabilidade no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão. Para sobreviver, juntamente com sua mãe D. Maria, que é dona de casa e lavadeira, seu pai Pedrão, que é Carpinteiro e seus nove irmãos, venceu muitos desafios, como pescador, vendedor ambulante, operário da construção civil, comerciário, trabalhador do ramo hoteleiro, da indústria química e assessor parlamentar.
Aos 17 anos, em 1987, conheceu o partido dos trabalhadores, iniciando militância no movimento sindical, defendendo moradia digna, o meio ambiente, direitos humanos e a reforma da educação entre outras bandeiras. A campanha de LULA Presidente em 1989 reforçou ainda mais a sua identidade com o PT, filiando-se e em março de 1991.

Lula Maciel participa das eleições desde 1985, concorrendo diretamente em Lauro de Freitas desde 1992. Militante corajoso e determinado defensor do fortalecimento das lutas de classes e movimentos social, sindical, de trabalhadores, servidores, GLBTS, estudantil, antimanicomial além do meio ambiente, da cultura, do esporte, da juventude, da mulher, da criança, do idoso, da moradia digna, dos artesãos e, consequentemente do fortalecimento PT enquanto representantes destes segmentos. Elege-se vereador em 2004 e assim, o PT passou a ter representantes na Câmara Municipal de Lauro de Freitas. Sendo, naquele ano, o mais votado no campo de esquerda. Na eleição seguinte, em 2008, reelege-se vereador e hoje é o líder da base de apoio a Prefeita Moema Gramacho (PT).

Ao colocar-se, mais uma vez, a disposição do seu partido, Lula reafirma a sua disposição para representar o PT e também o projeto que vem resultando em importantes conquistas tanto no Governo Federal, Estadual e Municipal, reforçando que continua determinado a enfrentar novos desafios, trabalhando pela melhoria da qualidade de vida em Lauro de Freitas.

O Partido dos Trabalhadores tem como tradição respeitar a democracia, realizando debates, encontros, congresso e discussões internas, salutares para a existência da democracia e do PT. A decisão do nome cabe ao partido e até lá, o vereador Lula continuará empenhado nas atividades do mandato, conquistado através do voto direto da população de Lauro de Freitas.

Vamos em frente!

Cordialmente,

Assessoria de Comunicação
Vereador Lula Maciel – PT

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares